Diversidade nas empresas

Foi-se o tempo em que uma organização no momento da seleção dos candidatos a uma vaga tinha preferência por pessoas que fossem parecidas ou que, partilhassem da mesma filosofia de vida. Hoje a diversidade cultural é fundamental e dela pode mesmo depender o sucesso de uma empresa.

Por Sandro Silva enviado para o Portal Geledés

Foto: enviado para o Portal Geledés

Ter uma força de trabalho multicultural é a melhor solução que qualquer empresa pode adotar. Para além de ser eticamente correto, é uma solução que só traz vantagens. Dá-se igual oportunidade a qualquer pessoa sem a prejudicar por ela ter uma cultura, religião, etnia ou filosofia de vidas diferentes.

Nos dias atuais, para manter a competitividade, a empresa precisa atrair e reter talentos de um amplo espectro de grupos de idade, gêneros, culturas e etnias.

Hoje, a falta de diversidade é um problema para uma empresa e demonstra que ela pode não atuar da maneira mais efetiva no mercado. Diversidade tem a ver com qualidade, produtividade e sucesso.

Apostar em diversidade é apostar em enriquecimento cultural para a empresa. Pessoas com diferentes origens, crenças, etnias, classes sociais, entre outros, quando parte de um mesmo propósito, podem compartilhar idéias e visões tão diferentes – e ricas – e encontrar soluções que não seriam possíveis se todos tivessem vivências parecidas.

A McKinsey, consultoria empresarial americana realizou um estudo e constatou que organizações que consideram a diversidade no recrutamento entregam resultados 25% melhores do que organizações “não-diversas”.

Mas não é tarefa fácil, exige disposição da organização para revisão de crenças, abertura a novos aprendizados, desenvolvimento da empatia e também alguma resiliência. Mas o fato é que os resultados compensam e excedem a dimensão do ambiente de trabalho. Mais criatividade, clima inclusivo e diminuição de rotatividade, segundo estudos.

Colaboradores mais satisfeitos com seus empregos e mais dispostos a transmitir mensagens de respeito às diferenças, fazem com que os conflitos, que muitas vezes atrapalham a produtividade e a eficiência, sejam menos freqüentes.

Nas empresas onde a diversidade é reconhecida e praticada, a existência de conflitos chega a ser 50% menor que nas demais organizações.

Empresas que investem na diversidade melhoram o dialogo com diversos públicos, passam por crises de uma maneira melhor. O ambiente mais diverso é mais rico em idéias e soluções.

Conferindo os números dá para entender como o Brasil ainda convive com o preconceito no ambiente de trabalho.
De acordo com o IBGE, em 2016 negros ou pardos representavam 54,9% dos brasileiros. Apesar de serem mais da metade da população do País, apenas 4,7% estão no quadro executivo das empresas.

O estudo Diversity Matters, da consultoria McKinsey, aponta que equipes compostas por pessoas de diferentes nichos têm desempenho melhor do que a indústria em geral. Empresas com diversidade de gênero são 15% mais propensas a terem desempenho superior. E outras com diversidade étnica têm tendência de 35% de melhor desempenho.

Investir em diversidade dentro do ambiente de trabalho é mostrar uma gestão visionária, que aposta em modernização, políticas de inclusão e na constante busca por melhores resultados. Um local em que há pessoas diferentes e que se respeitem diminui conflitos e pode aumentar a produtividade.

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

“Tem sido incrivelmente corajoso”, destaca Lewis Hamilton sobre Vini Jr.

Conhecido pelo seu ativismo em diversas causas, especialmente o...

Na disputa da PM baiana com Igor Kannário, quem sofre são os jovens negros

O carnaval de Salvador vem registrando desde 2012 uma...

Violência e ideologia

Assistimos ao espetáculo da violência. A própria frase encerra...

para lembrar

Suspeitos de trocar mensagens racistas sobre modelos no DF são identificados

Polícia Civil chegou às identidades de três adolescentes e...

Barbarie: Um “saco” com quatro filhos

A morte de uma mulher no Rio, após ser...

Liberdade para Miriam França

Na minha trajetória de luta contra o racismo e...

Papai Noel de shopping em SP faz declarações racistas a crianças, relata família

Uma mãe e seus quatro filhos ouviram declarações racistas...
spot_imgspot_img

X se assemelha a cidade sem lei

Faz poucos dias, o IBGE apresentou ao país as projeções atualizadas da população. Território inteiro, grandes regiões, todas as 27 unidades da Federação, 100% dos 5.570...

‘Gay não opina aqui’: estudante de 14 anos denuncia que sofreu injúria racial e homofobia de colegas de escola na Zona Sul do Rio

Um estudante de 14 anos foi alvo de injúria racial e homofobia por parte de colegas de turma do Colégio pH, no campus de...

Abordagens por reconhecimento facial têm 10% de falsos positivos, diz PM na Alerj

As abordagens conduzidas pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) com o uso do sistema de reconhecimento por biometria facial tiveram uma taxa de falsos...
-+=