Golias Siwek e Thor Batista – Por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva

O braço flutuava no córrego há dez minutos. Golias Siwek o tinha arrancado de David na avenida de arquitetura em vidro há meia hora. Só há um minuto o motorista percebera o braço pendurado no pára-brisa. Tratou logo de dar destino a ele, a água fétida do esgoto.

David, às 5 da manhã, pedalava rumo ao trabalho de limpador de vidros. Quem mora no Pantanal de São Paulo pedala por necessidade econômica ou condicionamento esportivo. O extremo Leste é o fim do mundo, nem sobra tempo para lembrar do que resta da camada de Ozônio.

David foi atropelado por Golias Siwek, como Wanderson, meses antes, fora vítima fatal da McLaren do poderoso Thor. Thor disse a Golias por telepatia que a situação poderia ficar feia para ele, veja bem: no caso de Thor a noite era preta, Wanderson também, tudo preto, ele não viu nada. O pai, homem muito considerado, tratou de dizer isso a quantos estivessem dispostos a fazer vistas grossas depois das mãos molhadas. Golias vacilara, atropelou o cara pela manhã, deixou testemunhas. Ficou com aquele braço desagradável no carro. Por que não se livrou daquilo logo? “Porque não vi, caralho! Porque não vi! Eu tava preocupado em fugir, tinha medo de ser linchado. Não vi o maldito braço do menino agarrado no carro.”

Thor fora mais efetivo deixara Wanderson despedaçado no chão, nenhum membro ficou grudado a McLaren. A classe média branca acuada, temerosa e sombria, reclama desses cronistas que vêem classe em tudo. Golias é um monstro sem humanidade, só isso! É que uns são criados e protegidos para que possam se exercitar naturalmente desumanos sobre outros naturalmente invisíveis e insignificantes. Pela classe, pela raça, pelo gênero, pela idade. Se Thor tivesse sido responsabilizado pelo homicídio de Wanderson, Siwek não acharia natural dirigir em zigue zague na Paulista e não seria Golias arrancando o braço de um indefeso David, ciclista sem atiradeira.

 

+ sobre o tema

Mais de 6 mil crianças são resgatadas do trabalho infantil em 2 anos

Entre 2023 e abril de 2025, 6.372 crianças e...

Crescimento de umbanda e candomblé reflete combate à intolerância

O número de adeptos de religiões afro-brasileiras, como umbanda...

Caso Miguel completa 5 anos: mãe critica lentidão da Justiça

A próxima terça-feira (dia 10) será mais um dia...

Transição energética não pode repetir injustiças históricas

Cá entre nós, no Brasil, o modelo de desenvolvimento...

para lembrar

Texto exemplar da Juíza Federal Raquel Domingues do Amaral

"Sabem do que são feitos os direitos, meus jovens? no...

As 10 mentiras mais contadas sobre os indígenas

As afirmações listadas abaixo foram extraídas da vida real....

Frequência afetiva, qual é a sua?

Dias desses mandei um inbox parabenizando uma amiga querida...

Política: O que é ser esquerda, direita, liberal e conservador?

Nas eleições presidenciais e estaduais de 2014, o Brasil...

Meninas mães passam de 14 mil e só 1,1% tiveram acesso a aborto legal

Quase 14 mil meninas de 10 a 14 anos de idade tiveram filhos no Brasil em 2023, e apenas 154 tiveram acesso ao aborto...

5 fatos que marcaram a atuação política de Pepe Mujica na presidência do Uruguai 

Pepe Mujica viveu até os 89 anos de idade e marcou a política latino-americana com suas ações em prol de causas populares e em...

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça

A partir desta terça-feira (13), os aposentados e pensionistas que sofreram descontos em seus benefícios por meio de associações irão receber uma notificação do Instituto Nacional do...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.