Expoentes da Nossa Ciência: um afro-brasileiro no mundo dos polímeros – Guimes Rodrigues Filho

Guimes Rodrigues Filho graduou-se em Química pela Universidade de São Paulo (1982), e defendeu seu mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1988) onde também concluiu o doutorado em 1997.

Por Kleber Del Claro Do Cienciaqnf

Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde atua na área de Físico-Química, com ênfase principalmente na reciclagem de Polímeros: sintetizar e caracterizar polímeros sulfonados a partir de materiais reciclados como o PVC, PET e PS e derivados acetilados e metilados da celulose a partir do bagaço de cana-de-açúcar e jornal. Um estudo altamente ecológico e de grande aplicabilidade sócio-ambiental.

Na extensão desenvolve uma série de projetos de inclusão sócio-cultural-racial, através da cultura afro-brasileira, de crianças, adolescentes e adultos com financiamento do Ministério da Cultura/PETROBRAS, Prefeitura de Uberlândia e PROEX-UFU. Desde 2006 é coordenador doNúcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFU (NEAB-UFU).

No NEAB coordena o grupo de estudos em cultura afro-brasileira com ênfase na Capoeira Angola. Em 19/12/2008 recebeu o título, da Câmara dos Vereadores, de Cidadão Honorário de Uberlândia.

Orientou em 2009 as alunas vencedoras do I Prêmio Sunivil de Inovação na categoria ecologia. É coordenador e bolsista do subprojeto História e Cultura Afro-Brasileira do Programa PIBID/UFU-CAPES-2010.

A Ciência que nós fazemos considera pessoas como o Prof. Guimes,  indipensáveis para as nossas universidades!

+ sobre o tema

Reinvenção do futebol: bola e arte para vencer o racismo

Em comemoração ao dia da Consciência Negra, o jornal...

Josephine Baker

Josephine Baker (03 de junho de 1906 –...

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

para lembrar

Anderson Silva tem vitória histórica contra Okami

O brasileiro Anderson Silva confirmou seu favoritismo e derrotou...

Barcos africanos coloridos agora são móveis

Na costa oeste da África, os pescadores mantém a...

Anderson Silva é eleito o ‘Homem do Ano’

HOMENAGEM DA REVISTA GQ COROA UM ANO DE ASCENSÃO...
spot_imgspot_img

Onde estão os cientistas negros?

"Mas se adotarmos cotas, corremos o risco de perder o aluno-padrão Unicamp." Eu ouvi essa frase em 2015, numa das palestras sobre ações afirmativas...

A ciência de ponta vai além das pessoas brancas

No final de 2022, assumimos um desafio com o qual sonhávamos há anos: lançamos uma chamada pública voltada exclusivamente a cientistas negros e indígenas, em...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...
-+=