El Salvador: Indulto para mulher presa por ter aborto espontâneo é um triunfo para a justiça

O perdão concedido pela Assembleia Legislativa de El Salvador para uma jovem presa depois de passar por um aborto espontâneo é um triunfo da justiça e alimenta a esperança de outras 16 mulheres definhando na prisão por acusações similares, disse a Anistia Internacional.

no Anistia Internacional

“Guadalupe” foi condenado em 2007 a uma pena de 30 anos de prisão porque as autoridades erroneamente suspeitaram de que poderia ter sido uma interrupção voluntária da gravidez. Ela tinha apenas 18 anos.

“Com esta decisão, El Salvador corrigiu uma terrível injustiça. No entanto, Guadalupe nunca deveria ter sido presa. Sua libertação é resultado do trabalho incansável de ativistas de direitos humanos”, disse Erika Guevara Rosas, diretora da Anistia Internacional para a região das Américas.

“Esta decisão tem de significar uma guinada para a legislação retrógrada de El Salvador, que pune mulheres e meninas quando confrontadas com complicações médicas em suas gestações. Está na hora de as autoridades reverem as sentenças que foram impostas às mulheres que estão atualmente presas por complicações da gravidez, acabar com a criminalização de mulheres e meninas e com a proibição total do aborto no país”.

As outros 16 mulheres presas depois de sofrer complicações da gravidez também apelaram clemência. A Assembleia Legislativa vai considerar seus casos nos próximos meses.

Meu Corpo, Meus Direitos

Meu Corpo, Meus Direitos é uma campanha global da Anistia Internacional para acabar com o controle e criminalização da sexualidade e da reprodução por governos e outros atores. Durante 2014 e 2015, a campanha está a trabalhar para a mudança nas vidas de pessoas de vários países, inclusive em El Salvador. Esta campanha tem como objetivo lembrar líderes mundiais de sua obrigação de respeitar, proteger e cumprir os direitos sexuais e reprodutivos.

+ sobre o tema

Como o Brasil está tentando diminuir a desigualdade de gênero no mercado de trabalho

O Brasil foi um dos destaques no relatório Progresso...

Movimentos sociais pedem reabertura de centro de atendimento à mulher na Baixada

O Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam), referência...

Feministas lançam revista feminina gratuita

á centenas de revistas femininas que não são feitas,...

Como Eu Matei A Minha Filha

Sou machista. Fui criado assim. Cresci, casei e tive...

para lembrar

A dor silenciosa

Quinta maior causa de morte materna no Brasil, o...

Ricardo Kotscho: Onda de violência contra mulheres

Os últimos números divulgados em São Paulo e...

Por que o arcebispo Desmond Tutu luta pelo “direito de morrer”

Em artigo por ocasião de seus 85 anos, arcebispo...

Movimento que prega liberdade feminina sofrem censura no Facebook

Movimento que prega liberdade feminina e imagem tatuada de...
spot_imgspot_img

Descriminalização do aborto até 12 semanas entra na pauta de julgamento do Supremo Tribunal Federal

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, marcou para a próxima sexta-feira (22) o início do julgamento que trata sobre a descriminalização do aborto...

Exaustão crônica reflete o mal-estar contemporâneo

Em 1974, Herbert Freudenberger usou o termo "burnout" para descrever o crescente número de casos de colapso físico ou mental causado pelo excesso de...

Rosa Weber libera para julgamento no STF ação sobre descriminalização do aborto até 12 semanas

A ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou para julgamento a ação que discute a possibilidade de aborto legal até 12...
-+=