Excelência, os meninos mortos em Maceió e embalados em papel de jornal pedem socorro

por Arísia Barros

Excelência, a infância, como símbolo de descobertas e liberdade, dos jovens e meninos da capital de Alagoas está sendo, cotidianamente, forçada ao exílio da cidadania.

A morte em série de meninos e jovens é como um câncer aberto em progressiva metástase, abraçando mais e mais meninos pretos/pardos, pobres e moradores das periferias.

Os famosos PPP.

É a afirmação cada vez mais abissal que a capital das escadarias intermináveis como rota das grotas esquecidas e das mansões estonteantes faz o exercício do apartheid, a seleção desumanizadora de quem pode e deve ter direito a vida. Estamos reféns em nossa própria pátria, Excelência.

O genocídio de meninos e jovens pretos em Alagoas, sobretudo na grande Maceió está envolvido num silêncio cúmplice, como leituras públicas de concessão estatal para que a limpeza étnica se faça.

É preciso interpretar a ambigüidade dessa capital que comporta tantos veículos importados nas ruas e contraditoriamente servem de abrigo para meninos que têm “a cabeça feridenta e a alma que sangra trancafiada no abandono social”. Meninos mal despertos da infância que cheiram, fumam e se auto-mutilam a céu aberto, sob a indiferença do mundo todo. É preciso começar, urgente, a produzir soluções políticas para os meninos e jovens pretos, pobres e periféricos para que não estejam tão ,freqüentemente, presentes, como números estatísticos, nos obituários do Instituto Médico Legal.

E soluções políticas vão mais além do que polícia, cassete e viaturas. Soluções políticas exigem, uma amadurecida, interlocução entre as três esferas do poder: mais saúde, mais educação, mais direitos humanos.

Pensar o povo além das eleições.

Em Maceió uma Secretaria Municipal de Direitos Humanos ,com estrutura, profissionais habilitados para tal e orçamento já seria um bom começo para o diálogo.

A miséria, Excelência expulsa meninos e meninas de suas casas e as põem no olho do furacão: drogas, sexos e rock rol.

O crack tão propalado em programas governamentais é a mistura explosiva da ostensiva ausência de políticas públicas que garantam o bem estar da população tutelada.

Nas ruas expostos aos excrementos humanos a pureza da infância implode tornando crescente a população vitimizada pela geografia das múltiplas violências.

A bala “perdida” do racismo alagoano, que encontra eco no silêncio institucional da grande Maceió, é certeira, Excelência.

É preciso acordar para a realidade mortal que extermina, literalmente, a infância dos meninos que, ainda, dormem nas ruas, grotas, becos e vielas, em sacos de cimento.

As famílias do muitos, vários e tantos meninos e jovens pardos/pretos/pobres e periféricos da grande e rica Maceió querem uma paz que não faça trilha no cemitério.

Os meninos mortos em Maceió e embalados em papel de jornal pedem socorro.

Socorra-os, Excelência!

 

Fonte: Raízes da África

+ sobre o tema

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45,...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado...

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

para lembrar

spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=