Emancipa Axé discute o que as comunidades de matriz africana podem fazer na luta antirracista

Evento organizado pela Rede Emancipa acontece em terreiro na zona leste da capital paulista e tem inscrições abertas

FONTEBrasil de Fato
Evento quer estabelecer diálogo sobre papel fundamental das comunidades de matrizes africanas na luta antirracista - Divulgação/Imagem retirada do site Brasil de Fato

Um encontro no próximo dia 15 de novembro, feriado de Proclamação da República, vai debater o papel das comunidades de matrizes africanas na luta antirracista no Brasil, bem como a inserção dos povos de axé no atual contexto político. É o primeiro encontro do Emancipa Axé, projeto de educação popular da Rede Emancipa. A atividade acontecerá no Terreiro Aruanda, no bairro do Ipiranga, na capital paulista.

A data escolhida para a atividade, 15 de novembro, é também o Dia Nacional da Umbanda. O evento, batizado de “Educação ancestral na luta contra o racismo”, terá atividades entre 8h30 e 17h, e tem inscrições abertas. A participação é gratuita, e os organizadores pedem que, quem puder, envie uma colaboração de R$ 20 para café da manhã e da tarde. Os detalhes estão neste link.

O encontro tem as participações confirmadas da codeputada estadual pelo Movimento Pretas e coordenadora da Rede Emancipa, Ana Laura (PSOL-SP); do coordenador do Emancipa Axé, Lucas Castro; da vereadora da capital paulista Luana Alves (também do PSOL); e dos líderes religiosos Pai David Dias, do terreiro Pai João de Angola; Pai Guilherme Watanabe, do terreiro Terreiro Urubatão da Guia; e a Mãe Zana, do terreiro Ilê Asè Odé Ibualamo.

A organização do evento aponta que a formação pretende organizar a juventude do terreiro no combate às opressões, especialmente o fundamentalismo religioso. A mobilização e o debate são considerados fundamentais para garantir a reflexão política necessária para o povo de axé se articular no combate ao racismo e em defesa de suas culturas e tradições.

Lançado no último mês de abril, o Emancipa Axé pretende promover espaços de discussão e construção política a partir da educação popular. Atividades preparatórias já foram realizadas em mais de 20 comunidades em diversas regiões do estado de São Paulo. 

Serviço:

1º Encontro de Formação do Emancipa Axé – Educação ancestral na luta contra o racismo
15 de novembro (feriado), das 8h30 às 17h
Terreiro Aruanda (Rua Silva Bueno, 991, Ipiranga, São Paulo-SP)

-+=
Sair da versão mobile