Fundação Casa de Rui Barbosa Institui Grupo de Trabalho para Programa de Patrimônio, Memória e Reparação

FONTEGov.br/ Fundação Cultural Palmares
Abdias do Nascimento - Ricardo Stuckert/Agência Brasil

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), anunciou a criação do Grupo de Trabalho (GT) responsável pela elaboração do “Programa Abdias Nascimento: Patrimônio, Memória e Reparação”.

Instituído pela Portaria FCRB Nº 12, de 24 de maio de 2024, o programa tem como foco, a museologia social e a preservação e difusão de acervos pertencentes a pessoas e instituições negras, povos originários e comunidades periféricas e marginalizadas.

O GT, coordenado pelo Presidente da FCRB, Alexandre Santini, reúne representantes de diversas instituições, incluindo o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros (Ipeafro), Ministério da Igualdade Racial, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Fundação Cultural Palmares, entre outros.

A participação da sociedade civil é garantida, com representantes de entidades como a Casa Sueli Carneiro e o Instituto dos Pretos Novos (IPN). As atividades do GT incluem a realização de audiências públicas e reuniões abertas para assegurar a participação cidadã e a colaboração técnica de órgãos vinculados ao Ministério da Cultura.

O “Programa Abdias Nascimento” será apresentado no segundo semestre de 2024, marcando um passo significativo na valorização do patrimônio cultural afro-brasileiro e na promoção da justiça social.

-+=
Sair da versão mobile