Documentário “Eu quero ouvir Maria” conta histórias de mães-solo do Grajaú

“O tema da maternidade solo é pouco discutido em nossa sociedade. Naturalizaram essa violência. Ser mãe-solo é dar conta sozinha da carga que a maternidade traz”.

Por Mayara Penina Do Nos mulheres da Periferia

Foi por isso que o Coletivo Sasso, que atua no Grajaú, zona sul de São Paulo, resolveu produzir o documentário “Eu quero ouvir Maria”. “Produzir, fazer parte e ampliar a discussão desse tema  foi fundamental para nós. Esse tema é urgente!” Muitas de nós sofremos caladas e perceber que esse filme pode contribuir para a autonomia da mulher, que pode trazer um debate dentro dos lares dessas mulheres, ou que no mínimo traga uma reflexão sobre essa violência, para nós é de extrema importância ”, contou ao Nós Mulheres da Periferia, a doula e produtora cultural Cristiane Rosa.

 

Cristiane é mãe-solo e uma das fundadoras do Sasso, ao lado dos irmãos Rafael Sasso e Samuel Sasso. Para produzir o filme, convidaram Marcela Camasmie e Maria Eduarda. Financiado pelo programa VAI – Valorização de Iniciativas Culturais, o filme integrou um projeto maior que incluiu um livro de fotografia dos encontros “Histórias bordadas” que foram realizados com mulheres com o objetivo de ouvir e falar sobre as experiências da maternidade.

Durante o período de produção, o grupo esteve em contato muito próximo com as mães que aparecem no filme. Elas abriram suas casas, expuseram suas feridas, contaram histórias e compartilharam dores.

“As histórias são diferentes e semelhantes ao mesmo tempo. Todos fomos tocados de alguma maneira, pois de alguma forma, para as meninas do grupo, essas histórias se assemelhavam com as delas e para os meninos trouxeram uma ruptura de pensamentos, entendimento e experiências em relação às suas companheiras, amigas, irmãs, mães e outras mulheres”, conta Cristiane.

O lançamento do filme aconteceu em março no Galpão Cultural Humbalada e reuniu mais de duzentas pessoas. Cristiane conta a repercussão:  “As mães que estiveram presentes ficaram felizes com o resultado, viram que suas histórias materializavam as dores sentidas e que de alguma forma puderam contribuir para pensarmos na construção de uma criação infantil que seja mais igualitária e justa”.

Para a maioria das mulheres presentes, o documentário conseguiu trazer uma representação dessa solidão materna que todas as mães vivem. Algumas mulheres saíram bem mexidas, se identificaram com várias falas, sofrimentos e experiências vividas.

O documentário vai ser distribuído em DVD junto com o livro dos encontros “Histórias bordadas” e só será disponibilizado online após a finalização da distribuição dos materiais.

 

+ sobre o tema

Defensora da ONU Mulheres denuncia racismo e machismo nas empresas brasileiras

A Defensora dos Direitos das Mulheres Negras da ONU...

Angolana é a primeira estrangeira à frente da bateria da Pérola Negra

Ninguém pode dizer que ela não se impõe. “Deixe-me...

Mãe Stella: Que orixá rege o ano?

Este é um artigo que possui objetivo esclarecedor. Tentarei...

para lembrar

Mirians e Thamiris – o massacre de mulheres negras e a lei de araque

“No Brasil, o racista pode se lambuzar em piadas...

Cota para mulheres gera impasse em meio a recorde de candidatas a vice

Para procurador, cota de 30% do Fundo Eleitoral só...
spot_imgspot_img

Aborto legal: ‘80% dos estupros são contra meninas que muitas vezes nem sabem o que é gravidez’, diz obstetra

Em 2020, o ginecologista Olímpio Moraes, diretor médico da Universidade de Pernambuco, chegou ao hospital sob gritos de “assassino” porque ia interromper a gestação...

O que está em jogo com projeto que torna homicídio aborto após 22 semanas de gestação

Um projeto de lei assinado por 32 deputados pretende equiparar qualquer aborto realizado no Brasil após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio. A regra valeria inclusive para os...

Moraes libera denúncia do caso Marielle para julgamento no STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou nesta terça-feira (11) para julgamento a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra...
-+=