Festival Encontro das Pretas chega a 8ª edição com shows, mostras e talks voltados a questões de negritude

O #EP8 acontece de 15 a 19 de dezembro e conta com apresentações musicais de MC Tha, Morenna, entre outros artistas

O Festival Encontro das Pretas, maior evento de cultura negra do Espírito Santo e um dos maiores do país fora do eixo Rio-São Paulo, chega a sua oitava edição e acontece de 15 a 19 de dezembro. O #EP8, que vai acontecer de maneira semipresencial, vai propor diálogos de inclusão de diversidades e redução das desigualdades em linguagem contemporânea, tecnológica, diversa e inclusiva, propondo soluções para questões étnico-racias e de gênero. Realizado pelo Instituto Das Pretas.Org, o Festival vai contar com a sua tradicional feira de afroempreendedorismo, talks, mostra audiovisual, atrações culturais e apresentações musicais de artistas como MC Tha, Morenna, Afronta MC, entre outros.

Conectando pluralidades e ressaltando a potência e a conexão das forças do afroempreendedorismo, periférico, o Festival Encontro das Pretas é um espaço destinado a difundir ideias e criar ações de propagação da cultura e do movimento negro do Espírito Santo para o mundo. E o #EP8 vem para ressignificar o momento atual da sociedade fazendo uma conexão entre passado e presente para ser construído, no agora, um futuro inclusivo e igualitário para o povo preto.

Voltando gradualmente à atividades presenciais, após ter apresentado uma edição 100% online, o #EP8 vai acontecer de forma semipresencial, considerando as orientações da OMS no combate e prevenção à COVID-19. O #EP8 foi pensado para que tenha 30 horas de uma programação integrada em um formato totalmente híbrido, com performances pluralis entre espaço físico, site e redes sociais.

“Eu acho que mesmo que a gente diminua a cobertura ou a performance exclusiva das virtualidades, a gente não vai abandonar o virtual porque isso ajuda a gente a avançar em diálogos para além dos territórios, dos limites geográficos. E quando a gente fala em fazer essa retomada fora do eixo Rio-São Paulo, a gente também está falando de espaços e estruturas que não tem a quantidade de acessos, por exemplo, que permitem que artistas, produtores e palestrantes ganhem dinheiro ou sejam subsidiados para suas lives, o que é uma coisa muito comum em grandes capitais do país, mas que normalmente em territórios como o Espírito Santo isso não se faz valer da mesma forma”, comenta Priscila Gama, CEO do Instituto Das Pretas.Org.

Os participantes da oitava edição vão ter acesso a Workshops, Talks, Rodas de Conversa, além de apresentações musicais de artistas como Anastácia Monteiro, MC Tha, Afronta Mc, Morenna, Isabel Castilho, Quinteto Preto+1, entre outras atrações culturais de artistas locais e nacionais. Além disso, de 17 a 19 de dezembro, vai acontecer a Feira Afroempreendedora nos galpões do IBC em Jardim da Penha, Vitória (ES) com 31 negócios de economia criativa que vão desde as áreas de cosméticos e moda à culinária. 

O Festival Encontro Das Pretas é uma iniciativa de Priscila Gama, TED Speaker, Estrategista de Inovação em Tecnologia Social, Consultora de Políticas de Diversidade e CEO do Instituto Das Pretas.Org. A 8ª edição tem como parceiro institucional o Governo do Estado do Espírito Santo.

SERVIÇO

#EP8 – Encontro das Pretas 2021 – Festival que propõe diálogos de inclusão de diversidades e redução das desigualdades

Data e formatos: 

15 e 16 de dezembro (Online)

17 a 19 de dezembro (Híbrido)

Local: Galpões do IBC em Jardim da Penha, Vitória – ES

Ingresso: Gratuito

Plataformas de transmissão: Youtube 

Mais informações sobre a programação em: https://www.instagram.com/encontrodaspretas/ 

Confira a programação completa:

Quarta-feira (15) 

18h30 – Live de Abertura Virtual Com O #TimeDasPretas

Participações: Priscila Gama, Rodrigo Pablo e Afari

Formato: Online

Plataforma: Instagram

Quinta-feira (16) 

10h30 – Stand-Up Comedy com Ana Pio

Plataforma: Instagram

16h – #EP.CASES: cases reais e iniciativas pretas que constroem futuros melhores no presente – através de práticas inovadoras e pensamentos disruptivos e decoloniais que estão transformando seus negócios e o ecossistema.

