Fátima Oliveira: Carneirice, de direita ou de esquerda, dá dó

“Há uma justa medida em todas as coisas; existem, afinal, certos limites”

A ADVERTÊNCIA DO ROMANO HORÁCIO CONTRA OS EXCESSOS

Por Fátima Oliveira

Est modus in rebus, sunt certi denique fines” é frase do poeta romano Horácio (65 a.C.-8 a.C.) “em que ele adverte contra os excessos e recomenda a moderação.

Literalmente: Há uma justa medida (modus) em todas as coisas (rebus); existem, afinal, certos limites (Livro I, Sátira 1). É usada principalmente em tom de advertência, quando queremos sugerir que alguma coisa está passando do tolerável” (professor Cláudio Moreno).

Citando Horácio, tento responder a questionamentos sobre o que escrevi ultimamente, a exemplo de “Marco Feliciano tira sarro da cara de todo mundo porque pode” (O TEMPO, 2.4.2013); “Interdição racista: banheiros luxuosos não são para negros” (O TEMPO, 23.4.2013); e “O secularismo e o laicismo contra a intolerância religiosa” (O TEMPO, 30.4.2013).

A frase também dá conta de se imiscuir no debate político em curso sobre a sucessão presidencial, que, daqui da minha esquina da vida, tem muito de tintura surreal, mas é uma boa diversão. Cito Horácio como um chamado ao livre pensar, valendo para governistas e oposicionistas, mesmo sabendo que, chamados à sensatez, muito provavelmente cairão no vazio, quando os contendores de uma peleja não se importam de fatigar a plateia. E eu sou plateia, embora tenha lado definido.

Mas a frase de Horácio é uma panaceia, pois também vale para a plateia, sobretudo aquela que tem voz nas chamadas redes sociais e que, às vezes, se faz de surda, abrindo mão de usar seus neurônios e adotando como regra do viver a carneirice – o mesmo que “sheeple“, do inglês sheep (ovelha) + people(pessoas) -, conforme a sabedoria popular que diz que o hábito de um rebanho de ovelhas de seguir umas às outras pode levar o rebanho a cair no precipício.

Pontuo que carneirice política tem muito de fanatismo.

E a carneirice, seja de direita ou de esquerda, dá dó, pois é de uma previsibilidade e mesmice que não servem ao debate, nem à ampliação da compreensão política nem à luta de ideias, apenas causa enorme fadiga! E fadiga em política, todo mundo sabe, embora a maioria não aprenda a tirar lições, é caminho seguro para a perda de votos.

Sabe-se que voto que se volatiliza solidifica discursos amorfos, aventureiros, personalistas e messiânicos de matiz e da matriz “salvadora da pátria”, pedra já cantada no primeiro turno das eleições presidenciais de 2010, como registrei em “A pequena burguesia viajou na onda da alta burguesia” (O TEMPO, 19.10.2010): “Na reta final da campanha, todas as frações da alta burguesia se mobilizaram, coesas, para incensar Marina para garantir Serra no segundo turno! E se valeram de outro regato para jogar água no moinho da luta de classes: o fervor religioso fundamentalista, que deu voto verde fundamentalista. Usemos de franqueza: a façanha de Marina é trágica. No fundo, e de cálculo pensado, serviu de escada para o conservadorismo e ainda canta vitória!”. E pior: acha, candidamente, que possui um curral eleitoral de quase 20 milhões de votos!

Destaco que escada, em política, se constrói. Não é à toa o empenho do PSDB em materializar a escada Eduardo Campos e a escada Marina. E contra as escadas, só há um caminho: a elevação da consciência política e sua decorrência direta, o pensamento crítico, sobretudo dos milhões que ascenderam à classe média nos últimos dez anos. Ainda há tempo, pois é temerário “esquecer-se dos milhões de recém-chegados à classe média (pequena burguesia), que, nela instalados, tendem a adotar valores políticos e morais da classe a que chegaram”.

 

 

Fonte: Jornal O tempo

+ sobre o tema

Mano Brown é liberado da delegacia após detenção por desacato

Cantor saiu do local por volta das 21h e...

Amor (afro)centrado: é possível falar nesses termos?

Quando a editora me fez saber que na minha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

para lembrar

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...
-+=