Fomentar a potência de mulheres negras para construir uma sociedade mais justa

Antes de fundar o afrobuffet Kitanda das Minas, a chef e empreendedora Priscila Novaes, trabalhava como operadora de telemarketing. Influenciada pela família, ela começou a preparar salgados e bolos para festas, quando passou também a vender café da manhã na estação Guaianases, da Linha 11 – Coral da CPTM.

Na mesma época, ela ingressou em um curso técnico em gastronomia, entrou em contato com movimentos sociais e passou a atuar com a Coletiva Mulheres de Orí. Essa experiência a ajudou a transformar o modo como trabalhava, muito graças ao contato mais aprofundado com sua ancestralidade.

“Quando me conectei com as mulheres negras que vieram antes de nós, essas primeiras empreendedoras da nação – quitandeiras, baianas de acarajé e mulheres de tabuleiro -, que passaram sua sabedoria de produzir e comercializar alimentos, percebi que é algo que merece ser contado, lembrado e valorizado. Mesmo com toda essa potência, ainda ocupamos a base dessa pirâmide que sustenta a sociedade.”

A história de Priscila está longe de ser exceção. De acordo com o Relatório Especial de Empreendedorismo Feminino no Brasil, do Sebrae, 51% das mulheres negras empreendem por necessidade – para efeito de comparação, 35% das mulheres brancas estão nessa mesma realidade. Ainda, a disparidade dos indicadores de formalização é gritante: 21% das empreendedoras negras estão com esse status, ao passo que a taxa de profissionais brancas é o dobro.

No caso da fundadora do Kitanda das Minas, ela conseguiu contar com apoio para impulsionar o seu negócio: em 2016, ela foi uma das selecionadas do edital Fundo Zona Leste Sustentável, da Fundação Tide Setubal, que ofereceu formação voltada para o empreendedorismo – isso a permitiu desenvolver um plano de negócio e obter um capital semente para o crescimento do negócio.

Enfrentar desigualdades para empreender

Desigualdades socioespaciais, raciais e de gênero estão diretamente relacionadas, logo, é inviável falar em empreendedorismo sem levá-las em consideração.

De acordo com Sauanne Bispo, coordenadora do Programa Nova Economia e Desenvolvimento Territorial da Fundação, “empreendedorismo requer conhecimento, empenho e muita determinação, características que o morador de território periférico adotou  desde sempre. Resiliência está no DNA desta persona, assim como o viés da discriminação está naquela pessoa que tem a possibilidade de dar acesso ao mercado e crédito a esse empreendedor, e que opta em negar isso”.

Alguns programas da Fundação Tide Setubal que valorizam características inerentes ao empreendedorismo e as associam a medidas para enfrentar desigualdades diversas são:

  1. Matchfunding Enfrente, realizado pela Fundação em parceria com a Benfeitoria;
  2. Edital Elas Periféricas, que está em sua terceira edição e potencializará, em parceria com o Tik Tok, mais de 60 iniciativas lideradas por mulheres negras em todo o Brasil;
  3. Empreendedoras Periféricas, executado em parceria com o Instituto Grupo Pão de Açúcar, que visa promover habilidades socioemocionais e de gestão, além de apoio financeiro individual.

O que essas ações têm em comum? Todas elas têm como foco o fortalecimento institucional de organizações e coletivos liderados por sujeitos periféricos – e, nos casos do Elas Periféricas e do Empreendedoras Periféricas, o recorte de raça e gênero é preponderante. “A Fundação Tide Setubal compreende a importância de olhar para essa intersecção, que é majoritariamente impactada com as desigualdades socioeconômicas no Brasil”, ressalta Sauanne Bispo.

O coletivo Mulheres de Orí é reflexo dessa lógica. O grupo idealizou, junto à chef Priscila Novaes, o projeto Afro Chef, selecionado na segunda edição do Elas Periféricas, realizada em 2019 – a ação era baseada no tripé composto por técnica culinária e formações em raça e gênero e em âmbito empreendedor.

Para Priscila, um dos resultados proporcionados pelo projeto Afro Chef foi o networking com demais mulheres e ações ter se tornado mais fácil. “Quando a gente se conecta com pessoas semelhantes, entendemos que os obstáculos e desafios são parecidos e trazem um fôlego na nossa caminhada diária. A execução desse projeto foi uma troca. Nós aprendemos muito também e algumas dessas mulheres são fornecedoras da Kitanda das Minas hoje, e isso também é um resultado importante.”

+ sobre o tema

Como resguardar as meninas da violência sexual dentro de casa?

Familiares que deveriam cuidar da integridade física e moral...

Bruna da Silva Valim é primeira negra a representar SC no Miss Universo Brasil

Bruna da Silva Valim, candidata de Otacílio Costa, foi...

Luiza Bairros lança programas de combate ao racismo na Bahia

O Hino Nacional cantado na voz negra, marcante, de...

Elizandra Souza celebra 20 anos de carreira em livro bilíngue que conta a própria trajetória

Comemorando os 20 anos de carreira, a escritora Elizandra...

para lembrar

Oito direitos humanos fundamentais do trabalhador

Por:Caiubi Miranda Blog Direitos Humanos no Trabalho Depois de quase trinta...

‘Mentalidade’ é obstáculo para empreendedoras brasileiras, diz especialista

Arancha González é diretora do International Trade Centre –...

Governo estende seguro desemprego para 216,5 mil trabalhadores

Fonte: Canal Rural Gabriel Jabur/ Agência Brasília/Fotos Públicas O governo vai...

Ministério do Trabalho capacitará 25 mil trabalhadores

Fonte: O Reporter -   Brasília - Até...
spot_imgspot_img

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm um grande desafio pela frente relacionado à equidade de gênero. Um estudo recente da McKinsey...

Sem desigualdade de gênero, mundo poderia ter PIB ao menos 20% maior, diz Banco Mundial

O Produto Interno Bruto (PIB) global poderia aumentar em mais de 20% com políticas públicas que removessem as dificuldades impostas às mulheres no mercado...

Homens ocupam seis em cada dez cargos gerenciais, aponta IBGE

As mulheres são maioria entre os estudantes que estão em vias de concluir o ensino superior, no entanto são minoria em relação a posições...
-+=