Convidados: Jenny Mattys (EDU CAST), Adriana de Souza Anselmo Amorim (MEIQUE), Ilona Açucena Chaves Gonçalves (COLETIVO ENEGRECER/CINE BENGUELA), Drica Coelho (Cultura Bethânia) e Rayla Correia (AGÊNCIA AZ).

Plataforma: Youtube

19h – Workshop ‘Abram os Caminhos’

Convidada: Yasmim Ferreira

Plataforma: Youtube

Sexta-feira (17)

14h22 – #EP.MOSTRA – ‘Corpo Flor’: Apresentação do Webdoc de Izah que reflete sobre negritude e sexualidade

Formato: Presencial

Local: Gira

14h45 – #EP.MOSTRA – ‘Riscadas’: Apresentação do curta-metragem de Karol Mendes em que três artistas mulheres capixabas contam suas vivências e como a arte urbana, aliada ao movimento feminista se tornou importante ferramenta no enfrentamento à violência contra a mulher.

Formato: Presencial

Local: Gira

16h – #EP.MOSTRA –  ‘A arte de contar história sobre a voz e a vez’: Mesa de debate com Priscila Gama, Natália Dornelas e Louisy Carvalho

Formato: Presencial

Local: Gira

17h30 – #EP. AMPLIFICA ‘Negritudes Conectadas’: Mesa de debate com mediação de Luana Louriano

Convidados: Valquíria Santos, Larisa Barbosa e Levis Da Mooc 

Formato: Híbrido

Local: Gira

Plataforma: Youtube 

18h30 – #EP.CHAMA: Intervenção Livre com Desfile de Bolsas de Ana Paula Golveia (selecionada via edital de chamamento público)

Formato: Híbrido

Local: Stand Das Pretas

Plataforma: Youtube

19h – Solenidade de Abertura

20h – Show Anastácia Monteiro

Formato: Híbrido

Local: Palco EP

Plataforma: Youtube

21h – #EP.MOSTRA – ‘A Cor Do Fogo E A Cor Da Cinza’: Apresentação do curta-metragem de André Feliz que conta a história de Wagner, um morador da favela e que desde os 7 anos de idade é proprietário da Rede Metror, um canal de televisão feito de papel e lápis de cor. Após 11 anos e mais de 70 novelas transmitidas, Wagner dirige pela primeira vez atrizes reais.

Formato: Híbrido

Local: Gira

Plataforma: Youtube

22h30 – Show MC Tha

Formato: Híbrido

Local: Palco EP

Plataforma: Youtube

Sábado (18) 

12h – #EP.AMPLIFICA ‘Tecnologia Ancestral’: Mesa de debate com mediação de Iaiá Rocha

Convidados:  Prof. Gustavo Forde, Matheus Campos e Barbara Florestas De Comida 

Formato: Híbrido

Local: Gira

Plataforma: Youtube 

13h30 – #EP.CHAMA – Contação de Histórias

Convidada: Juliana Corrêa

Formato: Híbrido

Local: Jardim

Plataforma: Youtube

14h30 – TALK ‘Negro e o Futuro Do Trabalho’ 

Convidada: Professora Juliana

Formato: Híbrido

Local: Gira

Plataforma: Youtube 

15h30 – #EP. AMPLIFICA ‘É Sobre Vivência’: Mesa de debate com mediação de Barbara Vitor

Convidados: Prof. Marcus, Nayara Oliveira e Dudu MC

Formato: Híbrido

Local: Gira

Plataforma: Youtube

16h30 – Lançamento de livro: Venda e sessão de autógrafos

Convidada: Professora Juliana

Formato: Presencial

Local: Stand Das Pretas

16h30 – TALK ‘Inovação Para Inclusão’

Convidado: Professor Fabiano

Formato: Híbrido

Local: Gira

Plataforma: Youtube

18h – Apresentação de DJ: ERICKITO (selecionado via edital de chamamento público)

Formato: Presencial

Local: Quintal

19h – TALK ‘Racismo Ambiental’: A relação do negro com o meio ambiente

Convidada: Quênia Lyrio

Formato: Híbrido

Local: Gira

Plataforma: Youtube

20h – #EP.CHAMA: Intervenção Afrofuturista de Jadson Titanium (selecionado via edital de chamamento público)

Formato: Híbrido

Local: Palco EP

Plataforma: Youtube

21h – #EP.CHAMA: Apresentação Musical de Jessica Vago (selecionada via edital de chamamento público)

