Em seu primeiro discurso como candidata, Marina diz que quer ser a primeira presidente negra do Brasil

PV fez convenção nacional hoje em Brasília e se mostrou otimista para chegar ao 2º turno


Marina Silva fez nesta quinta-feira (10) seu primeiro discurso como candidata à Presidência. Na convenção nacional do PV, em Brasília, Marina foi oficializada candidata do partido ao lado do empresário Guilherme Leal, que será o vice na chapa. A senadora encerrou seu discurso por volta das 18h de hoje, depois de um evento que começou às 11h20.

 

– Que no dia 1º de janeiro o Brasil possa ter a primeira presidente negra da história.

 

Marina é a terceira colocada nas pesquisas de intenção de voto, atrás de José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). A candidata do PV varia entre 8% e 12% das intenções de voto. Hoje, o partido se mostrou confiante na possibilidade de chegar ao segundo turno.

 

Em seu discurso, Marina citou sua trajetória de vida, afagou aliados, elogiou Leal e lembrou sua passagem pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva, como ministra do Meio Ambiente. A candidata do PV se emocionou ao lembrar os últimos meses no ministério.

 

– Eu fiquei no governo durante cinco anos, nunca fiz um discurso fácil para o presidente, dizendo “sim senhor, sim senhor, sim senhor”. […] Mas nunca me neguei de construir as melhores soluções para o país.

 

Marina foi aplaudida durante sua fala. Apesar de ter feito várias brincadeiras, a candidata do PV não poupou críticas ao governo. Ela reconheceu os avanços no país, mas disse que não se pode fazer uma “apologia cega” às conquistas.

 

– Hoje nós temos um Brasil que não precisa olvidar [esquecer] suas conquistas, mas também não precisa fazer uma apologia cega a ela, esquecendo que ainda temos muitos desafios, e muitos erros a ser conhecidos.

 

O evento estava marcado para começar às 10h, mas atrasou. Antes de Marina, Guilherme Leal também discursou. Além dos candidatos a presidente e vice, outros militantes do partido discursaram para a plateia. Fernando Gabeira, pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro, aparou arestas da briga interna com a cúpula do partido e afirmou que está ao lado de Marina na disputa pela Presidência.

 

Alfredo Sirkis, coordenador da pré-campanha de Marina, fez um discurso conciliador sobre questões polêmicas como religião e a união entre pessoas do mesmo sexo. Sirkis pregou a “multiplicação” do eleitorado de Marina, seguindo o discurso confiante no partido. O presidente da legenda, José Luiz Penna, foi um dos primeiros a falar à militância verde.

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

LITERATURA: 5º FAN 2009

OMO-OBA: HISTÓRIAS DE PRINCESAS Kiusam Oliveira OS NOVES...

Chomsky: “Crescimento da extrema-direita é consequência do neoliberalismo”

Em seminário realizado em SP, filosófo estadunidense alerta: a...

Sakamoto – Mesmo com proteção, ativista diz que será assassinada

Leonardo Sakamoto A repórter Ana Aranha foi ao Sul...

Produção de Madonna cancela encontro com AfroReggae, diz coordenador

Fonte: Folha OnLine-O coordenador da ONG AfroReggae, José Júnior,...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=