Funcionário de mercado é demitido após procurar a polícia por racismo

Uma mulher, que também trabalha no mercado, teria jogado água em Douglas Ferreira para ''limpar'' a pele dele

Douglas Ferreira, 18 anos, trabalhava como repositor no supermercado Vivendas, em Santa Maria. Em 12 de agosto, uma colega de trabalho o procurou dentro do estabelecimento o chamando por “preto sujo” e “saci-pererê“. Abalado, ele procurou os supervisores para que o problema tivesse uma resolução. Sem sucesso, Douglas chamou a polícia.

Em entrevista ao G1, Douglas afirmou que procurou a funcionária da limpeza que fez os comentários para saber o porquê das falas racistas. “Ela começou a debochar e me insultar. […] A gente quer justiça.” 

A acusada foi presa em flagrante, mas pagou fiança e foi solta. Além dela e de Douglas, José Ribamar, colega de trabalho que testemunhou o crime, prestou depoimento à polícia. O crime foi protocolado como injúria racial.

Após registrar um boletim de ocorrência na 20ª Delegacia Policial, de Santa Maria, o Supermercado Vivendas demitiu Douglas, José e a acusada. Ribamar trabalhava no Vivendas há cinco meses e reclamou de ter perdido o emprego. “Fui mandado embora por causa de um crime que é racismo e eu testemunhei.”

No boletim de ocorrência, consta que a acusada teria “jogado propositalmente água no pé dele” para limpar a pele de Douglas. O Correio Braziliense procurou o supermercado por telefone e e-mail, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

+ sobre o tema

Taxista simula assalto e passageiros são agredidos por policiais

Sucessão de equívocos ocorreu após show no Pelourinho Um taxista,...

PORTUGAL: Racismo nas polícias cria tensão no maior sindicato da PSP

Alguns agentes ameaçaram sair da ASPP por causa dos...

para lembrar

Eu, Racista

Essa é uma tradução para o português do artigo...

Ator mineiro é vítima de racismo em Blumenau, Santa Catarina

  Ator, DJ e Designer, Alexandre de Sena, que faz...

Mãe de jovem morto em SP diz que ele perguntou por que PM atirou

PM, que foi preso, diz que disparo foi acidental.Ação...

Guerras do Brasil

As imagens estarrecedoras divulgadas nas últimas semanas escancararam aos olhos do...
spot_imgspot_img

Construção de um país mais justo exige reforma tributária progressiva

Tem sido crescente a minha preocupação com a concentração de riqueza e o combate às desigualdades no Brasil. Já me posicionei publicamente a favor da taxação progressiva dos chamados...

Juiz condena alunas do Vera Cruz por racismo contra filha de Samara Felippo

A Justiça de São Paulo decidiu, em primeira instância, pela condenação de duas alunas por ofensas racistas contra a filha da atriz Samara Felippo. O...

Shopping Higienópolis registrou ao menos 5 casos de racismo em 7 anos

O shopping denunciado por uma família após uma abordagem racista contra adolescentes já registrou ao menos outros quatro casos semelhantes nos últimos sete anos. O...
-+=