Escritor José Limeira morre de câncer

O escritor e poeta José Carlos Limeira faleceu no último sábado, 12 de março de 2016, aos 64 anos, no hospital Ana Néri, em Salvador, em decorrência de problemas cardíacos.

Limeira, nascido em Salvador em 01 de maio de 1951, era graduado em Engenharia Mecânica. Seus primeiros livros publicados foram “Zumbi… dos” (1971) e “Lembranças” (1972), edições do autor. Foi militante do movimento negro e participou ao longo de quatro décadas de atividades artísticas, culturais e políticas no país, sobretudo na Bahia e no Rio de Janeiro. Pertencia a uma das casas mais tradicionais de candomblé jeje da Bahia, era Runtó do Humpame Ayono Runtoloji, situado em Cachoeira.

Junto com o poeta Éle Semog compôs os livros “O Arco-Íris negro” (1978) e “Atabaques” (1983), ambos impressos na cidade do Rio de Janeiro em auto-edição. Mais recentemente participou da Coletânea Poética Ogum’s Toques Negros (Salvador, 2014) e publicou pela Editora Ogum’s Toques a seleção de poemas “Encantadas” (Salvador, 2015).

São dele os versos que a militância reverbera: “Por menos que conte a história / Não te esqueço meu povo / Se Palmares não vive mais / Faremos Palmares de novo” (poema “Notícias”).


* Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Rocco publica o best-seller “Filhos de Sangue e Osso” no Brasil

A Editora Rocco trouxe para o Brasil em outubro...

Super Domínica: a heroína de uma negra ilha caribenha

Domínica é um Estado Insular soberano situado no mar...

Mostra explora memória e identidade da cultura negra com telas de Zé Darci

Está em cartaz em Porto Alegre a exposição “Memória...

para lembrar

RIO DE JANEIRO: mês da Consciência Negra tem Programação Especial

Em homenagem ao Mês da Consciência Negra, o Oi...

Alaide Costa

Alaíde Costa Silveira Mondin Gomide nasceu no Rio de Janeiro...

Através da minha história, vou ajudar as mulheres negras

Monalysa Alcântara foi eleita Miss Brasil 2017 na noite deste...
spot_imgspot_img
-+=