Eduardo Cunha e todo o poder para os machistas e homofóbicos do Congresso Nacional

Junto com o atual presidente da Câmara dos Deputados, chegam ao poder os setores fundamentalistas, que, desde 2003, se organizam para tomar o poder e impor uma agenda obscurantista de sociedade

Por Marcelo Hailer Do Portal Fórum

Quando Eduardo Cunha (PMDB-RJ) derrotou o governo e se elegeu presidente da Câmara dos Deputados Federais não significou apenas a derrota do Palácio do Planalto no quesito articulação, mas de todos os setores progressistas do Brasil. Prova disso é que, em menos de 12 horas, Cunha desarquivou um Projeto de Lei de sua autoria que visa instituir o “Dia do Orgulho Heterossexual”, que tem por objetivo proteger a sociedade da “heterofobia” (estamos no aguardo de dados de assassinatos motivados pelo ódio ao heterossexual) e deu regime de urgência à votação do Estatuto da Família, que torna oficial a marginalização das famílias homoparentais e a certificação (como se precisasse) das uniões entre pessoas do sexo oposto.

Eduardo Cunha não veio para brincar. Logo que chegou ao poder da Câmara, ativistas dos Direitos Humanos já previam o pior, mas também se pensava que, estando no poder, Cunha não retomaria a agenda que lhe deu visibilidade. Ledo engano, o atual presidente da Câmara dos Deputados vai cumprir ao pé da letra quando disse que apenas “por cima do seu cadáver” haveria a criminalização da homofobia, legislação do aborto e regulamentação dos meios de comunicação. Estas pautas não vão entrar no Congresso Nacional e, infelizmente, o Palácio do Planalto não dá sinais de que vá se indispor por elas. De fora para dentro, nos próximos quatro anos, a luta será para não permitir retrocessos na parca legislação sobre assuntos da agenda progressista.

Mas, é preciso descer um pouco mais para se ter uma dimensão melhor do significado de Eduardo Cunha na presidência da Câmara. Primeiro, ele é apenas um nome que carrega consigo tudo o que há de mais retrógrado na política e sociedade brasileira: machismo, homofobia, conceitos fundamentalistas de sociedade, proselitismo com os setores empresariais. O atual presidente da Câmara é personagem de um grupo político coordenado por lideranças evangélicas que, desde 2003, se instalaram no Congresso Nacional e elegeram as agendas do aborto, gênero e LGBT como inimigos nº 1 e, de lá para cá, impuseram sucessivas derrotas a estas agendas. Porém, organizados como são, sempre tiveram como prisma de poder tomar de assalto o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto. Hoje, quem está lá é a presidenta Dilma Rousseff, mas quem vai ditar a agenda oficial é este grupo.

E o que é, de fato, a agenda do grupo de parlamentares fundamentalistas que hoje comandam o Congresso Nacional? Mais do que figuras religiosas obscurantistas, este grupo retoma conceitos sobre sociedade e humanidade que nos levam de volta para o século XIX, quando as teses de eugenia estavam muito em voga. Estes grupos pensam a sociedade a partir de uma hierarquização social, racial e de gênero: são aceitos aqueles que vivem para reproduzir e propagar a espécie humana; negros, índios e LGBT são considerados sujeitos “menores” ou “não-humanos”; mulheres são seres de segunda classe que existem para parir e servir aos homens. A esta forma de organização social, o filósofo Michel Foucault chamou de “anátomo-política” ou “bio-política”, quando o gerenciamento da vida e o controle social se tornaram fundamentais para o Estado liberal, este, aliado aos poderes policiais, medicinais e religiosos. Uma santa aliança!

O governo vai reagir?

O cenário é, de fato, desolador e pode impor significativos retrocessos à sociedade brasileira. Dentro do Congresso Nacional, os setores progressistas são minorias e serão tratorados pela agenda fundamentalista. A pergunta que fica é: o Palácio do Planalto vai reagir? Os ministros vão se pronunciar? A presidenta Dilma Rousseff vai se lembrar da sua campanha e defender as questões de Direitos Humanos que pautaram o segundo turno das eleições presidenciais?

Se a resposta para a pergunta acima foi negativa, em pouco mais de um mês Dilma Rousseff terá na sua mesa para vetar ou aprovar o “Dia do Orgulho Heterossexual”, um PL escrito em punho por Eduardo Cunha. A encruzilhada estará posta: se veta, terá de arcar com a reação do bloco comandado por Cunha. Se aprova, terá de lidar com a reação popular. De fato, a presidenta terá de escolher um lado.

Pelo sim, pelo não, o que temos pela frente é a possibilidade de o Brasil ser um dos poucos países do Ocidente a ter uma lei “contra a heterofobia” em detrimento da homofobia, sendo que, esta sim, mata diariamente (e não faltam dados que comprovam isso). Podemos ainda ser o país, na contramão de todo o Ocidente, a ter um Estatuto da Família que exclui categoricamente as uniões entre iguais, congratulando toda a sorte de discriminação e opressão contra aqueles que, historicamente, são marginalizados (mulheres, negros, índios, LGBT) e que, nos últimos anos, respiravam alguns parcos avanços que os tornavam um pouco mais humanos (no sentido de existência oficial) aos olhos da sociedade. Até isso está em risco.

+ sobre o tema

Carta aberta a uma mãe

Carta aberta de uma mãe que não sabe o...

Terceirização tem ‘cara’: é preta e feminina

O trabalho precário afeta de modo desproporcional a população...

Exclusão de gênero do Plano Nacional de Educação é retrocesso, diz educador

Termo foi retirado também de planos municipais e estaduais...

Arquitetura dos direitos reprodutivos e ameaças ao aborto legal e seguro

Iniciamos esta reflexão homenageando a menina de 10 anos,...

para lembrar

Querida presidenta…

Já sucumbimos a algumas batalhas contra o machismo, mas...

Chile, Cuba e Argentina têm as menores taxas de homicídio da América Latina

ONU: Cuba, Chile e Argentina têm menores taxas de...

Japoneses ‘gritam’ em público para declarar amor às mulheres em festival anual

Pelo nono ano consecutivo, o Japão comemora no dia...

Eisner Awards 2016: Mulheres quebram recordes de indicações no prêmio de quadrinhos

Nesta terça-feira (19), foram anunciados os indicados ao Eisner...
spot_imgspot_img

PM que agrediu mulher no Metrô disse que ela tinha de apanhar como homem, afirma advogada

A operadora de telemarketing Tauane de Mello Queiroz, 26, que foi agredida por um policial militar com um tapa no rosto na estação da Luz do Metrô de São...

Comitê irá monitorar políticas contra violências a pessoas LGBTQIA+

O Brasil tem, a partir desta sexta-feira (5), um Comitê de Monitoramento da Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, sigla para...

Sonia Guimarães, a primeira mulher negra doutora em Física no Brasil: ‘é tudo ainda muito branco e masculino’

Sonia Guimarães subverte alguns estereótipos de cientistas que vêm à mente. Perfis sisudos e discretos à la Albert Einstein e Nicola Tesla dão espaço...
-+=