terça-feira, agosto 4, 2020

    Gęlędę na tradição yorubá

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    A representação das Máscaras Gelede

    "Os olhos que contemplaram Gęlędę viram o espetáculo máximo. Ojú to ba ri Gęlędę ti de òpin ìron." As máscaras consistem de uma cabeça que representa um ser humano ou um animal, às vezes com uma superestrutura.  Tal estrutura ou amplifica um tema presente no segmento mais baixo ou, mais frequentemente, desenvolve um tema diferente.  Algumas superestruturas se apóiam diretamente na cabeça ou no penteado da máscara, outras se apóiam em plataformas retangulares ou circulares que se projetam para os lados ou se erguem acima da cabeça.  Na tradição yórubà (e africana) as máscaras são esculpidas num único bloco de madeira.  Algumas retratam humanos, animais e objetos. (...)  Embora existam poucas variantes no formato da máscara Gęlędę, seu imaginário não conhece limites.  Literalmente tudo o que existe sob o sol, isto é, pertencente ao reino das “donas do mundo”, inspira os criadores destas máscaras.  Elas, ao representarem yorùbás e aqueles...

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    Máscaras masculinas de Ọrọ Ęfę – Gelede

    As máscaras masculinas e seus portadores, que cantam, são fundamentais na cerimônia de Ęfę , não somente porque suas cantigas contêm e transmitem força, mas também pelo fato de serem visualmente realçadas por ricas máscaras e trajes. Tais máscaras... (...) transmitem imagens masculinas de poder físico e espiritual, de status e de liderança sagrada. Através delas, dos trajes e dos movimentos, elas também refletem a influência histórica e cultural do Islã. Menos óbvias, mas sempre presentes, são as referências oblíquas às mães onipotentes. (...) Apesar das variações quanto à forma e iconografia desses mascarados masculinos que cantam, certos temas recorrem em quase todos eles. Um dos temas mais dominantes é a masculinidade, que se expressa numa ação abertamente agressiva, força física e coragem, projetada nas persistentes imagens de caçadores, guerreiros e referências a Ogum: barbas, espingardas, facas, facões, amuletos, folhas de palmeira e tornozeleiras de ferro com chocalhos. A cor...

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    Máscaras noturnas das mães – Gelede

    As imagens sagradas que surgem imediatamente após as máscaras de abertura expressam os aspectos temíveis das mães. Representam a essência de Gęlędę e constituem, conforme explicam os informantes, o próprio "alicerce" (ìpilęsę) da sociedade. Tais máscaras possuem duas formas distintas, porém conceitual e funcionalmente relacionadas. Dramatizam o lado espiritual da feminilidade em dois de seus aspectos - uma mulher barbada, frequentemente denominada a Grande Mãe (Iyanla) e o Pássaro Espírito (Ęyę Ọrọ). A simplicidade, a audácia do motivo e a grande escala distinguem a máscara da Grande Mãe. Ela possui duas partes: a cabeça e um comprido prolongamento abaixo do queixo. (...) A cabeça é hemisférica para poder se encaixar na parte superior da cabeça e da testa do dançarino. Os traços são fortes, pesados, claramente definidos. Olhos protuberantes dominam frequentemente o rosto, as cabeças são raspadas ou simplesmente indicam a repartição dos cabelos, uma variedade de estilos de penteados...

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    Máscaras da Noite de ĘFĘ – Gelede

    Além da eficácia das palavras, o espetáculo Ęfę é uma exibição de máscaras e trajes imensamente diversificados. Tamanha diversidade sugere uma certa antiguidade e ilustra toda uma gama de imagens criativas destinadas a apaziguar e entreter os "deuses da sociedade" em todo o oeste da Iorubalândia. Ao mesmo tempo, inúmeros temas persistem e relembram a origem mítica de Gęlędę.

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    As Máscaras de Gelede

    As energias que se tornam visíveis na dança Gęlędę, valorizadas pelos trajes, têm um paralelismo na fascinante imaginária de suas máscaras. Ao retratar praticamente tudo o que pode ser visto no universo iorubá, as máscaras Gęlędę documentam e comentam o domínio das mães, isto é, o mundo. Apesar da enorme diversidade das imagens em Gęlędę , a forma ou morfologia das máscaras pouco varia. Em contraste, a morfologia das mascaradas noturnas de Ęfę, tais como Arabi, as mães noturnas ou Ọrọ Ęfę, variam significativamente de uma região a outra e até mesmo entre as comunidades. Reconhecimento dos papéis Os Iorubá dividem todas as máscaras Gęlędę em categorias masculinas (akǫgi) e femininas (abogi), algumas vezes baseadas no tema retratado na máscara. Por exemplo, uma máscara com um penteado feminino seria denominada abogi (literalmente "madeira feminina"); uma que usasse um gorro masculino seria identificada como akǫgi (literalmente "madeira masculina"). Um tema relacionado...

