Fotógrafo baiano conecta África e Bahia em exposição com destino a Moçambique

“Bafrika - ColágenoAfro” retoma as raízes ancestrais de Wendell Wagner e celebra os dez anos de sua primeira viagem ao Togo

Em comemoração aos dez anos de sua primeira vez em solo africano, o fotógrafo baiano  Wendell Wagner cruza o Atlântico novamente para estrear a exposição solo “Bafrika – ColágenoAfro” em Moçambique. A mostra visual reúne fotografias realizadas durante a  sua passagem pelo Togo, em 2013, e na Bahia nos anos seguintes, e ficará em cartaz todo  o mês de setembro no Instituto Guimarães Rosa, em Maputo, capital moçambicana. 

Com raízes ancestrais fincadas no Brasil e na África, Wendell Wagner revisita os registros produzidos em seus trânsitos lá e cá e os funde em colagens abstratas que o aproximam  do seu pertencimento no mundo. As imagens estampam cenários de Salvador, Lençóis e  Itaparica, e abstrações que dialogam com retratos feitos em Aného e Lomé, no oeste africano. 

A técnica de colagem manual que leva o fotógrafo de volta à África o acompanha desde  a adolescência e protagonizou a sua primeira exposição solo e independente, lançada  em Salvador em setembro de 2023. Segundo Wendell, a possibilidade de unir mundos,  pessoas, objetos, elementos da natureza e transformá-los em novas imagens é o que  torna real as narrativas propostas no projeto ColágenoAfro. 

“A emoção de ter pisado em solo africano me toma até hoje com a mesma sensação que  me veio ao estar em uma rua comercial de Lomé, capital do Togo, e me deparar com sua  população que dizia muito sobre mim. Era um mar de gente preta ondulando sobre o  asfalto, concreto e terra vermelha e, mesmo morando em Salvador, o impacto que aquele acontecimento reverberava em mim era mais forte e familiar do que estar onde nasci”,  relembra Wendell Wagner. 

Em conjunto com a exposição, o projeto prevê também o desenvolvimento das oficinas  de Colagem Manual – Colando na Vida e de Câmera Escura. A primeira atividade propõe  apresentar um breve panorama do trabalho de Wendell e das produções que compõem  a mostra, e estimular experimentações através da criação de colagens que esbocem as  histórias de vida, sonhos e realizações de cada participante. 

A segunda oficina, realizada em parceria com o também fotógrafo Meneson Conceição, é  uma imersão nas técnicas analógicas de captura de imagens voltada a ensinar como criar  de forma lúdica, artesanal e participativa uma câmera escura, experimento precursor da  câmera fotográfica tal como conhecemos hoje.

Contemplado no edital do Programa de Mobilidade Cultural 2024, Bafrika – ColágenoAfro é um projeto financiado pelo Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria  da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e conta com gestão e coordenação internacional do Flotar Programa e curadoria de Juci Reis e Jorge Dias (IGR/Maputo). 

Sobre Wendell Wagner | 

Wendell Wagner é fotógrafo, soteropolitano, Bacharel em Comunicação com habilitação  em Produção Cultural e Jornalismo, ambos pela Universidade Federal da Bahia. Iniciou  sua trajetória no Labfoto – Laboratório de Fotografia da UFBA, onde foi monitor e realizou trabalhos autorais, participou de exposições coletivas e produziu dois livros fotográficos  (Martin em Cena, 2009; e Suspenso, 2014) como trabalhos de conclusão de curso. Atuou  como fotógrafo das prefeituras de Salvador e Camaçari e atualmente tem uma empresa  de fotografia chamada Caixa de Fósforo. Especializou-se em Fotografia de Palco e colaborou com os teatros Castro Alves, Vila Velha, Martin Gonçalves, além de acompanhar o Balé  Folclórico da Bahia em sua turnê no Togo e o encerramento dela no TCA resultando no  livro intitulado Balé Folclórico da Bahia (2016). 

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...