segunda-feira, janeiro 30, 2023
InícioÁfrica e sua diásporaNo OrunEscritor José Limeira morre de câncer

Escritor José Limeira morre de câncer

O escritor e poeta José Carlos Limeira faleceu no último sábado, 12 de março de 2016, aos 64 anos, no hospital Ana Néri, em Salvador, em decorrência de problemas cardíacos.

Limeira, nascido em Salvador em 01 de maio de 1951, era graduado em Engenharia Mecânica. Seus primeiros livros publicados foram “Zumbi… dos” (1971) e “Lembranças” (1972), edições do autor. Foi militante do movimento negro e participou ao longo de quatro décadas de atividades artísticas, culturais e políticas no país, sobretudo na Bahia e no Rio de Janeiro. Pertencia a uma das casas mais tradicionais de candomblé jeje da Bahia, era Runtó do Humpame Ayono Runtoloji, situado em Cachoeira.

Junto com o poeta Éle Semog compôs os livros “O Arco-Íris negro” (1978) e “Atabaques” (1983), ambos impressos na cidade do Rio de Janeiro em auto-edição. Mais recentemente participou da Coletânea Poética Ogum’s Toques Negros (Salvador, 2014) e publicou pela Editora Ogum’s Toques a seleção de poemas “Encantadas” (Salvador, 2015).

São dele os versos que a militância reverbera: “Por menos que conte a história / Não te esqueço meu povo / Se Palmares não vive mais / Faremos Palmares de novo” (poema “Notícias”).


* Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench