Eu, cidade – os centros urbanos africanos fora de estereótipos

“É realmente difícil separar eu mesma de você porque, diferentemente de  todos ao meu redor, eu não tenho outro lugar para chamar de casa. Nós conversamos muito sobre você. Você é fria e severa, mas ao mesmo tempo colorida e divertida. Obrigada por me tolerar”

por Alessandra Alves no Afreaka

 

Frame do curta de Jeff Rikhotso’s, um dos trabalhos de “30 Days and A City” (Divulgação)
Frame do curta de Jeff Rikhotso’s, um dos trabalhos de “30 Days and A City” (Divulgação)

As palavras da fotógrafa Nozuko Mapoma são um diálogo entre ela e sua cidade, Johannesburgo, que mostra a complexidade que caracteriza as relações entre as pessoas e os lugares onde vivem. Essa é a ideia do projeto “30 Dias e a cidade”, criado pelo designer Rendani Missblacdropp nas ruas de Johannesburgo e do qual Mapoma participa: apresentar perspectivas mais amplas e não dicotômicas entre cidades e seus habitantes a partir de intervenções artísticas.

Sindiso-Nyoni-1-1200-x-900

Em entrevista ao portal This is Africa, Rendani explica que as ideias clichês sobre Johannesburgo o incentivaram a desenvolver a iniciativa: “Ela nasce do sentimento de frustração com os estereótipos sobre a cidade. As pessoas visitam mas não interagem realmente com ela.” A partir de um post em seu blog, Rendani convidou moradores de Johannesburgo a documentarem em poemas, vídeos e ilustrações suas experiências cotidianas com a cidade.

O projeto, de caráter colaborativo, fez Rendani selecionar seis pessoas, entre fotógrafos, designers, ilustradores, escritores e músicos, para dar início à empreitada. O grupo teve trinta dias para propor intervenções que contassem a história da cidade e que dialogassem com seus moradores – uma tentativa de jovens artistas reconstruírem não só Johannesburgo, mas também outras grandes cidades do mundo.

Sindiso-Nyoni-2-1200-x-900

Na experiência, os participantes realizaram diferentes propostas a partir de variadas linguagens artísticas. Além de fotos, Nozuko Mapoma, por exemplo, também escreveu pequenos relatos diários de sua relação com a cidade, mostrando como a grandeza do centro urbano pode não ser uma parte agradável da experiência de habitá-lo.

 

Esse é o exemplo do relato “Tenho que sair do apartamento”, de 16 de Fevereiro de 2014. Nele, Mapoma diz que detesta dias corridos porque situações sufocantes são terríveis “quando tudo o que você quer é espaço e silêncio”. Outro fato destacado pela artista é a experiência com o transporte público. Para ela, o mais excitante ao usar os ônibus como meio de transporte é a “habilidade de ser parte da cidade sem ser realmente afetada por isso”, sendo o ônibus uma espécie de bilhete de entrada para uma galeria de assentos que te dá acesso a um reality show televisivo.

“Femme” – Andile Buka (Divulgação)
“Femme” – Andile Buka (Divulgação)

Outra proposta intrigante de “30 Dias e a Cidade” é a série “Mulher”, elaborada pelo fotógrafo Andile Buka. Segundo texto publicado pelo fotógrafo no blog de Rendani, o intuito da série “Mulher” era acabar com a necessidade das mulheres dizerem “me amem, me desejem, me reverenciem”. De acordo com Buka, mulheres africanas nem sempre estão preocupadas com sexualidade, como ocorre no Ocidente: “Nós estamos quase sempre elaborando os nossos próprios padrões e redefinindo o que é sexualidade.”

“Femme” – Andile Buka (Divulgação)
“Femme” – Andile Buka (Divulgação)

Talvez unir mulheres e cidades a partir de fotos que exponham as vulnerabilidades de ambas produzisse objetos apenas frágeis. Mas não é isso que as fotos de Buka fazem. Ao mostrar a a subjetividade sedutora, vulnerável e livre da mulher e da cidade, o fotógrafo ressignifica o lugar de ambas, colocando-as como protagonistas de suas próprias narrativas. “É difícil imaginar que ainda hoje as mulheres precisam de permissão para justapor estereótipos sexuais”, analisa Buka.

 

Assim, uma das problemáticas centrais para a realização do “30 Dias e a cidade” é a tentativa de fazer intervenções que mostrem não só a violência, mas também a gentileza dos centros urbanos. A arte pensada a fim de mostrar as contradições e a diversidade de narrativas que traduzem as cidades – dentro e fora da África.

“Femme” – Andile Buka (Divulgação)
“Femme” – Andile Buka (Divulgação)

A partir de uma perspectiva densa, o projeto não dicotomiza as metrópoles africanas a fim de reproduzir estereótipos, mas concebe as contradições desses lugares como mola propulsora para a mudança. Como se expor a ferida fosse etapa fundamental para produzir a vacina contra a correria, a falta de tempo e a desumanidade que podem habitar essas grandes cidades.

 

Leia Também:

‘A África que existe na cabeça das pessoas é folclorizada’, diz Mia Couto

 

+ sobre o tema

De Santo André para a África, Cacau ganha respeito dos alemães na Copa

Por: Carlos Augusto Ferrari e Thiago Correia   Torcedores rasgam elogios...

Gana, mais uma vez, ‘salva’ o continente africano em um Mundial

Antes de iniciar a Copa-2010, a expectativa era...

A UE promete não pressionar a África

Por Servaas van den Bosch, da IPS    Windhoek,...

para lembrar

‘Há relação entre negros e pobreza’, diz Nkosinati Biko sobre a desigualdade racial

Apesar do apartheid ter acabado, a desigualdade racial ainda...

Angolanos na diáspora participam na Reunião Juvenil Euro-África em Braga

Lisboa - Dez jovens angolanos, integrados em várias...

África busca estratégia para parceria mais vantajosa com a China

Chineses anunciam 20 bilhões de dólares em investimentos...
spot_imgspot_img

Copa Africana de Nações: África do Sul e Costa do Marfim avançam às semifinais

Nigéria e África do Sul, Congo contra Costa do Marfim. Essas serão as semifinais da Copa Africana de Nações, após os resultados das partidas deste...

A África do Sul tem razão

O fato de o Hamas ter cometido crimes brutais —o sequestro de civis israelenses, ainda em curso, é um deles— não exime Israel de prevenir genocídio, tampouco autoriza...

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...
-+=