Dois em cada três jovens africanos infetados com HIV são mulheres

Dois em cada três jovens com VIH/sida em África são mulheres, revela hoje um estudo da Unicef, que analisa as disparidades de género na saúde, educação, nutrição e proteção em países em desenvolvimento.

Getty Images/T.Weidman

Segundo o estudo “Boys and Girls in the Life Cycle” (Rapazes e Raparigas no Ciclo de Vida), as mulheres jovens na África Subsariana têm duas vezes mais probabilidades de serem infetadas pelo vírus da sida do que os homens na mesma faixa etária, que estão melhor informados sobre a doença, o que aumenta a possibilidade de se protegerem com o preservativo.

Citando estimativas de 2009, o relatório assinala que, dos cinco milhões de jovens com VIH/sida em África, dois em cada três infetados eram mulheres.

O relatório adianta que na África Subsariana as raparigas, que casam ainda menores, afirmam com mais frequência que os maridos têm razão para bater nelas em determinadas circunstâncias.

Nesta região, a probabilidade de as mulheres jovens serem alfabetizadas, verem televisão ou ouvirem rádio, lerem um jornal ou uma revista é menor do que a dos homens com a mesma idade.

A Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) conclui que as diferenças entre mulheres e os homens no acesso à educação, saúde, nutrição e proteção aumentam à medida que as crianças se aproximam da adolescência, com prejuízo para as raparigas.

No Sul da Ásia, por exemplo, precisa uma nota da Unicef, que cita o relatório, são mais os rapazes que frequentam o ensino secundário, ao passo que na América Latina e nas Caraíbas são as raparigas.

Fonte: RTP

+ sobre o tema

Senado aprova plano para combate integrado à violência contra a mulher

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto...

Papa Francisco autoriza sacerdotes a perdoar mulheres que fizeram aborto

Pontífice determina que perdão seja dado durante o Ano...

As Gêmeas

As duas meninas-moça, as duas meninas-mulher, confirmavam os princípios...

para lembrar

Às feiticeiras, minha reverência

Em sua nova coluna, a filósofa e ativista reflete...

As mulheres e o feminismo: Por Rose Zanardo

O conceito de feminismo parte do princípio de que...

Liniker: “Sou dona do meu corpo e das coisas que escolho para mim”

Em entrevista em vídeo, a cantora e compositora Liniker...

‘Nós duas somos homossexuais’, diz dupla Pepê e Neném

A dupla Pepê e Neném, sucesso no final da...
spot_imgspot_img

Casa Sueli Carneiro abre as portas ao público e apresenta o III Festival Casa Sueli Carneiro, pela primeira vez em formato presencial

RETIRE SEU INGRESSO A Casa Sueli Carneiro, fundada em dezembro de 2020 e atuando em formato on-line desde abril de 2021, é uma entidade criada...

Aborto legal: falhas na rede de apoio penalizam meninas e mulheres

As desigualdades sociais no Brasil podem explicar a razão para que meninas e mulheres busquem apoio para o aborto legal também após 22 semanas...

Referência do feminismo negro, Patricia Hill Collins vem ao Brasil para conferência, curso e lançamento de livro

Referência do feminismo negro, a socióloga estadunidense Patricia Hill Collins participa, nesta quarta-feira (19), de um evento em Salvador, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb)....
-+=