Em resposta a Trump, jogadores e até dono dos Jaguars cruzam braços e ajoelham durante hino dos EUA

Enviado por / FonteDo ESPN

Em resposta às polêmicas relacionadas ao presidente Donald Trump, os jogadores do Jacksonville Jaguars, incluindo o ídolo Ray Lewis, se ajoelharam durante o hino dos Estados Unidos no início da partida contra o Baltimore Ravens, que acontece no estádio de Wembley, em Londres. Os atletas que continuaram em pé, no entanto, também mostraram união e ficaram de braços dados junto ao dono da franquia, Shad Khan.

Segundo o jornalista norte-americano Peter King, da Sports Illustrated, Khan é responsável por doar um milhão de dólares (aproximadamente R$ 3 milhões) para o presidente quando foi eleito, no último ano.

Segundo o técnico Mike Tomlin, os atletas do Pittsburgh Steelers não participarão do hino neste domingo e permanecerão nos vestiários. Na partida contra o Carolina Panthers, quase todo o elenco do New Orleans Saints se ajoelhou durante homenagem à bandeira. Já os jogadores do Detroit Lions permaneceram de braços cruzados, enquanto o artista que comandava o hino nacional se ajoelhou ao fim da performance.

Na última sexta-feira, Trump criticou os atletas da NFL que têm protestado durante o hino nacional, alegando “desrespeito à bandeira”. “Vocês não adorariam ver um dono de time da NFL dizer, no momento em que alguém desrespeita nossa bandeira: ‘Saia do campo agora, seu filho da p…! Fora daqui! Você está demitido! Demitido!”, bradou o mandatário.

A declaração foi alvo de críticas por parte de diversos fãs e jogadores. O dono do New England Patrios, Robert Kraft, amigo de longa-data do presidente, se posicionou sobre o assunto.

“Eu estou profundamente desapontado com o tom dos comentários feitos pelo presidente. Tenho orgulho de ser associado com tantos jogadores que fazer grandes contribuições e imactam positivamente as nossas comunidades. Seus esforços, tanto dentro de campo quanto fora, faz com que as pessoas se unam e deixem o nosso país cada vez mais forte. Não existe  um jeito maior de unificar este país do que pelo meio do esporte e, infelizmente, nada mais divisor do que a política”, afirmou.

“Eu acredito que os nossos líderes políticos poderiam aprender muito pelas lições de trabalho em grupo e a importância de trabalhar junto em busca de um objetivo em comum. Os nossos jogadores são inteligentes e se preocupam muito com a nossa comunidade e eu apoio o direito deles de, pacificamente, reivindicarem por uma causa social em um jeito que eles sentem que é impactante”, completou Kraft.

Já Tom Brady, que também é conhecido por ser próximo ao dirigente dos país, publicou em sua conta no Instagram uma foto, com a legenda “Força. Paixão. Amor. Companheirismo. União. Comprometimento. Dedicação. Determinação. Respeito. Lealdade. Trabalho. #JogadorDaNFL”.

Strength. Passion. Love. Brotherhood. Team. Unity. Commitment. Dedication. Determination. Respect. Loyalty. Work. #nflplayer

Uma publicação compartilhada por Tom Brady (@tombrady) em

No mesmo final de semana, Trump se envolveu em mais uma polêmica, mas desta vez com Stephen Curry, o astro do Golden State Warriors, afirmando que o jogador está “desconvidado” para a visita anual dos campeões da NBA à Casa Branca.

+ sobre o tema

“Malcolm X” e o racismo do capitalismo

I - ORIGEM: Malcolm Little, mais conhecido como Malcolm X...

Obama reúne ativistas do movimento negro para debater reforma da Justiça criminal dos EUA

O presidente dos EUA, Barack Obama, reuniu vários ativistas...

Condoleezza Rice narra cantada de Kadafi e questiona Bush em livro

Condoleezza Rice lembra seus anos na Casa Branca durante...

para lembrar

Toni Morrison: ‘I want to see a white man convicted for raping a black woman’

The Nobel prize-winning author tells Daily Telegraph that America’s...

Livro conta história de Jeremiah G. Hamilton, primeiro milionário negro de Wall Street

Jeremiah G. Hamilton, milionário que teve a vida retratada...

Nova Orleans vive explosão cultural pós-Katrina

A centenária tradição artística de Nova Orleans, cidade...
spot_imgspot_img

‘Fui um menino negro criado por avós supremacistas brancos que me ensinaram a saudação nazista’

Shane McCrae é um consagrado poeta norte-americano. Ele foi premiado diversas vezes, publicou uma dezena de livros e é professor de redação criativa da...

Como um discurso de Harry Belafonte, morto aos 96, mudou minha vida

No verão de 2013, participei de um dia de palestras na Fundação Ford, em Manhattan. Intitulado "O Caminho pela Frente para os Direitos Civis:...

Minneapolis aprova projeto de reforma policial três anos após morte de George Floyd

A cidade americana de Minneapolis anunciou, nesta sexta-feira (31), que aprovou um projeto de reforma policial, quase três anos depois que George Floyd morreu asfixiado pela pressão...
-+=