Edital seleciona artistas brasileirxs para ilustrar relatório que será apresentado na ONU


Divulgar artistas brasileiros/as que abordam temas relacionados a direitos humanos em suas obras. Esse é o objetivo do edital Olhares do Brasil, organizado e promovido pelo Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH). 

Em 2021, o IDDH tem como parceria o Coletivo RPU Brasil — coalizão que reúne mais de 30 organizações/redes que monitoram os direitos humanos no país através de um mecanismo da ONU chamado Revisão Periódica Universal (RPU).

Uma das ações do grupo é a elaboração de relatórios que denunciam os retrocessos no quadro das violações de direitos humanos no país. “No próximo ano, o Coletivo RPU Brasil irá apresentar 10 relatórios na Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU e queremos aproveitar a oportunidade para divulgar artistas do Brasil que também trabalham para dar visibilidade à situação dos direitos humanos no país, “, explica Fernanda Lapa,  Diretora-Executiva do IDDH.

Dentre os temas trabalhados nos relatórios estão: saúde sexual e reprodutiva, orientação sexual e identidade de gênero, discriminação contra as mulheres, violência contra as mulheres, liberdade religiosa, povos indígenas, meio ambiente e mais. “Com o edital, queremos contemplar a pluralidade de olhares para temas tão sensíveis que irão somar ao conteúdo preparado pelo Coletivo”, comenta Fernanda.

Além da apresentação na ONU, os relatórios também ficarão disponíveis para download no site oficial da RPU e na Plataforma RPU Brasil. As inscrições para o edital Olhares do Brasil são gratuitas e podem ser feitas através deste formulário, até o dia 25 de outubro. O edital com todas as informações está disponível aqui.

A divulgação das obras e artistas selecionadas/os será feita no dia 10 de dezembro, quando é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

+ sobre o tema

Nota do Cimi sobre menino Kaingang assassinado enquanto era amamentado

O Conselho Indigenista Missionário, Regional Sul, vem a público...

O protesto dos cineastas contra a ‘política do coturno’

O filme Trabalhar Cansa, dos diretores Juliana Rojas e...

Relatório diz que pena de morte é inútil e desperdiça dinheiro nos EUA

Fonte: UOL -       Washington, 20 out (EFE). A aplicação da...

Os direitos do trabalho doméstico e as agruras da classe média na mídia

Uma coisa positiva proporcionado pela luta em prol das...

para lembrar

“Feliciano é o porta-voz do retrocesso”, diz Jean Wyllys

Em oposição à presença do pastor Marco Feliciano...

Senado abre consulta pública sobre legalização do aborto

O Senado Federal lançou uma consulta pública para saber...

Desculpe, Chico

Quando nossa desilusão voltava diante de tantas perdas, censura,...

Estes filhos da Mãe*

Você é mãe. Pobre, preta, e aquela fila dura horas....
spot_imgspot_img

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

O número de pessoas vivendo em situação de rua em todo o Brasil registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal,...

Geledés participou do Fórum dos Países da América Latina e Caribe

A urgência da justiça racial como elemento central da Agenda 2030 e do Pacto para o Futuro, em um ano especialmente estratégico para a...

Na ONU, Anielle Franco diz que reparação pela escravidão é ‘inegociável’

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, defendeu na ONU, nesta segunda-feira, a ideia de uma reparação diante dos crimes contra a humanidade cometidos...
-+=