Fiocruz recomenda vacinação contra a Covid para crianças a partir de cinco anos

Enviado por / FontePor Mylena Guedes, da CNN

Em nota técnica divulgada nesta terça-feira (28), Fundação afirma que imunização nessa faixa-etária é essencial para evitar internações e mortes pelo vírus

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou nesta terça-feira (28) uma nota técnica que destaca a importância da vacinação contra a Covid-19 em crianças com idade entre 5 e 11 anos.

No documento, a Fiocruz afirma que a imunização nessa faixa-etária é fundamental para evitar internações e mortes pela doença, além de reduzir a transmissão do vírus.

Diante do avanço da variante Ômicron em diversos países, a Fiocruz ressalta que há uma preocupação com a transmissão da nova cepa, principalmente em indivíduos não vacinados, o que faz das crianças abaixo de 12 anos um grande alvo dessa e de outras variantes de preocupação.

Outro ponto ressaltado na nota é em relação ao retorno pleno das atividades escolares.

“Ainda que crianças adoeçam menos por Covid-19 e menos frequentemente desenvolvam formas graves da doença, elas transmitem o vírus na comunidade escolar e fora dela.

A vacinação de crianças se apresenta, portanto, como alternativa robusta para garantir a continuidade de oferta de escola na forma presencial”, diz um trecho do documento.

No último dia 16, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o imunizante da Pfizer para crianças a partir dos cinco anos. A autorização ocorreu após serem feitos testes e ensaios clínicos em diferentes fases e a utilização da vacina em pessoas dessa idade, em outros países.

A Fundação ressalta, ainda, que eventos adversos pós-vacinas são raros e menos frequentes que as risco de complicações pelo vírus. Nos Estados Unidos, os indicadores mais recentes revelam que cerca de 5 milhões de crianças entre 5 e 11 anos de idade já foram imunizadas, sem eventos adversos significativos.

No Brasil, até o dia 4 de dezembro, foram hospitalizadas quase 20 mil pessoas com menos de 19 anos com diagnóstico positivo para a Covid-19.

Enquanto isso, na faixa etária de menores de 1 ano, foram notificados 5.126 casos de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19, de 1 a 5 anos foram 5.378 casos e, de 6 a 19 anos, 9.396 casos.

Em relação as mortes, foram notificados 1.422 óbitos por SRAG confirmados por Covid-19. Desses, 418 tinham menos de um ano de idade, 208 vítimas tinham até cinco anos e 796 tinham entre seis a 19 anos.

+ sobre o tema

Outubro Rosa: desafios na luta contra o câncer de mama em mulheres idosas

No cenário da campanha Outubro Rosa, que tem como...

Estudo indica que DSTs atingem mais os homens negros no Brasil

Fonte: Diário de Pernambuco - O total de homens negros...

Dennis de Oliveira: O plebiscito, os médicos e a contradição entre Casa Grande e Senzala

A presidenta Dilma Rousseff buscou retomar a iniciativa política...

Promotoras Legais Populares do Geledés recebem netos de Nelson Mandela em atividade de prevenção a AIDS

   Por: Nilza Iraci Fotos: Renato Oliveira As Promotoras Legais Populares do...

para lembrar

É falso que Ministério da Saúde pré-cadastre para vacinação contra Covid-19 por telefone ou SMS

Golpistas se aproveitam da expectativa pela vacinação contra Covid-19...

“A mobilização do território só foi possível graças ao trabalho que fazemos há 20 anos na Maré”

A operação, complexa, envolveu diferentes atores, mobilizou mais de...

Ministério Público analisa morte de doméstica no RJ após patroa contrair coronavírus

Mulher tinha 63 anos e morreu em hospital municipal...

No ‘Casa Grande e Senzala’ da pandemia, governo pede sacrifício aos já vulneráveis

Maioria das imagens da campanha #OBrasilNãoPodeParar retrata pessoas negras...
spot_imgspot_img

Dengue: adolescentes de 12 a 14 anos já podem se vacinar no DF

Adolescentes de 12, 13 e 14 anos já podem receber a dose contra a dengue no Distrito Federal. De acordo com a Secretaria de...

Crianças de 10 a 11 anos serão as primeiras a vacinar contra dengue

O Ministério da Saúde iniciou nesta quinta-feira (8) a distribuição das vacinas contra a dengue. A pasta informou ainda que o lote inicial será...

Primeiras doses da vacina do SUS contra dengue chegam ao Brasil

A primeira remessa da vacina contra a dengue que será oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) chegou ao Brasil neste sábado (20). O...
-+=