Erika Januza fala de racismo em relacionamentos: ‘Ficar escondido, pode; assumir são outros 500’

Há quem questione o uso da palavra empoderamento, mas ela ainda é a que melhor dá conta de explicar a história que você está prestes a ler. É sobre uma mulher de 34 anos que temia cortar o cabelo e perder, com ele, a proteção que criara contra racismo, pressão estética, rejeição e tantas outras memórias infelizes que lhe foram impostas ao longo da vida. Até que, um dia, descobriu sua beleza em meio aos padrões e se apaixonou pelo que viu. Em relato ao EXTRA, a atriz Erika Januza conta como o processo de decisão de cortar o cabelo curtinho a ajudou a lidar com diversas questões.

Por Carla Nascimento, do Extra

Atriz Erika Januza fala de racismo (Foto: Reprodução/vídeo / Fernando Lemos)

Ao adotar o corte ‘Mariazinha’, a mineira enfrentou uma série de fantasmas antiaceitação e, de quebra, encontrou a imagem perfeita para viver a personagem Marina, da novela “Amor de mãe”, uma tenista decidida que corre atrás dos seus objetivos a todo custo – à imagem e semelhança de sua intérprete.

No vídeo gravado para o EXTRA, a atriz fala de como saiu do padrão “meu cabelo precisa ser liso para que eu tenha paz” para “eu me amo de cabelo crespo”, mas acabou caindo em outra armadilha: a de que precisava manter os fios grandes para continuar bonita. Erika analisa, ainda, o peso do machismo e do racismo nesse tipo de escolha e fala da solidão da mulher negra — ou melhor, da sua solidão.

— Eu pensava: “Meu namorado vai me achar feia”; “minha feminilidade não vai existir mais”; “vão me achar com cara de homem”; “mulher negra já é preterida, e com cabelo curto, então, estarei para escanteio”… – enumera a atriz, antes de continuar:

— Posso falar por mim que a mulher negra sempre foi preterida, e é. Sempre me senti (preterida) e ainda me sinto. Não é por ser atriz que todo mundo deseja. Não acho. Não acho mesmo. Sempre fui a menina da escola que saía com as amigas, todo mundo de namoradinho, e eu ficava olhando. Eu sempre fui a sozinha. É aquilo: pra ficar escondido, pode ficar, mas pra sair de mão dada na rua e assumir são outros 500.

Confira o vídeo na íntegra:

+ sobre o tema

Passeio pela mostra “Um defeito de cor”, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves

"Eu era muito diferente do que imaginava, e durante...

Taís faz um debate sobre feminismo negro em Mister Brau

Fiquei muito feliz em poder trazer o feminismo negro...

Conheça a história de Shirley Chisholm, primeira mulher a ingressar na política americana

Tentativas de assassinato e preconceito marcaram a carreira da...

Roda de Conversa: Mulher, raça e afetividades

O grupo de pesquisa Corpus Dissidente promove a roda...

para lembrar

Áurea Carolina: “Eu gosto de fazer política. Então eu continuo achando que ela pode ser bonita.”

"A transformação das práticas das esquerdas para fazer avançar...

Guerreiro Ramos, pioneiro nos estudos do racismo no Brasil

Não foram poucas as controvérsias protagonizadas, em vida, pelo...

Mãe Beata de Iemanjá – Por Fernanda Pompeu

No 20 de janeiro de 2017, Mãe Beata completou...
spot_imgspot_img

Morre Ykenga Mattos, que denunciou o racismo em seus cartuns, aos 71 anos

Morreu na manhã desta segunda-feira aos 71 anos o professor, sociólogo e cartunista carioca Bonifácio Rodrigues de Mattos, mais conhecido como Ykenga Mattos. Vítima...

Frugalidade da crônica para quem?

Xico, velho mestre, nesse périplo semanal como cronista, entre prazos apertados de entrega, temas diversos que dificultam a escolha, e dezenas de outras demandas,...

Passeio pela mostra “Um defeito de cor”, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves

"Eu era muito diferente do que imaginava, e durante alguns dias me achei feia, como a sinhá sempre dizia que todos os pretos eram...
-+=