Escritor baiano vence prêmio internacional com júri formado por vencedor de Oscar

O escritor e jornalista baiano Flávio VM Costa foi anunciado nesta sexta-feira (30/9) como um dos vencedores da terceira edição do concurso literário internacional Prada Feltrinelli Prize. Costa é o único brasileiro entre os quatro premiados. Os contos premiados estão disponíveis clicando aqui.

Do Aratu Online 

Promovida pela grife Prada e uma das mais importantes editoras italianas, Giangiacomo Feltrinelli Editore, a premiação tem o objetivo de criar uma plataforma de pesquisa literária independente aberta a escritores do mundo todo capazes de capturar as sutilezas da realidade e traduzi-las em palavras.

Escritores em início de carreira de todas as partes do mundo enviaram contos à premiação, cuja tema nesta edição era “Iluminações, sombras e miragens. As coisas nem sempre são o que parecem”.

O conto “Tenente Marcus”, de Costa, foi uma das histórias escolhidas pelo júri formado pelo editor Carlo Feltrinelli, a escritora americana A.M. Holmes, o escritor e designer Craig Mod e cineasta italiano Gabriele Salvatores, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1991, com “Mediterrâneo”.

“Tenente Marcus” é a história de um policial militar baiano que se vê impelido a cometer um ato que o isola dos colegas da corporação e das pessoas mais próximas.

Os vencedores terão suas histórias publicadas em uma antologia no formato de eBook e no catálogo Feltrinelli Zoom. O concurso é patrocinado pela linha de óculos de grau Prada Journal, feita em parceria com a Luxottica.

BIOGRAFIA

Flávio VM Costa lançou em junho seu primeiro livro de ficção, a coletânea de contos “Caçada Russa & Outros Relatos”, publicada pela Editora Penalux. 

Nascido na cidade de Salvador, no ano de 1983, ele formou-se em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia. Na capital baiana, trabalhou como repórter dos jornais Correio e A Tarde, nos quais publicou duas séries de reportagens sobre casos de corrupção e outras irregularidades no Judiciário Baiano.

Por esses trabalhos, venceu duas vezes o Prêmio AMB de Jornalismo, concedido pela Associação de Magistrados Brasileiros.

+ sobre o tema

Edson Cardoso, o Jacaré do É o Tchan, se firma como ator dramático

O baiano, que integra o programa 'Aventuras do Didi',...

Rapper angolano Malef ganha prémio em Festival Internacional de Hip Hop

O rapper Malef ganhou o prémio de melhor artista...

Olímpiadas 2012: Serena Williams na final após vitória arrasadora

A norte-americana Serena Williams está classificada para a final...

Mostra divulga produções artísticas da periferia de São Paulo

Por: Camila Maciel São Paulo – Cantar, recitar,...

para lembrar

As Duas Cores de Machado de Assis

"Mulato, ele foi de fato, um grego da melhor...

Literatura negra não caiu na graça do mercado, diz autor de Cidade de Deus

Em entrevista ao G1, Paulo Lins falou sobre samba,...

Em debate na Flica, Livia Natália diz: ‘Eu digo como quero ser representada’

Poeta baiana participou de mesa ao lado de Sapphire,...

Tradição exemplar: Negroesia, de Cuti

Por Jônatas Conceição da Silva1 Acredito que...
spot_imgspot_img

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...

Em autobiografia, Martinho da Vila relata histórias de vida e de música

"Martinho da Vila" é o título do livro autobiográfico de um dos mais versáteis artistas da cultura popular brasileira. Sambista, cantor, compositor, contador de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...
-+=