Operação liderada por SC identifica extremistas com referências ao neonazismo em investigados por discurso de ódio na internet

Enviado por / FonteG1, por Caroline Borges

Ação foi resultado de uma investigação sobre os ataques racistas que um servidor público de Blumenau, no Vale do Itajaí, e a enteada dele sofreram em 2022.

A Polícia Civil de Santa Catarina concluiu na segunda segunda-feira (23) a fase de análise preliminar dos materiais apreendidos na Operação Trend, deflagrada em nove estados no início do mês contra suspeitos de racismo e discurso de ódio na internet. Segundo os investigadores, os suspeitos identificados são extremistas e com referências ao neonazismo.

Deflagrada em 5 de outubro, a ação é resultado de uma investigação sobre os ataques racistas que um servidor público de Blumenau, no Vale do Itajaí, e a enteada dele sofreram. Os dois são negros e, em outubro de 2022, receberam as mensagens racistas ao publicarem imagens com os trajes típicos da Oktoberfest.

A ação do início do mês foi coordenada por Santa Catarina, cumpriu 16 mandados de busca e apreensão e aconteceu em parceria com o Ministério da Justiça. Entre os alvos, há suspeitos de integrarem células neonazistas (veja os números abaixo).

Todo o material apreendido foi enviado a Santa Catarina e analisado. Conforme o delegado Arthur Lopes, no “mapa do racismo” na internet descoberto, os investigadores identificaram entre os integrantes adolescentes do sexo feminino a homens mais velhos cometendo os crimes.

No total, foram 19 aparelhos celulares apreendidos dos suspeitos, além de computadores e outros documentos. Cerca de 100 policiais de diferentes estados participaram da ação. As investigações continuam em sigilo.

Mandados

Dos 16 mandados de busca e apreensão, dois foram cumpridos em Santa Catarina. Veja a lista completa das cidades com diligências:

  • Santa Catarina: Joinville e Florianópolis;
  • Paraná: Santa Cruz de Monte Castelo e São José dos Pinhais;
  • Rio Grande do Sul: Rio Pardo e Porto Alegre;
  • Minas Gerais: Belo Horizonte;
  • Ceará: Caucaia;
  • Rio de Janeiro: Rio de Janeiro e Miguel Pereira;
  • São Paulo: São Paulo e Itapecirica da Serra;
  • Pará: Altamira;
  • Distrito Federal: Brasília, Planaltina;
  • Mato Grosso: Primavera do Leste.

Criada em 2021, a delegacia de Repressão ao Racismo e Delitos de Intolerância (DRRDI) já realizou 12 operações contra suspeitos de integrar células nazistas ou cometer crimes de ódio dentro e fora da internet. O órgão está na estrutura organizacional da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC).

+ sobre o tema

Sociedade está se embrutecendo, diz Atila Roque, diretor da Anistia Internacional

  Sociedade está se embrutecendo, diz Atila Roque, diretor da...

#BlackLivesMatter: ‘Vamos regredir cem anos se Trump vencer’

No Rio, ativista do combate a violência policial contra...

Negros na Itália

- Negros na Itália - Os negros na Itália...

para lembrar

Adolescente vai visitar o pai e sofre agressões racistas por parte de sua madrasta

Adolescente vai visitar o pai e sofre agressões racistas...

O recado dos atleticanos aos torcedores racistas

por José Antonio Lima no Blog Esportifino A torcida do Atlético-MG deu na...

Comunicado de Centro Panafricano en Relación Hechos Racistas Informados por Federación Panafricanista

Fonte: Wanafrika El Centro Panafricano y El Centro de Estudios...

Londrina – Enfrentamento ao racismo é tema de encontro

Objetivo do evento é reunir representantes do poder público...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=