El Salvador: Indulto para mulher presa por ter aborto espontâneo é um triunfo para a justiça

O perdão concedido pela Assembleia Legislativa de El Salvador para uma jovem presa depois de passar por um aborto espontâneo é um triunfo da justiça e alimenta a esperança de outras 16 mulheres definhando na prisão por acusações similares, disse a Anistia Internacional.

no Anistia Internacional

“Guadalupe” foi condenado em 2007 a uma pena de 30 anos de prisão porque as autoridades erroneamente suspeitaram de que poderia ter sido uma interrupção voluntária da gravidez. Ela tinha apenas 18 anos.

“Com esta decisão, El Salvador corrigiu uma terrível injustiça. No entanto, Guadalupe nunca deveria ter sido presa. Sua libertação é resultado do trabalho incansável de ativistas de direitos humanos”, disse Erika Guevara Rosas, diretora da Anistia Internacional para a região das Américas.

“Esta decisão tem de significar uma guinada para a legislação retrógrada de El Salvador, que pune mulheres e meninas quando confrontadas com complicações médicas em suas gestações. Está na hora de as autoridades reverem as sentenças que foram impostas às mulheres que estão atualmente presas por complicações da gravidez, acabar com a criminalização de mulheres e meninas e com a proibição total do aborto no país”.

As outros 16 mulheres presas depois de sofrer complicações da gravidez também apelaram clemência. A Assembleia Legislativa vai considerar seus casos nos próximos meses.

Meu Corpo, Meus Direitos

Meu Corpo, Meus Direitos é uma campanha global da Anistia Internacional para acabar com o controle e criminalização da sexualidade e da reprodução por governos e outros atores. Durante 2014 e 2015, a campanha está a trabalhar para a mudança nas vidas de pessoas de vários países, inclusive em El Salvador. Esta campanha tem como objetivo lembrar líderes mundiais de sua obrigação de respeitar, proteger e cumprir os direitos sexuais e reprodutivos.

+ sobre o tema

Boston elege 1ª mulher prefeita após 200 anos governada por homens brancos

leita prefeita de Boston com bandeiras progressistas, Michelle Wu...

Paternidade ativa: ilustrações registram amor entre um pai e sua filha

Paternidade ativa: ilustrações registram amor entre um pai e...

Colômbia descriminaliza aborto até a 24ª semana de gestação

A Corte Constitucional da Colômbia decidiu, nesta segunda-feira (21),...

Notas sobre turismo sexual

Fonte: O Povo Online - As imagens e depoimentos...

para lembrar

Cecília além-mar

No Recife, aos dezessete anos, Cecília MacDowell Santos ainda...

Evento lança a Marcha das Mulheres Negras 2015 no estado de São Paulo

O processo de mobilização para a Marcha Nacional das...

As ideias feministas fazem toda a diferença nas eleições – Por: Fátima Oliveira

Sou e estou feminista desde adolescente. É como feminista...
spot_imgspot_img

Seminário promove debate sobre questões estruturais da população de rua em São Paulo, como moradia, trabalho e saúde

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

França se torna primeiro país do mundo a proteger aborto na Constituição

A França se tornou nesta segunda-feira (4) o primeiro país do mundo a incluir na Constituição a liberdade da mulher de abortar. A mudança na Carta Magna...
-+=