Nilze Carvalho

Albenise de Carvalho Ricardo, conhecida como Nilze Carvalho, (Nova Iguaçu, 28 de julho de 1969) é uma cantora, compositora e bandolinista brasileira de Choro.

Gravou seu primeiro disco, “Choro de Menina”, em 1981, com apenas doze anos de idade.

Lamento

Nilze Carvalho começou a tocar cavaquinho aos 5 anos de idade, e aos 6 já se apresentava em público, na Rádio Solimões, na extinta TV-Rio e no Fantástico da TV-GLOBO. Dos 11 aos 14 anos, gravou, como bandolinista, a série de LPs “Choro de Menina” em quatro volumes.

Aos 15, iniciou sua carreira internacional, tocando e cantado nos melhores teatros e casas de show da Argentina, Itália, Espanha, França e Suíça. Excursionou pela China e Austrália; passou um ano nos Estados Unidos e, entre idas e vindas, sete anos no Japão. Voltou ao Brasil em 1998 para lançar o CD “Chorinhos de Ouro” e ingressar na faculdade de música.

Em 2002, participou do show “O Samba é a Minha Nobreza” de Hermínio Bello de Carvalho e “Lembranças Cariocas” de Lefê Almeida.

É uma das maiores revelações da nova geração de cantoras de samba, apresentando-se semanalmente nas casas do circuito cultural da Lapa, como “Carioca da Gema”, Centro Cultural Carioca e Rio Scenarium.

Faz parte do grupo Sururu na Roda que já tem dois CDs lançados, sendo que no último (Fina Flor/2004), divide a interpretação de “A Rita” com o autor Chico Buarque.

Com produção artística e musical do maestro Ruy Quaresma, faz agora sua estréia cantando, em CD solo lançado pela FINA FLOR.

Nesse trabalho, ela procura resgatar o conceito que norteava as produções do grande maestro e produtor Geraldo Vespar em LPs dos inesquecíveis Roberto Ribeiro, Clara Nunes e João Nogueira.

É uma fórmula de qualidade que faz o samba se vestir à altura da sua majestade, além de permitir a companhia de outras referências brasileiras como o choro, a valsa, a toada e o samba-canção.

Vale destacar, além do trabalho artesanal dos arranjadores Ruy Quaresma e Humberto Araújo, o time de músicos escolhidos a dedo para que o resultado final fosse o melhor possível. Cobras como Jurim Moreira (bateria), Zé Luiz Maia (baixo), Carlinhos 7 Cordas (violão), Alceu Maia (cavaco), Itamar Assiere (piano), Ovídio Brito, Marcelinho, Gordinho, Fabiano Salek e Naife Simões (percussão) construíram a base sólida onde Tereza Quaresma (flautim/flauta), Andrea Ernest Dias (flautas), Humberto Araújo (sax e flauta), Altair Martins (trompete) e Geraldo Costa (trombone) ergueram seus naipes de sopros, com a ajuda luxuosíssima da espanhola Maria Hernandez na marimba e da orquestra de cordas de Débora Cheyne, da spalla Ana de Oliveira e do solista David Chew (violoncelo).

Participações especiais do mestre Nei Lopes, do pai de Nilze – Cristino Ricardo – e do pianista Marvio Ciribelli, completam o CD em que Nilze contou ainda com a presença de Mart´nália, Analimar, Rhichahs e seus companheiros de Sururu, Camila Costa e Silvio Carvalho no coro.

Sambas de compositores consagrados, como Wilson das Neves, Delcio Carvalho, D.Ivone Lara, Roque Ferreira, Paulo César Pinheiro, Dauro do Salgueiro e Nivaldo Duarte, se juntaram à “C’est Fini”, única parceria da dupla Padeirinho e Nei Lopes, e ao trabalho de compositores da nova geração, como Wanderley Monteiro, Mariozinho Lago, Tuninho Galante, Marceu Vieira, Marcio Lima e Paulinho do Cavaco.

Nilze, em parceira com o pai Cristino Ricardo, mostra seu lado compositora em três sambas e uma toada.

