Primeiras denúncias de abuso de PMs contra meninos de rua foram apresentadas em 2008

Por: Alex Rodrigues

Brasília – As denúncias de que policiais do Distrito Federal (DF) agridem física e sexualmente moradores de rua não são uma novidade. Em 2008, queixas semelhantes às recebidas recentemente pela vice-presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, Érika Kokay (PT-DF), foram apresentadas à Corregedoria da Polícia Militar (PM) e à Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Juventude do Distrito Federal.

Como agora, a maior parte se referia a abusos cometidos contra meninos e meninas de rua na região central de Brasília. Especialmente na Rodoviária do Plano Piloto, a poucos quilômetros das sedes dos Três Poderes e do local de trabalho do governador.

De acordo com a promotora da Vara da Infância e Juventude, Luisa de Marillac, embora à época não houvesse provas materiais, as denúncias eram consistentes. Tanto que 11 promotores do Ministério Público do Distrito Federal, representantes da Secretaria de Segurança Pública local e da sociedade civil chegaram a redigir a minuta de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

O texto, de novembro de 2008, previa que a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (DF) afastasse temporariamente os acusados identificados, apurasse as denúncias e punisse os responsáveis.

“Havia indícios de que as denúncias [de 2008] eram verídicas. Várias crianças e adolescentes foram ouvidos e havia semelhanças nos depoimentos prestados por jovens que, muitas vezes, transitavam pela rodoviária em horários diferentes e sequer se conheciam”, disse a promotora à Agência Brasil.

Segundo ela, o documento chegou a ser entregue ao então procurador-geral de Justiça do DF, Leonardo Bandarra, mas não foi assinado pelas partes envolvidas. Luisa disse que não sabe quais foram os motivos para que o processo não avançasse.

O promotor Mauro Faria, responsável, à época, pela área criminal, chegou a ouvir cerca de 40 pessoas, entre moradores de rua e agentes policiais. “Não tivemos como identificar nomes, números de viaturas e sequer os dias e horários em que as supostas agressões teriam ocorrido. É um tema muito complicado [de apurar], pois as pessoas que vivem nas ruas são muito vulneráveis, não acreditam mais na ação do Estado, que veem como inimigo, e temem uma reação enérgica contra eles”, disse o promotor, destacando que considera as denúncias “críveis”.

Sem a adoção de providências pelo Poder Público e com a continuidade dos relatos de abusos policiais, as denúncias foram reapresentadas pela vice-presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Érika Kokay, à Secretaria de Segurança Pública do DF, em 12 de julho de 2011. Novos relatos foram acrescentados.

Edição: Juliana Andrade e Lílian Beraldo

 

 

 

 

Fonte: EBC

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Justiça decreta prisão de suspeito de envolvimento no caso Marielle

Justiça decreta prisão de suspeito de envolvimento no caso...

Grafites de Marielle e Maria da Penha são alvos de ataques de vândalos no Rio

Dois grafites da vereadora Marielle Franco (PSOL) e um...

Justiça absolve policiais acusados de tortura e morte de Amarildo

A 8ª Câmara Criminal da Justiça do Rio de Janeiro absolveu ontem (13)...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=