Geledés promove evento sobre Desenvolvimento Sustentável, Empoderamento Econômico e Justiça Climática

Geledés na ONU, incidencia internacional de Geledés Instituto da Mulher Negra

O encontro acontece nesta quarta, 2, na sede da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), em Santiago. Veja como participar online

Geledés – Instituto da Mulher Negra realiza, nesta quarta-feira, 2 de abril, das 18h às 19h30 (horário de Santiago e Brasília), o evento “Desenvolvimento Sustentável, Empoderamento Econômico e Justiça Climática: Estratégias para Avançar a Agenda Racial e de Gênero nos Espaços Globais 2025”. O encontro acontece na sede da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), em Santiago, no Chile.

O evento reunirá representantes de governos, do Sistema ONU e da sociedade civil para fomentar um diálogo estratégico sobre oportunidades e mecanismos que fortaleçam a agenda racial e de gênero nas grandes conferências globais de 2025. Participam do encontro Karen Garcia Rojas, da Divisão de Assuntos de Gênero da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Luciana Servo, presidenta do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA),Maria-Noel Vaeza, diretora regional para as Américas e o Caribe, ONU Mulheres, Rocío Muñoz Flores, assessora regional do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Barbara Reynolds, representante do Grupo de Trabalho de Especialistas sobre Afrodescendentes da ONU. A mediação ficará a cargo de Letícia Leobet, assessora Internacional de Geledés.

O objetivo é identificar sinergias, ampliar a incidência política e fortalecer compromissos que assegurem a equidade racial e de gênero nas políticas e acordos internacionais.

As discussões estarão organizadas em torno de quatro eixos principais:

  • Oportunidades para incidência nos grandes espaços globais de 2025;
  • Empoderamento econômico das mulheres negras e o desenvolvimento sustentável;
  • Justiça climática a partir da justiça racial e de gênero;
  • Sinergias e articulação regional para fortalecer a agenda racial e de gênero.

O ano de 2025 será marcado por uma série de conferências globais cruciais, como a 69ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW) e a Revisão de Pequim +30, a Quarta Conferência Internacional sobre o Financiamento para o Desenvolvimento (FfD4), a Cúpula do Desenvolvimento Social, a Revisão do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 no âmbito da Agenda 2030 e a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30). Essas conferências representam momentos estratégicos para fortalecer a luta contra desigualdades estruturais e garantir avanços concretos na equidade racial e de gênero.

Diante do cenário global atual, em que discursos e políticas ameaçam direitos conquistados, torna-se essencial fortalecer a articulação regional da América Latina e do Caribe para garantir que as agendas de justiça racial e de gênero tenham visibilidade e influência nos espaços globais de tomada de decisão. No entanto, desafios persistem, como a sub-representação de mulheres afrodescendentes nos processos globais, a ausência de dados desagregados e a falta de mecanismos eficazes para o monitoramento e implementação de compromissos assumidos pelos Estados.

Neste contexto, o evento do Geledés busca ser um espaço de troca de estratégias, construção de sinergias e fortalecimento da incidência política para influenciar os debates e decisões das conferências multilaterais ao longo de 2025.

Local: Sede da CEPAL, Santiago, Chile

Data: 2 de abril de 2025
Horário: 18h – 19h30 (horário de Santiago e Brasília)

Geledés – Instituto da Mulher Negra é uma organização da sociedade civil brasileira, fundada e liderada por mulheres negras, que há mais de três décadas atua na defesa dos direitos das mulheres negras, promovendo justiça racial e equidade de gênero nos âmbitos nacional e internacional.

Para participação virtual é necessário registrar-se no link abaixo:

https://forms.gle/ToKXz4TpPyp9F8eLA

+ sobre o tema

Geledés discute racismo religioso na ONU

Geledés – Instituto da Mulher Negra segue com sua...

Geledés – Instituto da Mulher Negra promove hoje na ONU debate sobre questões raciais e governança global

Tendo como mediador seu assessor internacional, Gabriel Dantas, o...

ONU acolhe propostas de Geledés em registro oficial da 69ª CSW

Nesta segunda-feira, 10 de março, ocorreu a abertura da...

Na ONU, Geledés propõe ações de combate ao racismo para desenvolvimento sustentável

Não há desenvolvimento sustentável sem o enfrentamento de todas...

para lembrar

Brasileiros participam de Curso para Defensores e Defensoras de Direitos Humanos na OEA

Três representantes de entidades da sociedade civil brasileiras, entre...

Brasil responde a processo inédito por discriminação racial no trabalho na Corte IDH

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) realizou...

Geledés e OEA juntas em Washington

Em parceria com a Missão Brasileira na Organização dos...

Geledés participa da 54ª Assembleia Geral da OEA

Com o tema “Integração e Segurança para o Desenvolvimento...

Peritos da ONU acatam recomendações de relatório de Geledés sobre tortura

Hoje foi o primeiro dia de sabatina do Estado brasileiro diante do Comitê Contra a Tortura das Nações Unidas, em Genebra, e já se...

“A partir da COP 28, questão racial entra de vez no debate do clima”

A 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, a COP 28, chegou ao fim nesta quarta-feira, 13, em Dubai, nos Emirados Árabes,...

Geledés reforça a diplomatas brasileiros em NY ideia de formar Major Group na ONU

Nesta terça-feira, 19, em seu último dia de participação na Cúpula dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) 2023, que aconteceu em Nova York, Geledés-...
-+=