Dona Ivone Lara

Yvonne Lara da Costa, Dona Ivone Lara (Rio de Janeiro, 13 de abril de 1922) é uma cantora e compositora brasileira.Filha de família pobre, passou a infância em um internato e estudou música com Lucila Guimarães, primeira esposa de Villa-Lobos, tendo cantado sob a regência do maestro.

Sorriso Negro

Mais tarde aprendeu a tocar cavaquinho e nos anos 40 mudou-se para a Mangueira, onde conheceu outros sambistas e freqüentou rodas de samba. No final da década juntou-se à escola de samba Império Serrano, para que compôs alguns sambas-enredos, como “Não Me Perguntes” (com Fuleiro) e “Os Cinco Bailes da Corte ou Os Cinco Bailes da História do Rio” (com Silas de Oliveira e Bacalhau).

Participou das rodas de samba do Teatro Opinião nos anos 60, vindo a gravar o primeiro disco apenas em 1978, quando se aposentou do ofício de enfermeira (trabalhou com Nise de Silveira no tratamento de doentes mentais).

Nesse mesmo ano foi gravado por Gal Costa e Maria Bethânia seu maior sucesso, “Sonho Meu”, em parceria com Délcio Carvalho. A música foi premiada como a melhor do ano de 1978. Motivo pelo qual foi convidada a gravar seu primeiro LP em 1979 pela Odeon, “Samba, Minha Verdade, Minha Raíz” e, no ano seguinte, “Sorriso e Criança”.

Transferiu-se para Warner e lá registrou “Sorriso Negro”, no qual gravou “Tendência” (com Délcio Carvalho) e “Serra dos Meus Sonhos Dourados”.

Em 85, gravou na Som Livre o LP “Ivone Lara” com “Se o Caminho é Meu”. Outros intérpretes que tiveram êxito com composições da sambista foram Clara Nunes e Roberto Ribeiro (“Alvorecer”), o trio Maria Bethânia, Ceatano Veloso e Gilberto Gil (“Alguém Me Avisou”), Paulinho da Viola (“Mas Quem Disse que Eu Te Esqueço”, com Hermínio Bello de Carvalho) e Beth Carvalho (“Força da Imaginação”, com Caetano Veloso). Gravou até o ano 2000, somente estes cinco LPs e um CD, “Bodas de Ouro”, com diversas participações.

 

Discografia

* 1970 – Sambão 70
* 1972 – Quem samba fica?
* 1974 – Samba minha verdade, minha raiz
* 1979 – Sorriso de criança
* 1980 – Serra dos meus sonhos dourados
* 1981 – Sorriso negro
* 1982 – Alegria minha gente
* 1985 – Ivone Lara
* 1986 – Arte do encontro (com Jovelina Pérola Negra)
* 1998 – Bodas de ouro
* 1999 – Um natal de samba (com Délcio Carvalho)
* 2001 – Nasci para sonhar e cantar
* 2004 – Sempre a cantar (com Toque de Prima)

+ sobre o tema

Yohan Blake, o homem mais rápido do mundo. Entre os mortais

Caro(a) leitor (a), não estranhe o título do...

Conheça o cantor Michael Kiwanuka

Filho de Ugandenses o britânico Michael Kiwanuka ficou...

A inserção do negro no futebol brasileiro

Considerado esporte de elite em seus primórdios, o futebol...

para lembrar

Nilze Carvalho

Albenise de Carvalho Ricardo, conhecida como Nilze Carvalho, (Nova...

Centenário de Aracy de Almeida, por Laura Macedo

Por: Laura Macedo Convido todos os amigos a curtirem esta...

Grace Jones critica popstars atuais como Beyoncé, Rihanna, Nicki e Miley em livro

Trechos do livro inédito de Grace Jones, I’ll Never Write My...
spot_imgspot_img

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais quando a artista subiu no palco principal do Coachella, na Califórnia, na tarde deste domingo, acompanhada...

Selo Sesc lança Relicário: Dona Ivone Lara (ao vivo no Sesc 1999)

No quinto lançamento de Relicário, projeto que resgata áudios de shows realizados em unidades do Sesc São Paulo nas décadas de 1970, 1980 e 1990,...
-+=