Família denuncia PM por agredir menina negra de 15 anos

De Douglas Belchior

No último sábado, 12, cerca de 20 ativistas ligados à Uneafro e a família da menina negra agredida por um PM em uma escola pública da zona leste de São Paulo, realizaram um protesto durante o Congresso de Segurança Pública, promovido pela OAB no Teatro Gazeta, na Av. Paulista.

O Cel. PM Benedito Roberto Meira, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o Delegado Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Luiz Maurício Souza Blazeck e o ex-presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, negaram o direito ao uso da palavra aos manifestantes e à mãe da menina negra agredida. Os seguranças expulsaram os ativistas.

Continuaremos a ação no sentido de dar visibilidade ao caso e levar adiante a denúncia.

Leia o detalhado relato da mãe e da menina agredida, registrada pelo site Info Diretas.

 

“Macaca Favelada”, um soco na boca, 2 dentes quebrados e outros dois dentes moles, escoriações no corpo e muita revolta. Mãe diz que Escola foi conivente com ação da PM.

De Info Diretas

Fotos de Info Diretas e Davi de Freitas

Familiares de uma adolescente acusam um policial militar de ter desferido um soco na boca e posterior uso de cassetete e força excessiva, além de racismo, dentro do uma unidade estudantil na região do Itaim Paulista, no extremo Leste da capital. A garota teve dois dentes quebrados, dois estão moles e ferimentos visíveis na boca. A agressão por parte do PM teria ocorrido na tarde da última terça-feira, dia 8.

Segundo a vítima, L. M. C. S., de 15 anos, no domingo, 6, meninas teriam ido até a casa da família e contado que outras garotas “queriam pegar sua irmã”. Por conta do medo, a irmã mais nova da jovem, R. M. C. S., de 13 anos, não teria ido à escola na segunda-feira, 7. L., que não estuda na mesma instituição, teria acompanhado a irmã na terça-feira, até a entrada da Escola Estadual Wilson Roberto Simonini, na Vila Curuçá, para “apenas conversar com as meninas e apaziguar a situação”. Mas o que teria ocorrido foi uma série de agressões e acusações de omissão.

A adolescente conta que, ao chegar à porta da escola, por volta das 13h30, três primas e duas tias da menina que havia feito a ameaça estavam no local. A briga teria acontecido por conta de “risadas” no páteo da escola. Com a situação, a diretora teria chamado à PM, que enviou uma viatura com dois PMs homens. Dentro da escola, uma das tias da menina de 14 anos, teria dito a frase: “se encostar na minha sobrinha, vou te matar. Não é uma ameaça é uma promessa”. Segundo a vítima, o PM interveio, dizendo que a mulher, supostamente maior de idade, poderia agredir a garota, pois ele “passaria um pano”. A vítima alega que, neste momento, teria se virado para ver o PM, quando recebeu um soco que acertou a boca. Sangrando, ela teria se levantado e virado de costas, recebendo um golpe com uma pedaço de madeira na nuca. A paulada teria sido desferida pela tia, enquanto o PM, teria dado um golpe com o cassetete em sua perna.

IMG 20140412 160709

Ainda dentro da escola, a menina teria sido socorrida por algumas garotas que a viram sangrando. A irmã, que já estava dentro unidade, foi impedida de socorrê-la. Nesta hora, a menina teria sido ofendida pelo mesmo PM. “Meu chinelo acabou ficando lá, quando voltei para pegar, o PM disse, vai embora neguinha favelada, macaca”.

A adolescente L. M. C. S, não teria recebido apoio da direção da escola e nem mesmo da PM, indo para casa sangrando e a pé. Os PMs, junto as supostas agressoras teriam ido até o 67° DP (Jardim Robru), e elaborado um boletim de ocorrência, de agressão e desacato, mas, contra a vítima, deixando a família da menina indignada. De acordo com o Boletim de Ocorrência número 929/2014, a menina teria agredido os policiais militares, sendo um com ferimentos no rosto, e desacato à autoridade. “Minha filha apanhou da PM, ninguém fez nada, e ainda passa como culpada, estou indignada”, diz a professora Luciana Brason, de 39 anos, mãe da menina.

A mãe da adolescente também se diz chateada com a direção da escola. “Na escola todos me conhecem, assim como minhas filhas. Deu tempo de chamar à família da menina, à PM, mas não me chamaram. Minha filha apanhou e fui a última a ser informada. O caso está sendo apurado por advogados ligados à Uneafro.

Um ato de repúdio foi realizado na tarde do último sábado, 12, na Avenida Paulista. Cerca de 20 pessoas carregando faixas e bandeiras contra a PM e pela desmilitarização da polícia interromperam aos gritos de “fora PM” e “PM racista” um encontro organizado pela OAB, que contou com a presença do comando da Polícia Militar, no auditório da TV Gazeta. Seguranças do evento retiraram os manifestantes.

UNEAFRO-1

uneafro2

IMG 20140412 170749

IMG 20140412 153858

Fonte: Negro Belchior

+ sobre o tema

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

para lembrar

spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=