Elas por Elas: feminismo, saúde e trabalho em pauta no primeiro dia

Interação das palestrantes com o público foi um dos pontos altos

Por Talita Duvanel Do O Globo

“O feminismo nunca sai de moda”. Foi assim que a jornalista Glória Maria abriu ontem o “Elas por Elas”, evento realizado pelo GLOBO e pelas revistas da Editora Globo e Globo Condé Nast, que coloca em discussão a situação das mulheres no Brasil e no mundo, seus interesses, direitos e desejos, além de preconceitos e barreiras que elas precisam enfrentar em sociedades ainda pautadas pelo machismo. A programação continua hoje, no shopping VillageMall, na Barra.

— Até hoje existem poucas mulheres no poder — disse Glória Maria, 40 anos de carreira e a primeira jornalista negra a ocupar uma bancada de telejornal. — Nós não aprendemos ainda que nós temos, sim, um poder. Temos que ter consciência disso com tranquilidade.

MULHERES NA REDE

Entre as mesas mais concorridas da sexta-feira estiveram “Feminismo na rede”, que reuniu jovens que discutem empoderamento nas redes sociais, em blogs e canais de vídeo; e “Mães no trabalho”, que debateu a dupla jornada da mulher que cria os filhos enquanto administra a carreira. Quem esteve presente no VillageMall conferiu, ao vivo, a performance da artista Rita Wainer, que pintou um quadro em homenagem às mulheres. A ideia é que a tela seja leiloada, hoje, em prol do Instituto Maria da Penha, que dá assistência a mulheres que sofreram agressões. Outra ação voltada para o público presente nas palestras é realizada pela grife Eva, marca feminina do grupo Reserva. No stand da Eva é possível escolher uma frase feminista (pense em “Mexeu com uma, mexeu com todas” ou “Quem manda em mim sou eu”).

O “Elas por Elas” continua hoje, no segundo andar do shopping VillageMall, com mais nove palestras. Entre elas, a mesa “Violência contra a mulher”, que terá a participação da ex-modelo e empresária Luiza Brunet; “Preconceito em dose dupla: mulheres e negras”, que tem a atriz Taís Araújo entre as convidadas; “Questão de modelo: diversidade ou marketing?”, com a top Fabiana Saba; e “O papel da mulher na TV”, com a jornalista Glória Maria e as atrizes Taís Araújo, Cléo Pires e Maria Ribeiro. A entrada é gratuita. As informações e a programação completa do evento estão no site: elasporelas2017.com.br.

O “Elas por Elas” tem o patrocínio do VillageMall, parceria da Med-Rio e realização de O GLOBO, “Vogue”, “Glamour”, “Crescer”, “Galileu”, “Marie Claire”, “Época” e “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”.

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