Drogba é eleito o 10º herói mais influente

Atacante que vai enfrentar o Brasil na Copa do Mundo foi escolhido pela revista Time graças ao papel que teve no fim da guerra civil da Costa do Marfim

 

A lista da revista americana Time que elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o líder mais influente do mundo também elencou heróis, artistas e pensadores que estão afetando o mundo. Na lista de heróis, em décimo lugar, aparece o atacante Didier Drogba, que deve enfrentar o Brasil na Copa do Mundo quando a seleção brasileira encarar a Costa do Marfim na primeira fase. O primeiro colocado na lista de heróis é o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.

 

Drogba, que defende o Chelsea, da Inglaterra, é um mito entre os marfinenses. E o episódio que o transformou nisso é odestaque do texto da Time. Na época da Copa do Mundo de 2006, a Costa do Marfim vivia uma guerra civil entre o norte mais pobre e muçulmano, e o sul cristão e mais rico. Durante o torneio, Drogba organizou a filmagem de um vídeo no qual os jogadores marfinenses pediam paz no país. Como conta a Time, “muitos creditam à calma subsequente [ao pedido dos jogadores] o início da reconciliação”.

 

Em 2007, Drogba, que é cristão, atuou para que um jogo da seleção da Costa do Marfim fosse realizado em Bouaké, cidade do norte do país que centralizava a rebelião. O jogo foi acompanhado pelo presidente do país e líderes rebeldes, em um sinal de união nacional.

 

Em 29 março deste ano, 22 torcedores morreram na capital marfinense, Abidjan, durante um jogo da seleção nacional contra o Malawi, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Drogba doou todo o dinheiro que ganha de patrocinadores para a construção de novos hospitais no país.

 

Ações como essas não fazem do jogador um deslumbrado. Suas frases à Time mostram que ele entende perfeitamente os problemas do país. “Eu gostaria que o país fosse capaz de lidar sozinho com seus problemas políticos”, disse. “Não é bom depender das derrotas ou vitórias da seleção, isso significa que alguma coisa está errada”, afirmou.

 

Em um vídeo no site da Time, Drogba votou no ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, como o homem mais influente do mundo.

Fonte: Revista Época

+ sobre o tema

Anani Dzidzienyo, de Gana prestigia Abdias Nascimento, em Alagoas

Como referência de várias gerações, um ícone da significativa...

Noite para Dandara e Zumbi

Em celebração ao dia 20 de novembro, no Torto...

Campeonatos de poesias faladas ganham espaços nas periferias e centro de SP

Participantes recitam versos sobre problemas sociais; competição chegou no...

para lembrar

Cantor Felipe Dylon e atriz Aparecida Petrowick anunciam casamento

Felipe Dylon e Aparecida Petrowky vão se casar em...

Hoje na História, 1960, Leopold Sédar Senghor se torna Presidente do Senegal

Introdução Devo, em primeiro lugar, agradecer à direcção do Instituto...

Um reino chamado Muquém

O espetáculo de dança afro "Um reino chamado Muquém"...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=