“É muito triste ver sua filha ser rejeitada”: Mãe faz relato sobre racismo sofrido pela filha de 4 anos

Há aproximadamente uma semana, Ana Paula Xongani publicou um desabafo sincero nas suas redes sociais. Ela falou sobre as condutas racistas que as crianças reproduzem ao relatar um episódio que aconteceu com a sua filha Ayoluwa, de 4 anos. A empresária disse que levou a pequena ao parquinho e observou quando três meninas que estavam brincando simplesmente se afastaram dela.

por Luísa Massa no Bebe Abril

“Ser mãe de uma menina preta me trouxe muitos medos, muitos desafios e muita força. É muito triste ver a sua filha sendo rejeitada! Mesmo antes de dizer ‘olá!’, ela chega perto e todas correm, ela se aproxima, e todas as outras se agrupam, ela chama e ninguém responde. Isolam-a, excluem-a, a machucam. Ela não entende, mas sente. Não reclama, mas entristece“, afirmou na publicação.

É claro que a cena, que foi registrada por Ana Paula, partiu o seu coração. Diante disso, ela resolveu chamar a garotinha para uma conversa. Depois de abraçá-la, a mãe fez questão de forçar o quanto ela é bonita, inteligente e amada. A empresária também confessou que ficou apreensiva ao pensar nos momentos em que, infelizmente, a filha passará por isso sem a sua presença.

“A gente sempre fala da solidão da mulher negra, muitas vezes relacionada com a afetividade adulta. Mas essa solidão começa muito cedo, começa na infância. O racismo é aprendido pelas estruturas e reproduzido pelos pequenos de forma assustadora. Tivemos avanços, mas as nossas meninas negras ainda são preteridas, rejeitadas, isoladas”, ressaltou no texto.

Ela também reproduziu o diálogo que teve com a pequena. Ao questionar se as amigas não gostavam de brincar, logo ela respondeu que é sempre assim, mas que não se importa porque gosta se divertir sozinha. “Será que gosta? Ou aos 4 anos já se protege na solidão? E para você que acredita que é ‘coisa de criança’, certamente você não é uma mulher negra”, comentou Ana Paula.

Dias após publicar o relato, Ana Paula também fez um vídeo para falar sobre a solidão da mulher negra e o racismo. “As crianças aprendem com as estruturas muito cedo a reproduzirem o racismo. As crianças aprendem de uma forma assustadora a serem racistas. Eu, nesse momento, acabo de viver essa situação e liguei a câmera para dizer que eu preciso de ajuda para continuar lutando porque é muito difícil”, afirmou.

Assista:

+ sobre o tema

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da...

Brasil finalmente considera mulheres negras em documento para ONU

Finalmente o governo brasileiro inicia um caminho para a...

Fórum da ONU em Genebra discute desenvolvimento econômico dos negros

No terceiro dia do 3º Fórum Permanente de Pessoas...

Instituto Geledés promove evento sobre empoderamento econômico para população negra

O Geledés – Instituto da Mulher Negra realizou nesta...

para lembrar

1,5 milhão de mulheres negras são vítimas de violência doméstica no Brasil

Elas representam 60% das 2,4 mi de agredidas. Reportagem...

O historiador Leandro Karnal aponta as características do racismo no Brasil

  no TELEVIDEOTECA.NET "A Constituição de 1988 deu para o racismo brasileiro...

A primeira juíza mulher da NBA e sua história de resistência

“Eu sabia que todo mundo estava esperando que eu...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=