Fachin determina que RJ apresente cronograma para câmeras em fardas policiais

Enviado por / FonteCNN, por Pauline Almeida

Instalação de câmeras será em fardas e viaturas de agentes de segurança integrantes de unidades especiais, e também dos batalhões com maiores índices de letalidade policial no estado

Em decisão desta segunda-feira (19), o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu cinco dias para que o Governo do Rio de Janeiro apresente um cronograma para instalação de câmeras nas fardas e viaturas de agentes de segurança integrantes de unidades especiais e também dos batalhões com maiores índices de letalidade policial no estado.

Fachin aponta que os equipamentos devem captar tanto áudio quanto vídeo. O ministro também indica que o cronograma precisa ser cumprido “da forma mais expedita possível” e inclusive com o remanejamento de equipamentos já instalados em batalhões com menor índice de óbitos, se for necessário.

O Estado tem cinco dias corridos, contados mesmo durante o recesso judicial, para responder. A instalação de câmeras em fardas e viaturas policiais no Rio começou em maio, mas somente em algumas unidades.

Em nota, o Governo do Rio informou que recebeu a notificação do Supremo Tribunal Federal e prestará os esclarecimentos dentro do prazo determinado pelo STF. “Em relação às câmeras operacionais portáteis, já estão em funcionamento na Polícia Militar cerca de 9 mil bodycam, adquiridas pelo governo do estado na maior licitação desse tipo de equipamento já feita no País”, divulgou.

CNN também buscou um posicionamento das polícias Militar e Civil, além da Procuradoria do Estado, e aguarda retorno.

No despacho desta segunda-feira, Fachin também determinou que o Conselho Nacional de Justiça avalie o plano de redução da letalidade policial apresentado pelo Estado e encaminhe um parecer ao STF em 30 dias.

Na última semana, após ser questionado pelo Supremo, o governo apresentou uma nova redação do texto e aponta que acrescentou sugestões vindas da sociedade civil e entidades, após a realização de uma audiência e uma consulta públicas realizadas por determinação judicial.

O terceiro pedido feito por Fachin é que o Governo do Rio de Janeiro ainda apresente um maior detalhamento de metas e indicadores usados para planejar a redução de óbitos durante a ação das polícias.

Leia Também:

‘Morre na moral aí’: diz PM em vídeo após atirar em suspeito desarmado em SP que implorou para ser levado a hospital

Corregedoria acusa policiais militares de executar suspeito desarmado e já dominado em SP

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Protesto não é crime! Anistia Internacional

A preparação para a Copa do Mundo fez com...

Apreensões sobre o racismo norte-americano

A pequena cidade de Ferguson, no Missouri (centro dos...

Pelo fim da pena de morte aos adolescentes. O caso São Remo

O “mito do adolescente violento” transforma o jovem, negro e...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...

Instituto Odara lança dossiê sobre a letalidade policial que atinge crianças negras na Bahia

O Odara - Instituto da Mulher Negra torna público o documento “Quem vai contar os corpos?”: Dossiê sobre as mortes de crianças negras como consequência...
-+=