Exposição considerada espetáculo racista gera protestos em Paris

Paris, 7 dez (EFE).- Cerca de 200 pessoas protestaram neste domingo contra o centro cultural Centquatre, em Paris, devido ao evento artístico “Exhibit B” do artista sul-africano Brett Bailey, que expôs no espaço 12 retratos vivos com negros em jaulas, o que alguns consideraram um espetáculo racista.

No Yahoo 

O protesto ocorreu sem confusão e sob a vigilância da polícia, cuja presença foi reforçada ao redor da “performance” devido às criticas que surgiram antes da inauguração do polêmico artista.

Com figurantes negros enclausurados em jaulas, a obra busca recriar os “zoológicos humanos” dos finais do século XIX, diz o autor.

“Queria analisar o racismo e a xenofobia em nossa época e mostrar como essa visão se origina na história”, declarou o artista em entrevista publicada netse domingo pela revista “Les Inrocks”.

Segundo o centro cultural que expõe a obra, Brett Bailey denuncia o terror da história colonial de seu país.

“Essa obra de arte denuncia sem ambiguidade todas as formas de desumanização, de racismo. Em cada retrato vivo, o caráter plástico extremamente preciso baseado em fatos históricos permite a tomada de distância e proíbe toda a possibilidade de impressão degradante”, argumentou.

A mostra, programada durante uma semana, já tinha sido alvo de protestos em Paris e também em Londres, onde foi cancelada em setembro pela polêmica gerada.

Um porta-voz de um grupo identificado na manifestação como “Brigada Anti-Negrofobia”, criticou a França à imprensa por ser um “Estado racista” ao sediar a performance.

“Sempre somos mostrados na posição de vítimas. Onde estão as imagens que nos representam de pé?”, questionou o porta-voz, que classificou de “voyeurismo” que “sempre se mostre os negros em uma posição inferior”. EFE

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

OAB promove ato de desagravo em favor de advogada vítima de racismo

A OAB/MT e a subseção de Barra do Garças...

Acórdão do TRF-4 revela o nome do professor da Ufrgs condenado por racismo

Humberto do Adami ÍNTEGRA DO ACÓRDÃO DO TRF-4 APELAÇÃO CÍVEL Nº...

Aprovada multa de até R$ 37 mil por racismo, homofobia ou transfobia no Ceará

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa...

Leandro pede posição da CBF

Fonte: Justiça Desportiva - Um dos símbolos do bicampeonato...
spot_imgspot_img

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6 anos da morte do pastor e teólogo James Cone, o sistematizador da teologia negra. Esta...

Com a mão erguida e o punho cerrado eu grito: fogo nos eurocêntricos cientistas-cientificistas

A verdade é que esse mundo é uma Ameaça. Uma Ameaça a certas gentes. Uma Ameaça a certas não-gentes. Uma Ameaça a redes, a...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=