Drogba é eleito o 10º herói mais influente

Atacante que vai enfrentar o Brasil na Copa do Mundo foi escolhido pela revista Time graças ao papel que teve no fim da guerra civil da Costa do Marfim

 

A lista da revista americana Time que elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o líder mais influente do mundo também elencou heróis, artistas e pensadores que estão afetando o mundo. Na lista de heróis, em décimo lugar, aparece o atacante Didier Drogba, que deve enfrentar o Brasil na Copa do Mundo quando a seleção brasileira encarar a Costa do Marfim na primeira fase. O primeiro colocado na lista de heróis é o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.

 

Drogba, que defende o Chelsea, da Inglaterra, é um mito entre os marfinenses. E o episódio que o transformou nisso é odestaque do texto da Time. Na época da Copa do Mundo de 2006, a Costa do Marfim vivia uma guerra civil entre o norte mais pobre e muçulmano, e o sul cristão e mais rico. Durante o torneio, Drogba organizou a filmagem de um vídeo no qual os jogadores marfinenses pediam paz no país. Como conta a Time, “muitos creditam à calma subsequente [ao pedido dos jogadores] o início da reconciliação”.

 

Em 2007, Drogba, que é cristão, atuou para que um jogo da seleção da Costa do Marfim fosse realizado em Bouaké, cidade do norte do país que centralizava a rebelião. O jogo foi acompanhado pelo presidente do país e líderes rebeldes, em um sinal de união nacional.

 

Em 29 março deste ano, 22 torcedores morreram na capital marfinense, Abidjan, durante um jogo da seleção nacional contra o Malawi, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Drogba doou todo o dinheiro que ganha de patrocinadores para a construção de novos hospitais no país.

 

Ações como essas não fazem do jogador um deslumbrado. Suas frases à Time mostram que ele entende perfeitamente os problemas do país. “Eu gostaria que o país fosse capaz de lidar sozinho com seus problemas políticos”, disse. “Não é bom depender das derrotas ou vitórias da seleção, isso significa que alguma coisa está errada”, afirmou.

 

Em um vídeo no site da Time, Drogba votou no ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, como o homem mais influente do mundo.

Fonte: Revista Época

+ sobre o tema

Amigos de Seu Nenê lembram desfile da Vila Matilde em 85 no Rio

Marco na história da Escola de Samba Nenê de...

O indomável Fela Kuti. A história do Presidente Negro que fez da música uma arma

Criador do afrobeat, referência maior da música africana, progenitor...

II Seminário Da Mulher-Afro-Latino-Americana e Caribenha

Dia 25 de julho é o Dia da Mulher-Afro-Latino-Americana...

para lembrar

Beyoncé confirma que está grávida pela 2ª vez

A estrela pop Beyoncé confirmou, em uma publicação no...

Romulo Fróes presta tributo não convencional a Nelson Cavaquinho

Em seu primeiro disco como intérprete, artista busca ‘beleza...

Astros da música se unem para homenagear Stevie Wonder em Los Angeles

Beyoncé, Tony Bennett e Pharrell Williams, entre outros astros...
spot_imgspot_img

Flávia Souza, titular do Fórum de Mulheres do Hip Hop, estreia na direção de espetáculo infantil antirracista 

Após mais de vinte anos de carreira, com diversos prêmios e monções no teatro, dança e música, a multiartista e ativista cultural, Flávia Souza estreia na...

Grávida, Iza conta que pretende ter filha via parto normal: ‘Vai acontecer na hora dela’

Iza tem experienciado e aproveitado todas as emoções como mamãe de primeira viagem. No segundo trimestre da gestação de Nala, fruto da relação com Yuri Lima, a...

Violência contra territórios negros é tema de seminário com movimentos sociais em Salvador

Diante da escalada de violência que atinge comunidades negras e empobrecidas da capital e no interior da Bahia, movimentos sociais, entidades e territórios populares...
-+=