sexta-feira, outubro 8, 2021
InícioÁreas de AtuaçãoDireitos HumanosEdital seleciona artistas brasileirxs para ilustrar relatório que será apresentado na ONU

Edital seleciona artistas brasileirxs para ilustrar relatório que será apresentado na ONU


Divulgar artistas brasileiros/as que abordam temas relacionados a direitos humanos em suas obras. Esse é o objetivo do edital Olhares do Brasil, organizado e promovido pelo Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH). 

Em 2021, o IDDH tem como parceria o Coletivo RPU Brasil — coalizão que reúne mais de 30 organizações/redes que monitoram os direitos humanos no país através de um mecanismo da ONU chamado Revisão Periódica Universal (RPU).

Uma das ações do grupo é a elaboração de relatórios que denunciam os retrocessos no quadro das violações de direitos humanos no país. “No próximo ano, o Coletivo RPU Brasil irá apresentar 10 relatórios na Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU e queremos aproveitar a oportunidade para divulgar artistas do Brasil que também trabalham para dar visibilidade à situação dos direitos humanos no país, “, explica Fernanda Lapa,  Diretora-Executiva do IDDH.

Dentre os temas trabalhados nos relatórios estão: saúde sexual e reprodutiva, orientação sexual e identidade de gênero, discriminação contra as mulheres, violência contra as mulheres, liberdade religiosa, povos indígenas, meio ambiente e mais. “Com o edital, queremos contemplar a pluralidade de olhares para temas tão sensíveis que irão somar ao conteúdo preparado pelo Coletivo”, comenta Fernanda.

Além da apresentação na ONU, os relatórios também ficarão disponíveis para download no site oficial da RPU e na Plataforma RPU Brasil. As inscrições para o edital Olhares do Brasil são gratuitas e podem ser feitas através deste formulário, até o dia 25 de outubro. O edital com todas as informações está disponível aqui.

A divulgação das obras e artistas selecionadas/os será feita no dia 10 de dezembro, quando é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

RELATED ARTICLES