Documentário “Eu quero ouvir Maria” conta histórias de mães-solo do Grajaú

“O tema da maternidade solo é pouco discutido em nossa sociedade. Naturalizaram essa violência. Ser mãe-solo é dar conta sozinha da carga que a maternidade traz”.

Por Mayara Penina Do Nos mulheres da Periferia

Foi por isso que o Coletivo Sasso, que atua no Grajaú, zona sul de São Paulo, resolveu produzir o documentário “Eu quero ouvir Maria”. “Produzir, fazer parte e ampliar a discussão desse tema  foi fundamental para nós. Esse tema é urgente!” Muitas de nós sofremos caladas e perceber que esse filme pode contribuir para a autonomia da mulher, que pode trazer um debate dentro dos lares dessas mulheres, ou que no mínimo traga uma reflexão sobre essa violência, para nós é de extrema importância ”, contou ao Nós Mulheres da Periferia, a doula e produtora cultural Cristiane Rosa.

 

Cristiane é mãe-solo e uma das fundadoras do Sasso, ao lado dos irmãos Rafael Sasso e Samuel Sasso. Para produzir o filme, convidaram Marcela Camasmie e Maria Eduarda. Financiado pelo programa VAI – Valorização de Iniciativas Culturais, o filme integrou um projeto maior que incluiu um livro de fotografia dos encontros “Histórias bordadas” que foram realizados com mulheres com o objetivo de ouvir e falar sobre as experiências da maternidade.

Durante o período de produção, o grupo esteve em contato muito próximo com as mães que aparecem no filme. Elas abriram suas casas, expuseram suas feridas, contaram histórias e compartilharam dores.

“As histórias são diferentes e semelhantes ao mesmo tempo. Todos fomos tocados de alguma maneira, pois de alguma forma, para as meninas do grupo, essas histórias se assemelhavam com as delas e para os meninos trouxeram uma ruptura de pensamentos, entendimento e experiências em relação às suas companheiras, amigas, irmãs, mães e outras mulheres”, conta Cristiane.

O lançamento do filme aconteceu em março no Galpão Cultural Humbalada e reuniu mais de duzentas pessoas. Cristiane conta a repercussão:  “As mães que estiveram presentes ficaram felizes com o resultado, viram que suas histórias materializavam as dores sentidas e que de alguma forma puderam contribuir para pensarmos na construção de uma criação infantil que seja mais igualitária e justa”.

Para a maioria das mulheres presentes, o documentário conseguiu trazer uma representação dessa solidão materna que todas as mães vivem. Algumas mulheres saíram bem mexidas, se identificaram com várias falas, sofrimentos e experiências vividas.

O documentário vai ser distribuído em DVD junto com o livro dos encontros “Histórias bordadas” e só será disponibilizado online após a finalização da distribuição dos materiais.

 

+ sobre o tema

Feministas indicam desafios para avanço das políticas para as mulheres

Em reunião com a ministra da Secretaria de Políticas...

Graciliana Selestino Wakanã: ‘O que a gente quer é viver bem’

Graciliana Selestino Wakanã, do povo Xucuru Kariri, fala sobre...

Vozes femininas disputam espaço na Rio+20

"Se alguém acha que somos invisíveis, está na hora...

Agressor de mulher terá que pagar gastos do INSS

Medida começará por Espírito Santo e Brasília, mas deve...

para lembrar

Homens e mulheres concordam: o preconceito de gênero interfere no salário

De 13 perguntas da pesquisa Mitos & Verdades, feita...

Mulher Negra Brasileira Um Retrato – Rebecca Reichmann

A opinião publica brasileira raramente reconhece ou critica os...

Diálogos Feministas: Análise de conjuntura e desafios para a defesa da democracia

Esta publicação traz uma síntese do debate realizado: uma...

Thorning-Schmidt é nomeada primeira-ministra da Dinamarca

A líder dos social-democratas dinamarqueses, Helle Thorning-Schmidt, foi oficialmente...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Conversas sobre o luto: quando uma mãe preta retorna ao mundo das encantadas

O encantamento é uma das principais heranças deixadas por África no coração dos africanos do solo ancestral e na diáspora. Trata-se de uma atitude...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...
-+=