Golpe ou Impeachment, como explicar este novo tipo de golpe feito através de impeachment?

Essa é pros meus amigos amantes do impeachment e por estarem por aqui indignados com as maracutaias dos dirigentes do PT, seguem uma narrativa ” constitucionalista” para explicarem a derrubada de Dilma.

Por Marcos Romão Do Mamapress

Digo que esta narrativa é forte e bem construída. ( para usar o jargão dos novos cientistas políticos diplomados em colunas de jornais domingueiras).

Pelo lado contrário, por vacilo, ou arrogância e quem sabe até inocência, o governo não percebeu ou não deu a importância necessária, às palavras do adversário que perdeu as eleições, que disse alto e em bom tom, ” agora vamos sangrar a presidente”.

Assim a narrativa de que há um golpe, perdeu seu “timing” de entrada no “coletivo inconsciente” da sociedade, já com as memórias de seus celulares, cheias mensagens de ódio, às mulheres, aos negros, aos índios, aos nordestinos, aos quilombolas, aos sem terras e a todos que enfrentam filas do SUS e de vez em quando andam de avião, e quando sobram uns trocados compram uma TV LCD.

Ficou-se então com uma narrativa constitucionalista fraca, contra uma narrativa constitucionalista forte e que já estava na estrada muito antes.

Assim o que há é um golpe via impeachment, que já estava em andamento tempos atrás.

Nenhuma constituição democrática tem mecanismos de autodefesa contra quem a use contra ela mesma. Como em um mecanismo de autodestruição, quem conhece os botões se estiver próximo pode usá-los. São os homens como nós que interpretam a Constituição. São simples mortais,

Para o povo do andar debaixo, que não é especialista nem em estatutos de seu próprio condomínio, depois da bandalheira que seus representes fizeram nos últimos meses e principalmente nos últimos 3o dias, fica no ar somente a quebra de confiança, que espero não seja uma perda de confiança na Constituição e na Lei.

Aí estaremos para lá de fornicados, pois se nem em 64 e nem em 68 perdemos a esperança que tínhamos, em termos gente de bem em número suficiente para nos ajudarem a ultrapassar os golpes contínuos que sofremos, neste momento o que se assiste é a maior quebra de confiança entre a população e os homens que estão decidindo os rumos da nação.

Este tipo de golpe inusitado e ainda não conhecido em sua dimensão nas democracias pós 45, que acontece em uma nação de 200 milhões de almas, levará um bom tempo para ser cicatrizado. Até os meus amigos que são a favor. Irão perceber isto.

Quem quiser estudar, sobre este novo fenômeno e tipo de golpe, parece que terá tempo e material suficiente, pois está sendo televisionado e registrado.

Tenho certeza que vários setores conservadores de partidos europeus, já mandaram seus brasilianistas para pesquisarem como se opera e se funciona este novo modelo de golpe.

E quem vier com papo de 18 de Brumário, vou mandar chupar coquinho, pois o buraco é muito mais embaixo.

 

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

“Somos índios, resistimos há 500 anos. Fico preocupado é se os brancos vão resistir”

Há 30 anos, em plena Assembleia Constituinte, pintou o...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

Demóstenes, sem mandato, responderá a processos criminais na Justiça comum

  A cassação do mandato de Demóstenes Torres,...

para lembrar

Teve baile de favela em Copacabana com milhares de Silvas contra o golpe. Por Cidinha da Silva

O Furacão 2000 em Copacabana. Foto: Reprodução/DCM Por Cidinha da Silva...

Crescimento de Malia e Sasha chama atenção em campanha de Obama

Em geral, as 'primeiras-filhas' têm passado ao largo da...

Precursor em Gana, Nkrumah-Acheampong carrega a bandeira do país

Primeiro atleta de Gana da história dos Jogos de...

O tiro na militante do MTST é um sinal do que vem por aí no Brasil? Por Sacramento

O atentado contra a militante do MTST (Movimento dos...

Brasil e os seus traumas: na dúvida, o esquecimento do golpe de 64

Há alguns dias corre a notícia de que o governo federal orientou os seus ministérios a não promover grandes atos ao redor da memória do...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Militares no alvo

Nada na operação da Polícia Federal ontem chamou mais a atenção que o envolvimento da alta cúpula militar do governo Jair Bolsonaro na trama golpista. As...
-+=