Espaço de fala da juventude da periferia, Slam BR reúne representantes de todo o país

Em sua sexta edição, edição será realizado no Sesc Pinheiros, a partir desta quinta (12). Organização diz que este ano a batalha será a maior de todas. Destaque para a participação das mulheres negras

Do Rede Brasil Atual

Pieta Poeta foi a vencedora da edição de 2018; organização afirma que a presença de mulheres tem crescido cada vez mais (Foto: SÉRGIO SILVA/PONTE JORNALISMO)

São Paulo – A 6ª edição do Slam BR, campeonato brasileiro de poesia falada, será realizada desta quinta-feira (12) até o próximo domingo (15), no Sesc Pinheiros, na zona oeste da capital paulista. Com representantes de todas as regiões do Brasil, poetas e poetisas se enfrentarão num movimento que mantém vigoroso ritmo de crescimento.

Presente em pelo menos 20 estados brasileiros e em 200 comunidades, a batalha surgiu em 2008. No slam, o júri é formado pelo próprio público, que atribui notas aos poemas falados. Em entrevista à Rádio Brasil Atual, Roberta Estrela D’Alva, diretora geral do Slam BR, explica que o duelo tem como regra levar poemas próprios de três minutos, no máximo. O vencedor representará o Brasil na Copa do Mundo de Slam, na França, no ano que vem.

Estrela destaca que o campeonato de poesia é um espaço democrático, aberto para o público em geral que fala sobre qualquer assunto. Segundo ela, com o passar dos anos a participação feminina aumentou bastante. “O Slam é um espaço aberto para qualquer pessoa participar. No Brasil, ele teve muita adesão das comunidades periféricas, então os temas mais políticos e sociais estão bem em voga. Independente do assunto, você estar ali com o microfone na mão já é uma atitude política. As meninas estão chegando muito forte também”, afirmou à repórter Nahama Nunes.

Neste ano, a edição vai homenagear um poeta e uma poetiza ativos e de referência nas periferias paulistanas, que faleceram neste ano: a poeta negra e colaboradora da revista Ocas Tula Pilar Ferreira e o agitador cultural e cofundador da Cooperifa Marco Pezão.

A poeta Cinthya Santos, a Kimani, representará o estado de São Paulo na competição. “Eu já representei São Paulo, em 2017, quando fui vice-campeã. Então já passei por todo o nervoso e ansiedade. É uma alegria muito grande. Eu levo muita reflexão, com poesias que não deixam a resposta pronta, onde as pessoas vão buscar entender depois”, contou.

Para a poeta paulista, é uma honra ver tantas mulheres negras participando da competição. “As ultimas vencedoras foram a Luz Ribeiro, Bell Puã e a Pieta Poeta. São três mulheres pretas incríveis. Elas foram à França e ainda ultrapassaram uma barreira interior, de conseguir falar o que pensa e se fortalecer. A gente criou coragem para falar sobre coisas que ficaram quietas por muito tempo”, acrescentou.

O Sesc Pinheiros fica na Rua Paes Leme, 195. A entrada é gratuita. A programação começa hoje (12) a partir das 14h. Veja a grade completa das batalhas aqui.

+ sobre o tema

Álbum solo “Boogie Naipe” do Mano Brown é indicado ao Grammy Latino

Após anos de muita expectativa, o álbum de estreia...

Conheça Filhas do Pó, primeiro filme de uma cineasta negra distribuído nos Estados Unidos

Se Filhas do Pó fosse uma grande produção hollywoodiana,...

Conheça os nomes que deverão causar na cena musical em 2018

Entre IZA e Karol Conka, veja cinco artistas que...

Kendrick Lamar coloca soldados para marchar contra o racismo no Grammy 2018

Kendrick Lamar foi um dos grandes destaques da noite...

para lembrar

Amálgama – por Adriana Graciano

por Adriana Graciano para o Portal Geledés Para Wallace Nosso amor...

Ronaldo :”Não vou voltar pra Europa, quero ficar no Brasil”

Leia os principais trechos da sabatina de ontem com...

Chris Brown diz que ainda não está pronto para namorar outra vez

O cantor Chris Brown, que no início do ano...
spot_imgspot_img

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais quando a artista subiu no palco principal do Coachella, na Califórnia, na tarde deste domingo, acompanhada...

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...

Oprah Winfrey completa 70 anos com um império de R$ 17 bilhões

A apresentadora, empresária e atriz Oprah Winfrey completa 70 anos, nesta segunda-feira, e vive um momento chave na carreira como produtora da nova versão...
-+=