Elas por Elas: feminismo, saúde e trabalho em pauta no primeiro dia

Interação das palestrantes com o público foi um dos pontos altos

Por Talita Duvanel Do O Globo

“O feminismo nunca sai de moda”. Foi assim que a jornalista Glória Maria abriu ontem o “Elas por Elas”, evento realizado pelo GLOBO e pelas revistas da Editora Globo e Globo Condé Nast, que coloca em discussão a situação das mulheres no Brasil e no mundo, seus interesses, direitos e desejos, além de preconceitos e barreiras que elas precisam enfrentar em sociedades ainda pautadas pelo machismo. A programação continua hoje, no shopping VillageMall, na Barra.

— Até hoje existem poucas mulheres no poder — disse Glória Maria, 40 anos de carreira e a primeira jornalista negra a ocupar uma bancada de telejornal. — Nós não aprendemos ainda que nós temos, sim, um poder. Temos que ter consciência disso com tranquilidade.

MULHERES NA REDE

Entre as mesas mais concorridas da sexta-feira estiveram “Feminismo na rede”, que reuniu jovens que discutem empoderamento nas redes sociais, em blogs e canais de vídeo; e “Mães no trabalho”, que debateu a dupla jornada da mulher que cria os filhos enquanto administra a carreira. Quem esteve presente no VillageMall conferiu, ao vivo, a performance da artista Rita Wainer, que pintou um quadro em homenagem às mulheres. A ideia é que a tela seja leiloada, hoje, em prol do Instituto Maria da Penha, que dá assistência a mulheres que sofreram agressões. Outra ação voltada para o público presente nas palestras é realizada pela grife Eva, marca feminina do grupo Reserva. No stand da Eva é possível escolher uma frase feminista (pense em “Mexeu com uma, mexeu com todas” ou “Quem manda em mim sou eu”).

O “Elas por Elas” continua hoje, no segundo andar do shopping VillageMall, com mais nove palestras. Entre elas, a mesa “Violência contra a mulher”, que terá a participação da ex-modelo e empresária Luiza Brunet; “Preconceito em dose dupla: mulheres e negras”, que tem a atriz Taís Araújo entre as convidadas; “Questão de modelo: diversidade ou marketing?”, com a top Fabiana Saba; e “O papel da mulher na TV”, com a jornalista Glória Maria e as atrizes Taís Araújo, Cléo Pires e Maria Ribeiro. A entrada é gratuita. As informações e a programação completa do evento estão no site: elasporelas2017.com.br.

O “Elas por Elas” tem o patrocínio do VillageMall, parceria da Med-Rio e realização de O GLOBO, “Vogue”, “Glamour”, “Crescer”, “Galileu”, “Marie Claire”, “Época” e “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”.

+ sobre o tema

Política social do governo para mulheres fracassa

Por ignorância, incompetência, má-fé — ou tudo isso junto...

Mais mulheres têm carreiras “masculinas”

Nos últimos 30 anos, cresceu a presença de mulheres...

Prêmio literário para mulheres é lançado no Planalto

O governo federal lançou nesta quarta-feira (5) o Prêmio...

Livro foca vida de mulheres vítimas do regime militar

Governo publica histórias de 27 sobreviventes e de 45...

para lembrar

“É feminista, mas usa salto alto e faz depilação”

Nosso combate não implica negação absoluta dos padrões dominantes....

Jovem é agredido e queimado vivo em ritual de purificação de gays em BH

Um jovem gay de 19 anos foi brutalmente torturado em...

Mostra fotográfica exibe identidade negra das mulheres em Juiz de Fora

Exposição ficará até 11 de abril no saguão da...

Prefeito de Roma aprova casamentos gays e enfurece Igreja

Um casal gay, casado oficialmente fora da Itália, posa...
spot_imgspot_img

Exaustão crônica reflete o mal-estar contemporâneo

Em 1974, Herbert Freudenberger usou o termo "burnout" para descrever o crescente número de casos de colapso físico ou mental causado pelo excesso de...

Os feminismos favelados inscritos nos corpos das mulheres da Maré

Andreza Jorge cresceu em Nova Holanda, dentro do maior e mais populoso conjunto de favelas do Rio de Janeiro: o Complexo da Maré. De...

“O feminismo branco foi construído em cima da precarização do trabalho da mulher negra”, diz Ana Maria Gonçalves

O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (17) a escritora Ana Maria Gonçalves, autora do premiado livro 'Um Defeito de Cor'. Durante a entrevista, a autora defende a manutenção...
-+=