Guest Post »

Expoentes da Nossa Ciência: um afro-brasileiro no mundo dos polímeros – Guimes Rodrigues Filho

Guimes Rodrigues Filho graduou-se em Química pela Universidade de São Paulo (1982), e defendeu seu mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1988) onde também concluiu o doutorado em 1997.

Por Kleber Del Claro Do Cienciaqnf

Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde atua na área de Físico-Química, com ênfase principalmente na reciclagem de Polímeros: sintetizar e caracterizar polímeros sulfonados a partir de materiais reciclados como o PVC, PET e PS e derivados acetilados e metilados da celulose a partir do bagaço de cana-de-açúcar e jornal. Um estudo altamente ecológico e de grande aplicabilidade sócio-ambiental.

Na extensão desenvolve uma série de projetos de inclusão sócio-cultural-racial, através da cultura afro-brasileira, de crianças, adolescentes e adultos com financiamento do Ministério da Cultura/PETROBRAS, Prefeitura de Uberlândia e PROEX-UFU. Desde 2006 é coordenador doNúcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFU (NEAB-UFU).

No NEAB coordena o grupo de estudos em cultura afro-brasileira com ênfase na Capoeira Angola. Em 19/12/2008 recebeu o título, da Câmara dos Vereadores, de Cidadão Honorário de Uberlândia.

Orientou em 2009 as alunas vencedoras do I Prêmio Sunivil de Inovação na categoria ecologia. É coordenador e bolsista do subprojeto História e Cultura Afro-Brasileira do Programa PIBID/UFU-CAPES-2010.

A Ciência que nós fazemos considera pessoas como o Prof. Guimes,  indipensáveis para as nossas universidades!

Related posts