Cristino fez ainda a bela letra de “Evocação de Jacob”, o famoso choro-canção de Avena de Castro. Agenor de Oliveira é o autor dos versos de “Valsa do Sonho” de Paulinho Lemos.

Regravações como “Palmas no Portão” (Walter Dionísio-D’Acri Luiz) e “Ilusão à Toa” (Johnny Alf) deram cores finais a esse quadro.

Como não poderia deixar de ser, Nilze esbanja talento e virtuosismo no solo de bandolim que fez em homenagem a Jacob.

Esse CD pretende fazer com que Nilze assuma, definitivamente, seu lugar de destaque – que ela anda merecendo há tempos – ao lado dos grandes nomes da música brasileira, não só pelo que já fez com seu bandolim, mas pelo conjunto da obra, como violonista, cavaquinista, cantora, compositora e exemplo de profissional.

“O que mais me emociona na Nilze é a sua musicalidade. Quando ela foi convidada uma semana antes para entrar no elenco do espetáculo “O Samba é a Minha Nobreza”, ninguém acreditava que ela seria capaz de lembrar das mais de 40 músicas do roteiro.
A música, para Nilze, é uma coisa muito simples, espontânea.”
(Cristina Buarque)

Discografia:
Choro de menina (1981) CID LP
Choro de menina Volume 2 (1982) CID LP
Choro de menina Volume 3 (1983) CID LP
Choro de menina Volume 4 (1984) CID LP
Chorinhos de ouro Volume 4 (1997) CID CD
Arco da Velha (c/ Sururu na Roda) (2002) Êxito Music CD
Lembranças Cariocas (vários) (2003) Selo Click Cultural CD
Um ser de luz – saudação à Clara Nunes (vários) (2003) Deckdisc CD
Ao Jacob, seus bandolins (Vários) 2003 Biscoito Fino CD
Sururu na Roda (c/ Sururu na Roda) (2004) Selo Fina Flor CD
Timoneiro – Hermínio Bello de Carvalho (Vários) (2005) Biscoito Fino CD
Estava faltando você (2005) Fina Flor CD

+ sobre o tema

Gil, 45 anos depois do AI-5 e prisão: ‘foram momentos de agonia’

Neste dezembro de 2013, os 45 anos do AI-5....

Livro “12 Anos de Escravidão” será lançado no Brasil!

A Editora Companhia das Letras divulgou hoje que publicará...

Mano Brown mostra novidades sobre seu primeiro disco solo

por Mandrake Mano Brown apresenta pela primeira vez,...

Árbitros cruzam os braços contra racismo

Durante partidas pelo Campeonato Gaúcho, árbitros cruzam os braços...

para lembrar

Pontos de Leitura da Ancestralidade Africana

Biblioteca Nacional lança Pontos de Leitura da Ancestralidade Africana. Livro...

Anderson Silva revela lesão no joelho, mas acredita em recuperação

Campeão dos médios diz que se machucou durante o...

Olimpíadas 2012: Canadá vence por 3 a 0 e deixa África do Sul mais longe da vaga

em nenhum ponto, sul-africanas estão na lanterna do grupo...

Alvo de racismo, Wallace ganha vaga na hora da decisão do vôlei

por: MARIANA BASTOS Apenas cinco meses separam um dos momentos...
spot_imgspot_img

Beyoncé diz que seu novo disco nasceu de experiência de rejeição no country

Beyoncé divulgou nesta terça-feira (19) a capa do seu novo disco "Cowboy Carter", o segundo capítulo de uma coleção que começou com "Renaissance", de...

Alaíde Costa e Ludmilla são exemplos relevantes de mulheres que venceram preconceitos no mundo da música

Hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é dia de saudar Alaíde Costa e Ludmilla, duas cantoras e compositoras brasileiras, ambas cariocas e ambas negras, que venceram...

Aretha Franklin: ícone da música e dos direitos civis que fez história com sua força cultural

Direto de Memphis para o mundo, com seu talento e brilho, a rainha do soul também alcançava o gospel, R&B e o jazz, de...
-+=