Fundação Casa de Rui Barbosa Institui Grupo de Trabalho para Programa de Patrimônio, Memória e Reparação

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), anunciou a criação do Grupo de Trabalho (GT) responsável pela elaboração do “Programa Abdias Nascimento: Patrimônio, Memória e Reparação”.

Instituído pela Portaria FCRB Nº 12, de 24 de maio de 2024, o programa tem como foco, a museologia social e a preservação e difusão de acervos pertencentes a pessoas e instituições negras, povos originários e comunidades periféricas e marginalizadas.

O GT, coordenado pelo Presidente da FCRB, Alexandre Santini, reúne representantes de diversas instituições, incluindo o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros (Ipeafro), Ministério da Igualdade Racial, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Fundação Cultural Palmares, entre outros.

A participação da sociedade civil é garantida, com representantes de entidades como a Casa Sueli Carneiro e o Instituto dos Pretos Novos (IPN). As atividades do GT incluem a realização de audiências públicas e reuniões abertas para assegurar a participação cidadã e a colaboração técnica de órgãos vinculados ao Ministério da Cultura.

O “Programa Abdias Nascimento” será apresentado no segundo semestre de 2024, marcando um passo significativo na valorização do patrimônio cultural afro-brasileiro e na promoção da justiça social.

+ sobre o tema

para lembrar

“Nenhum africano é estrangeiro em África!”

Achille Mbembe escreveu sobre a violência contra os estrangeiros...

Sétima rodada do Paulistão 2016.

A sétima rodada do campeonato paulista 2016 guardou algumas...

Colunista critica redução da pena de Danilo

O jornalista esportivo Cosme Rímoli, do Portal R7, da...

“Nova África” mostra excelência da TV pública

Internacionalmente, a imagem da África oscila entre estereótipos como...
spot_imgspot_img

Rihanna já tem atriz favorita para possível cinebiografia

Rihanna está se antecipando em relação a como quer ser vista, caso sua história venha a ser uma cinebiografia em algum momento do futuro. A cantora...

Violência contra territórios negros é tema de seminário com movimentos sociais em Salvador

Diante da escalada de violência que atinge comunidades negras e empobrecidas da capital e no interior da Bahia, movimentos sociais, entidades e territórios populares...

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...
-+=