Economista Lisa Cook será a primeira mulher negra na cúpula do Fed

Enviado por / FonteG1

Nomeação foi aprovada pelo Senado dos EUA nesta terça-feira (10). Ela fala 5 idiomas, inclusive russo, e também é especialista em economia para o desenvolvimento internacional.

O Senado americano confirmou nesta terça-feira (10) Lisa Cook será a primeira mulher negra na cúpula do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

Sua nomeação foi aprovada por uma pequena margem em uma votação completamente dividida, com o apoio de todos os democratas e a oposição de todos os republicanos na Câmara que se divide em duas partes iguais e com o desempate da vice-presidente democrata Kamala Harris.

“A vice-presidente vota afirmativamente e a nomeação se confirma”, disse Harris no Senado.

Lisa Cook será a primeira mulher negra a entrar na cúpula do Fed em 109 anos de história da instituição.

A luz verde para Cook agora abre o caminho para a confirmação de Jerome Powell como presidente do Fed, entidade financeira mais poderosa dos Estados Unidos.

Cook é pesquisadora e concentrou seu trabalho em como a discriminação afeta a economia americana e como as recessões provocam mais danos aos pobres. Com estas credenciais, espera-se que aporte uma nova perspectiva ao Fed.

Ela é filha de um capelão batista e professor de enfermagem e tem cicatrizes provocadas pelo racismo, pois foi atacada quando criança enquanto tentava ingressar em escolas segregadas no estado da Geórgia.

Cook foi uma das selecionadas pelo presidente Joe Biden para ocupar os cargos vagos na Junta de Governadores do Fed, que tem sete membros.

Os críticos dizem que escolhas de Biden como a de Cook vão politizar a administração da economia do Fed em um momento crítico, com a inflação em seu ponto mais alto em 40 anos e milhões de empregos perdidos durante a pandemia de covid-19.

No entanto, analistas do banco central descartam preocupações como motivações raciais.

Abordar a inflação vertiginosa “começa com o Federal Reserve”, disse Biden nesta terça horas antes da votação.

“Apresentei candidatos altamente qualificados para dirigir esta instituição, e insto encarecidamente ao Senado a confirmá-los sem atrasos”.

Cook é professora de economia e relações internacionais na Universidade Estadual de Michigan, economista da Universidade de Oxford e tem doutorado pela Universidade da Califórnia, Berkeley.

Ela fala cinco idiomas, inclusive russo, e também é especialista em economia para o desenvolvimento internacional, área na qual trabalhou na recuperação de Ruanda depois do genocídio de 1994. “Essa experiência me convenceu da enorme responsabilidade que os economistas têm”, disse em um vídeo Cook, onde ressalta que seu enfoque se baseia em fontes de dados não tradicionais.

“É absolutamente vital fazer as perguntas corretas e buscar os dados corretos”, acrescentou.

+ sobre o tema

Boletim III CONAPIR – Discurso de Dilma é bem recebido por mulheres negras

COMUNICADORAS NEGRAS NAS REDES SOCIAIS A cerimônia de...

Luiza Bairros: PM criminaliza negros

Ministra da Igualdade Racial acusa a polícia e...

“Lúcia”, de Castro Alves: uma mulher negra, um poeta branco e três interpretações

O poema curto “Lúcia” foi escrito em São Paulo, em 1866,...

Ministra Luiza Bairros é paraninfa da turma de Diplomatas 2012-2014

Cerimônia de formatura dos alunos do Instituto Rio Branco...

para lembrar

Credores privados aceitam alívio da dívida de países mais pobres

Credores privados aceitam alívio da dívida de países mais...

Frederick Douglass

Frederick Douglass (nascido Frederick Augustus Washington Bayley (c.1818 -...

Martin Luther King

A nossa geração não lamenta tanto os crimes dos...

Gravação perdida de Malcom X é encontrada por estudante nos EUA

Trata-se do discurso que o ativista pelos direitos dos...
spot_imgspot_img

Há muito a dialogar sobre programas de inclusão dos negros na economia

O Dia da África nos remete a um dos principais marcadores de nossa nacionalidade, que é a ascendência africana da maioria da população brasileira. O reconhecimento dessa...

“Depois do Desmonte”: relatório traz balanço dos gastos da União entre 2019-2022

O desmonte das políticas públicas em todos os programas sociais e ambientais do Brasil, nos últimos quatro anos, segue custando caro ao País. Passados...

Reprovação: tempo e dinheiro perdidos

Dados do Censo Escolar de 2022, divulgados neste mês pelo MEC, mostram que 24% dos alunos do primeiro ano do ensino médio já iniciam...
-+=