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    Mascaradas de encerramento – Gelede

    Assim como as mascaradas introdutórias trazem o festival ao mundo, outras mascaradas marcam a conclusão da noite de Ęfę e a transição do segmento noturno ao segmento diurno do espetáculo. A conclusão da noite de Ęfę em Ketu, Anago e das regiões setentrionais de Ęgbado é marcada pela aparição de um tipo diferente de mascarado, um dançarino numa perna-de-pau muito alta, vestido com volumoso traje de ráfia e uma máscara esculpida em forma de hiena, denominada koriko, ikoko ou ayoko (Beier 1958: 14; Huet 1978: pl. 85; Bernolles 1973: 23). O dançarino segura, em ambas as mãos, longos bastões de madeira, usando-os para equilibrar-se e para fazer gestos ameaçadores, que complementam a mandíbula escancarada da hiena, repleta de dentes. (...)Em outras localidades, a hiena pode ser acompanhada ou substituída por outra máscara, semelhante quanto ao conceito a algumas máscaras introdutórias, aquelas que representam Exu/Elegba. Nas vizinhanças de Ketu, um mascarado...

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    Uma sacerdotisa da divindade Are é acompanhada por um mascarado que a honra retratando seu papel ritual. Ilaro, 1978.

    Mascarados que cantam – Gelede

    Os acompanhantes Assim como as máscaras preliminares preparam o caminho para a aparição das mães sagradas, acompanhantes mascarados cantam e dançam para anunciar a iminente chegada do principal personagem, Ọrọ Ęfę. Os personagens importantes raramente aparecem em público sem seu séquito e Ọrọ Ęfę não constitui exceção, sobretudo porque seu desempenho é uma missão perigosa, que exige procedimentos e propiciações apropriadas, para assegurar sua segurança e a bem sucedida realização de sua tarefa ritual. Em muitas regiões, um mascarado que canta precede imediatamente Ọrọ Ęfę . Consideradas subordinadas a Ọrọ Ęfę , as máscaras usadas assumem diferentes formas. Entre os povos iorubá de Ketu, o mascarado acompanhante de Ọrọ Ęfę , o qual entra cantando, é denominado Tètèdé, literalmente "Aquela-Que-Vem-Antes", nome que se dá ao primeiro gêmeo que nasce, se for do sexo feminino. Considerada a caçula, ela vem experimentar o mundo para seu irmão (Moulero 1971). Outros definem Tètèdé...

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    Mascaradas de abertura – Gelede

    Em muitos locais as cerimônias de abertura de Ęfę incluem elaborados programas de máscaras. Uma delas é a de Ogbagba, que, segundo se diz, representa Exú/Elegba, o divino mediador, cuja vestimenta se reporta aos reinos da cultura e da natureza - tecidos e folhas. Em algumas instâncias, Ogbagba assume duas formas. Sua aparição inicial é como a de "um jovem rapaz com gorro branco e saia de ráfia", quando as pessoas cantam: "Chega Exu, com folhas claras" (Beier, 1958: 9). Mais tarde, Ogbagba aparece como um adulto, usando folhas de bananeira e tornozeleiras de ferro. A combinação do gorro branco e da saia de ráfia, a transformação de jovem em adulto, os trajes de folhas, que serão jogadas no monturo, na periferia da localidade, apreendem a liminaridade e a imprevisibilidade de Exú/Élégba. Outro tipo de máscara é a de Arabi Ajigbalę, "Aquele-que-Varre-toda-Manhã",completamente coberto de fibra de ráfia e panos, com...

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    KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA

    O que é Gelede

    A tradição Gèlède é originalmente uma forma de sociedade secreta feminina de caráter religioso existente nas sociedades tradicionais yorubás. Expressa o poder feminino sobre a fertilidade da terra, a procriação e obem estar da comunidade. Patrimônio cultural intangível 1 Gèlède é um festival anual homenageando "nossas mães" (awon iya wa), não tanto pela sua maternidade, mas como ancião feminino. Ela ocorre durante a época seca (março-maio) entre os Yorubas do sudoeste da Nigéria e o vizinho Benin. A máscara (ou adorno de cabeça, uma vez que não cobrem o rosto) é um par de um conjunto usado pelos homens vestidos como mulheres mascaradas para divertir, e aplacar as mães que são consideradas muito poderosas, e podem usar os seus poderes para o bem ou como feitiçaria de efeitos destrutivos. Photographs © Tim Hamill   Gèlède é um festival anual que celebra a sabedoria das mães anciãs e...

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