‘Escravo’, ‘urubu’: crianças são vítimas de racismo; denúncias passam de 3 mil em escolas estaduais em SP em 2023

Casos de bullying e humilhação também cresceram nos últimos anos. Número foi obtido com exclusividade pela reportagem do SP1, via Lei de Acesso à Informação, e alerta para a gravidade do problema dentro do ambiente escolar no estado.

Mais de 3 mil denúncias de discriminação em escolas estaduais de São Paulo foram registradas somente em 2023. Os casos aumentaram 500% nos últimos 5 anos.

O número foi obtido com exclusividade pela reportagem do SP1, via Lei de Acesso à Informação, e alerta para a gravidade do problema dentro do ambiente escolar no estado. Os números abaixo são referentes ao primeiro semestre de cada ano:

  • 2019: 599 denúncias de racismo
  • 2020 (ano de pandemia): 1 denúncia
  • 2021: 240 denúncias
  • 2022: 2.489 denúncias
  • 2023: 3.330 denúncias

Em três anos, o Estado de São Paulo viu quadruplicar o número de boletins de ocorrência envolvendo casos de discriminação racial em unidades escolares: de nove registros em 2019, as ocorrências passaram para 49 registros no ano passado.

Em 2015, apenas 14 boletins foram registrados no ano. Nos primeiros sete meses de 2023, já concentram 32 registros, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).

Para além da denúncia, as famílias precisam percorrer um longo caminho para provar os casos de racismo contra seus filhos.

Aluna de seis anos agredida

Em junho deste ano, o diretor da Escola Estadual Adelina Issa Ashcar, na Zona Sul de São Paulo, perdeu o cargo após a mãe de uma aluna de 6 anos denunciar omissão por parte do colégio.

A criança foi vítima de agressão e racismo e transferida de escola. A Secretaria da Educação concluiu as investigações e decidiu pela “cessação da designação de diretor”. Inicialmente, ele tinha sido afastado por 24 dias.

A mãe da menina contou que em maio, a filha chegou em casas com diversos hematomas e que a escola pouco fez para acolher a família e apurar o caso.

As lesões aconteceram nos olhos, quadril e virilha — e teriam sido provocadas por outras duas crianças da mesma faixa de idade. Ela também foi xingada de “feia”, “cabelo feio” e “urubu”.

“Eles disseram que era normal e que minha filha tinha que ter falado na hora. Que ela ia ter que falar. Eu tive que mostrar as lesões no corpo da minha filha. O diretor disse que não estava vendo nada e se isso não poderia ter ocorrido dentro da minha casa”, relatou a mãe à época.

Dados sobre bullying e humilhação

Números relativos ao primeiro semestre de cada ano:

  • Em 2019, foram 1.928 casos de bullying e humilhação registrados nas escolas da rede estadual de SP
  • Em 2020, ano da pandemia, apenas dois casos
  • Em 2021, 386 registros
  • Em 2022, 4.739 casos
  • Já em 2023, foram 7.056 casos.

Aluno de 12 anos chamado de escravo

Luiz Fernando de Jesus, pai de um adolescente de 12 anos, fez dois boletins de ocorrência por conta das ofensas que o filho sofreu por colegas de classe na Escola Municipal Ângelo Rafael Pellegrino, em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo.

“Todas as vezes que aconteceram, a gente procurou a direção da escola, a coordenação, para buscar uma solução. Todas as vezes, ignoraram”, disse.

“As agressões continuaram a ponto de o aluno se sentir à vontade de chegar para meu filho e dizer se ele não queria ser o escravo de estimação dele”, contou o pai.

+ sobre o tema

‘Eu Não Sou Negro’ abre a janela para discutir sobre o Racismo

Aproveitando que o RACISMO é o tema em evidência,...

Justiça de SP condena dupla neonazista por bomba em Parada Gay

Criminosos jogaram explosivo no centro de SP no dia...

para lembrar

Veja o vídeo da Campanha Jovem Negro Vivo – Anistia Internacional Brasil

Campanha Jovem Negro Vivo Em 2012, 56.000 pessoas foram assassinadas...

Um ano depois, policial de Baltimore é absolvido por morte de Freedie Gray

Manifestantes protestaram contra decisão do juiz que alegou não...

Definições sobre a branquitude

por Hernani Francisco da Silva Os Estados Unidos, principalmente nos...

Crueldade e impunidade marcam crimes de policiais

Perseguidas pelos matadores, famílias sofrem com falta de apoio...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=