Escritor José Limeira morre de câncer

O escritor e poeta José Carlos Limeira faleceu no último sábado, 12 de março de 2016, aos 64 anos, no hospital Ana Néri, em Salvador, em decorrência de problemas cardíacos.

Limeira, nascido em Salvador em 01 de maio de 1951, era graduado em Engenharia Mecânica. Seus primeiros livros publicados foram “Zumbi… dos” (1971) e “Lembranças” (1972), edições do autor. Foi militante do movimento negro e participou ao longo de quatro décadas de atividades artísticas, culturais e políticas no país, sobretudo na Bahia e no Rio de Janeiro. Pertencia a uma das casas mais tradicionais de candomblé jeje da Bahia, era Runtó do Humpame Ayono Runtoloji, situado em Cachoeira.

Junto com o poeta Éle Semog compôs os livros “O Arco-Íris negro” (1978) e “Atabaques” (1983), ambos impressos na cidade do Rio de Janeiro em auto-edição. Mais recentemente participou da Coletânea Poética Ogum’s Toques Negros (Salvador, 2014) e publicou pela Editora Ogum’s Toques a seleção de poemas “Encantadas” (Salvador, 2015).

São dele os versos que a militância reverbera: “Por menos que conte a história / Não te esqueço meu povo / Se Palmares não vive mais / Faremos Palmares de novo” (poema “Notícias”).


* Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Rihanna começa turnê brasileira neste sábado em São Paulo

Além do Rock in Rio, ela se apresenta em...

Kobe se despede com show e emoção em noite de virada incrível dos Lakers

A quarta-feira (13) foi histórica para o basquete. O...

Dana White confirma luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen

O que todos que acompanham MMA já imaginavam foi...

Elza Soares e Emicida

A carreira de Emicida teve início no começo dos...

para lembrar

Com filme novo, Spike Lee fala de seu jeito de fazer cinema

"Cara, se você não pode apostar em si mesmo,...

Espanhóis exaltam ‘renascer’ de Ronaldinho no Atlético-MG

  Um dos principais jornais esportivos da Catalunha, o Sport...

Amigos e admiradores de Ellen Oléria revelam verdadeira devoção na torcida

Quando ouviu Ellen Oléria cantar Maria Maria, João Gabriel...

FUNK BRASIL – 40 Anos de Baile

Cultne registrou o musical inédito, "Funk Brasil 40 anos...
spot_imgspot_img

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Um bispo nêgo brasileiro

Uma das primeiras coisas que somos apresentados quando iniciamos nossos estudos e compreensão sobre a História é a chamada linha do tempo. O professor...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...
-+=