Guest Post »
#GeledésEsportes: O futebol brasileiro perdeu sua característica, ele está acadêmico
Créditos da foto: Geledés Instituto da Mulher Negra

#GeledésEsportes: O futebol brasileiro perdeu sua característica, ele está acadêmico

Geledés continua uma séria de vídeos sobre esporte no YouTube, o objetivo é abordar os temas de raça e gênero dentro da esfera esportiva evidenciado boas práticas, políticas e programas para o esporte em geral.

Por Rodnei Jericó

O esporte como modalidade de meio de vida, suscita algumas reflexões que de plano destaco questões de raça e de gênero. Trata-se de atividade física universal, portanto qualquer cidadão no mundo deveria ter acesso pleno. Mas quero aqui objetivar ainda mais o esporte, não como um todo, mas como atividade que gera reconhecimento como profissão, com pessoas tecnicamente capacitadas para o exercício, seja como atleta, seja como comando destes atletas.

Este último tópico, trago a experiência de um grande amigo o professor João Francisco Marçal, técnico de futebol e com uma vivência de futebol e do esporte ímpar.

Falaremos sobre as dificuldades em ser negro e estar em posição de comando dentro do esporte, as barreiras e entraves que evidenciam um ambiente racista e sexista, mas que tem solução partindo de princípios universalistas.

Artigos relacionados