Formato: Híbrido

Local: Jardim

Plataforma: Youtube

22h – Show Afronta MC

Formato: Híbrido

Local: Palco EP

Plataforma: Youtube

23h – Show Morenna

Formato: Híbrido

Local: Palco EP

Plataforma: Youtube

Domingo (19)

12h30 – Show Isabel Castilho

Formato: Híbrido

Local: Quintal

14h30 – #EP.CHAMA: Apresentação do DJ Chapollin (selecionado via edital de chamamento público)

Formato: Híbrido

Local: Quintal

Plataforma: Youtube

15h20 – #EP.MOSTRA – ‘Fagulhas’: Apresentação do episódio ‘Projeto Boca a Boca’ da Websérie de Louisy Carvalho

Formato: Presencial

Local: Gira

15h30 – TALK ‘Educação Antirracista para o Letramento de Futuros Inclusivos’

Convidada: Jéssica Grillo

Formato: Híbrido

Local: Gira

Plataforma: Youtube

15h30 – #EP.MOSTRA ‘Fagulhas Made By Queens’: Apresentação do curta-metragem do Bekoo Das Pretas

Formato: Presencial

Local: Gira

18h – Show Quinteto Preto+1

Formato: Presencial

Local: Quintal

19h30 – Show Quarteto de Cordas

Formato: Presencial

Local: Palco EP

Sobre o Instituto DasPretas.Org 

O Instituto DasPretas.Org funciona como um Laboratório de Inovação e Tecnologia Social. Fundado em 2015 na cidade de Vitória/ES, é formado por corpos pretos e periféricos e movimentos pluriversais, potencializadores de olhares e soluções transformadoras que são trabalhadas em duas frentes: Escritório de Projetos e Projetos Institucionais. Desde o ano de nascimento, parcerias e trabalhos foram orgulhosamente desenvolvidos juntos com organizações e espaços estatais como: Sebrae, Rede Gazeta, VALE, Governo do Estado do Espírito Santo, Griffus Cosméticos, Golden Tulip, Procon Vitória/ES, Banco Blck., AfroBusiness Brasil, DVF, Shell Iniciativa Empreendedora, Politintas, Prefeitura de Vitória, Viggiatour e Bebidas Reggiani. Atualmente, a Organização possui uma Sede física (alugada) cuja manutenção, assim como as dos projetos em andamento, é feita através de uma metodologia de auto-financiamento criada pela própria organização, para que haja sempre na luta contra a discriminação, a opressão de gênero, étnica-racial, busca inclusão sociopolítica e econômica das mulheres afro-brasileiras. Para isso, desenvolve ações nos temas combate ao racismo, saúde sexual e reprodutiva, direitos reprodutivos da mulher negra, empreendedorismo, economia criativa, arte e cultura, acelerações, formações e atenção à violência de gênero com recorte étnico-racial.

Instagram | Facebook | Youtube | Site 

Sobre a Feira Afroempreendedora

Realizada desde 2014, a Feira Afroempreendedora  é uma tradição do Encontro Das Pretas desde sua primeira edição – por onde já passaram centenas de negócios e liderados por pessoas negras de todo o país, potencializando diálogos, dinâmicas não só de fomento ao empreendedorismo negro como forma de autonomia em infrentamento às violências, mas também sobre os perfis de consumo e circulação financeira. 

Sobre Priscila Gama
Priscila Gama, TED Speaker, Estrategista de Inovação em Tecnologia Social, Consultora de Políticas de Diversidade e CEO do Instituto DasPretas.Org. Considerada uma das mulheres mais influentes do Espírito Santo é também CEO do ‘Festival Bekoo Das Pretas’ e do ‘A Tarja Preta Hip Hop Festival’.
Instagram | Linkedin 

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

+ sobre o tema

para lembrar

Hoje na História, 26 de fevereiro de 1939, nascia Wilson Simonal

  Por Max de Castro "Wilson Simonal inaugurou uma nova escola...

Joel Zito Araujo: Documentário Raça

O diretor Joel Zito Araújo ("A Negação do Brasil")...

Guiguio do Ilê lança campanha para financiar disco e documentário

O álbum, batizado "Por Amor ao Ilê", reunirá 10...

Não vou mais lavar os pratos – poesia de Cristiane Sobral

Não vou mais lavar os pratosNem vou limpar...
spot_imgspot_img

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=