Em Brasília, movimentos sociais fazem resistência ao golpe

Bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta foram utilizados contra os manifestantes pró-Dilma em frente ao Congresso Nacional. Movimentos prometem reforçar a resistência em um eventual governo Temer para não permitir retrocessos 

Por Maíra Streit, da Revista Fórum 

DSC_5473-480x320

Marcos Xukuru: “Vamos seguir com as cobranças”

Manifestantes contrários ao impeachment de Dilma Rousseff se reuniram desde as 17h desta quarta-feira (11) em frente ao Congresso Nacional para pressionar os parlamentares durante a votação do afastamento da presidenta no Senado. O protesto contou com representantes de diferentes movimentos sociais e teve momentos de tensão, ao serem usadas bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta pela Polícia Militar para dispersar os militantes.

Cerca de 80 indígenas de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Ceará estiveram do ato. Eles deixaram o acampamento Terra Livre, onde participam de atividades em Brasília durante a semana, e tomaram a Esplanada dos Ministérios em uma manifestação em defesa da democracia. De acordo com o líder Marcos Xukuru, o grupo reivindica melhorias na educação e saúde indígenas, além da questão das demarcações de terras.

DSC_5330-480x320

“Estamos em um momento de vigília”, destaca atriz Luaa Gabanini

Para Xukuru, um eventual governo do PMDB põe em risco direitos já conquistados, principalmente devido ao vínculo do partido com a bancada ruralista no Congresso. “Vamos seguir com essas cobranças. Os povos indígenas sempre resistiram. São 500 anos de resistência”, destacou.

Na opinião de Maria Joana Mendes, membro do Movimento de Mulheres Negras de Brasília, os últimos anos foram de muitos avanços, com a implementação do sistema de cotas e da lei 10.639, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas. Segundo ela, a atenção dada à comunidade negra fez com que pautas importantes ganhassem visibilidade no país.

DSC_5489-480x320

Maria Joana, do Movimento de Mulheres Negras de Brasília

Já Luaa Gabanini foi ao protesto para chamar a atenção para possíveis retrocessos na área cultural, caso o vice-presidente Michel Temer venha a assumir o comando do Brasil. A atriz coordenou uma performance no fim da tarde de hoje, à frente do coletivo Arte pela Democracia, com várias mulheres vestidas de vermelho.

Elas rasgaram simbolicamente títulos de eleitores para mostrar que a tentativa de golpe em curso no país é um desrespeito ao voto popular. “A Constituição também foi rasgada. Estamos em um momento de alerta e vigília”, lamentou Gabanini, ressaltando que é preciso continuar acompanhando as manobras da oposição contra o governo, que foi eleito democraticamente.

DSC_5537-1024x684

DSC_5254-1024x684

DSC_5436-1024x684

Fotos: Arnaldo Saldanha

+ sobre o tema

O avanço dos mandatos coletivos

A cidade com o maior Índice de Desenvolvimento Humano...

Suplicy envia ofício a Alckmin e Haddad pedindo diálogo com manifestantes

Durante a sessão plenária desta quinta-feira (13),...

Pós-Obama, negros estão mais otimistas quanto ao futuro

Pesquisa divulgada ontem mostra também que a avaliação do...

para lembrar

Valmir Assunção: A lei que condena trabalho escravo mas protege o latifúndio

PEC do Trabalho escravo: não ao retrocesso! *Por...

Programas assistenciais representam 28% da renda dos mais pobres, diz IBGE

Os programas de transferência de renda, como o Bolsa...

Desvendando a espuma: o enigma da classe média brasileira – por Renato Santos de Souza

por Renato Santos de Souza (UFSM/RS) A primeira vez que ouvi...

Golpes financeiros digitais deixam consequências psicológicas nas vítimas

Cair na conversa de um estelionatário e perder uma quantia em dinheiro pode gerar consequências graves, não só para o bolso, mas para o...

Brasil e os seus traumas: na dúvida, o esquecimento do golpe de 64

Há alguns dias corre a notícia de que o governo federal orientou os seus ministérios a não promover grandes atos ao redor da memória do...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...
-+=