Feminismo e crise dos refugiados foram temas de primeira prova do Enem 2016

Temas de grande debate no Brasil e no mundo, como o feminismo e a crise dos refugiados, estiveram presentes na primeira etapa do Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio), realizada neste sábado (5).

Do Brasil Post

As primeiras provas, feitas por mais de 8,35 milhões de estudantes em todo o Brasil, exigiram conhecimentos de temas atuais e, é claro, eles foram bem discutidos nas redes sociais após o final da prova.

Uma das questões trazia uma campanha publicitária de de 1968 sobre a participação da mulher no espaço, com uma ilustração de uma mulher com trajes de astronauta, segurando uma espécie de produto de limpeza e o texto: “as mulheres do futuro farão da Lua um lugar mais limpo para se viver”.

A questão também mostrava dados atualizados da predominância masculina entre os astronautas e pedia para discutir sobre a manutenção dos estereótipos de gênero.

 

 

Outras perguntas eram referentes à xenofobia e a crise dos refugiados. O Enem abordou o modo como a Hungria lidou com o grande fluxo de refugiados e questionou sobre o muro que a Bulgária construiu para barrar a entrada das centenas de milhares de pessoas que pediam asilo.

Outros estudantes relataram que tiveram questões sobre escravidão.

Logo depois da prova, o Enem se tornou o assunto mais falado nas redes sociais. Enquanto alguns criticaram a presença de temas como o feminismo, a maioria dos usuários AMOU as questões. Veja abaixo algumas reações:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo dia

Para as provas de amanhã (6), portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 pelo horário de Brasília.

Os participantes terão cinco horas e meia para resolver questões de linguagens e códigos, matemática e, é claro, a redação.

+ sobre o tema

Professores da rede pública receberão capacitação sobre diversidade étnico-racial

Professores da rede pública estadual serão capacitados para abordar...

Histórias de professoras negras: A presença da oralidade nas trajetórias de resistência

Míghian Danae Ferreira Nunes Faculdade de Educação da Universidade...

Justiça Federal derruba idade mínima de 6 anos para entrar na escola

A Justiça Federal em Pernambuco determinou a suspensão de...

Piso do magistério sobe, mas nenhum estado cumpre integralmente

A partir do próximo mês, nenhum professor da rede...

para lembrar

Cursinho do Rio de Janeiro inscreve até hoje para 15 mil vagas gratuitas

Oportunidades valem para 50 polos espalhados em 37 municípios...

Material didático vai corrigir falhas no ensino da história da África

  Libertação da memória No Brasil, a história...

Professora Amanda Gurgel recusa prêmio do PNBE

Porque não aceitei o prêmio do PNBE Oi,...

‘Cabelo Ruim?’ volta à escola

Um estímulo ao uso de materiais lúdicos para trabalhar...
spot_imgspot_img

Vamos a desprincesar! Reflexões sobre o ensino de história à partir da presença de María Remedios del Valle na coleção Antiprincesas

Lançada em 2015 em meio à profusão de movimentos feministas, a coleção de livros infantis Antiprincesas da editora argentina independente Chirimbote se tornou um...

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...
-+=