Estudantes acusam professor da UFF de machismo e injúria racial

Duas alunas da Universidade Federal Fluminense (UFF) relatam ter sido vítimas de agressão verbal por parte do professor de Economia, André Guimarães Augusto, na última quarta-feira, no campus da reitoria, em Icaraí, Niterói.

por Elena Wesley no O São Gonçalo

As ofensas teriam ocorrido enquanto Gabrielle d’Almeida, que cursa Enfermagem, e Mel Gomes, estudante de Produção Cultural, tentavam se informar acerca de uma discussão de André com um outro aluno, referente à reunião do Conselho de Ensino e Pesquisa, da qual participavam.

Segundo Gabrielle, o professor lhe disse: “Vai se f*** você também, sua piranhazinha”. Surpresa, a universitária exigiu o nome do professor. Mel, de 26 anos, fez o mesmo questionamento e, rindo, André teria respondido: “Não vou dizer, você não é policial, sua preta!”.

“Parece bizarro, mas o preconceito na universidade é algo diário. Me lembro que no dia da minha matrícula gritaram ‘agora com esse Enem, qualquer macaco entra’. Às vezes, eu tenho que me convencer de que realmente tenho direito a estar aqui”, desabafou Mel.

“Ele acusava o nosso companheiro do DCE de fascista, mas quando se referiu a nós, fugiu da esfera política para nos ofender pelo gênero e pela raça. É triste ser ofendida por um educador que deveria estar defendendo a presença de mulheres e negros na universidade”, completou Gabrielle, de 25 anos. Ambas atuam no Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Em nota, o professor pediu desculpas pelas ofensas dirigidas à Gabrielle, “o que já fiz diretamente à mesma no momento do ocorrido e a todas às mulheres símbolos e inspiração de uma luta cotidiana, por palavras mal colocadas em uma situação adversa”. André, entretanto, negou as acusações de injúria racial. Ao telefone, a presidente da Associação dos Docentes da UFF (Aduff), Renata Vereza, afirmou que a entidade está disposta a colaborar com a apuração dos fatos. Em uma segunda nota, o Comando Local de Greve se desculpou e solidarizou “com a estudante atingida pela ofensa de gênero, ofensa à qual repudiamos veementemente”. Não houve menção à acusação de racismo.

+ sobre o tema

Iza faz show em live para anunciar gravidez: ‘Parece que o mundo já mudou de cor’

A cantora Iza está grávida de seu primeiro filho....

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

Selo Sesc lança Relicário: Dona Ivone Lara (ao vivo no Sesc 1999)

No quinto lançamento de Relicário, projeto que resgata áudios...

para lembrar

Mulheres fazem ato contra PEC do aborto no Centro do Rio

PEC 181 é a favor da criminalização do aborto...

British Council – Bolsa de mestrado para grupos sub-representados na Ciência

Diversidade e Inclusão na Ciência Sob a linha de Professional Development...

Inscrições para bolsas do Prouni serão abertas na terça

Das bolsas ofertadas, 103.719 são integrais, e 110.391, parciais...
spot_imgspot_img

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...

O que a proibição de livros nos diz sobre o futuro que nos aguarda

Reportagem da Agência Pública mostrou que existe um movimento coordenado para barrar a entrada de determinados livros no sistema prisional de Minas Gerais. Apenas títulos...

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...
-+=