Escritor José Limeira morre de câncer

O escritor e poeta José Carlos Limeira faleceu no último sábado, 12 de março de 2016, aos 64 anos, no hospital Ana Néri, em Salvador, em decorrência de problemas cardíacos.

Limeira, nascido em Salvador em 01 de maio de 1951, era graduado em Engenharia Mecânica. Seus primeiros livros publicados foram “Zumbi… dos” (1971) e “Lembranças” (1972), edições do autor. Foi militante do movimento negro e participou ao longo de quatro décadas de atividades artísticas, culturais e políticas no país, sobretudo na Bahia e no Rio de Janeiro. Pertencia a uma das casas mais tradicionais de candomblé jeje da Bahia, era Runtó do Humpame Ayono Runtoloji, situado em Cachoeira.

Junto com o poeta Éle Semog compôs os livros “O Arco-Íris negro” (1978) e “Atabaques” (1983), ambos impressos na cidade do Rio de Janeiro em auto-edição. Mais recentemente participou da Coletânea Poética Ogum’s Toques Negros (Salvador, 2014) e publicou pela Editora Ogum’s Toques a seleção de poemas “Encantadas” (Salvador, 2015).

São dele os versos que a militância reverbera: “Por menos que conte a história / Não te esqueço meu povo / Se Palmares não vive mais / Faremos Palmares de novo” (poema “Notícias”).


* Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Coronavírus na África, a terceira onda

dos 54 países africanos, pelo menos 40 já testaram...

Vai-Vai promove manifesto paulistano do samba e do hip hop em retorno ao Grupo Especial

De volta ao Grupo Especial após o segundo rebaixamento de sua...

Terreiro Casa de Oxumarê celebra 180 anos com programação especial; veja

Evento é gratuito e será realizado na próxima sexta...

Zoe Saldana, atriz de ‘Avatar’, é Nina Simone em 1º trailer de filme polêmico

Após o Netflix lançar o documentário "What happened, Miss...

para lembrar

A vida familiar nos quilombos

Enquanto durou a escravidão no Brasil, os escravos resistiram....

Negras e negros no Jabuti 2019

Li depoimentos e postagens de colegas negros finalistas do...

Fiscalização resgata haitianos escravizados em oficina de costura em São Paulo

Quatorze pessoas passavam fome e eram obrigadas a viver...
spot_imgspot_img

Segundo documentário sobre Luiz Melodia disseca com precisão o coração indomado, rebelde e livre do artista

Resenha de documentário musical da 16ª edição do festival In-Edit Brasil Título: Luiz Melodia – No coração do Brasil Direção: Alessandra Dorgan Roteiro: Alessandra Dorgan, Patricia Palumbo e Joaquim Castro (com colaboração de Raul Perez) a partir...

Flávia Souza, titular do Fórum de Mulheres do Hip Hop, estreia na direção de espetáculo infantil antirracista 

Após mais de vinte anos de carreira, com diversos prêmios e monções no teatro, dança e música, a multiartista e ativista cultural, Flávia Souza estreia na...

Violência contra territórios negros é tema de seminário com movimentos sociais em Salvador

Diante da escalada de violência que atinge comunidades negras e empobrecidas da capital e no interior da Bahia, movimentos sociais, entidades e territórios populares...
-+=