sexta-feira, novembro 26, 2021
InícioEducaçãoGoverno Britânico e a Piraporiando realizam debate sobre a importância do ensino...

Governo Britânico e a Piraporiando realizam debate sobre a importância do ensino do inglês na redução do racismo e desigualdades

Webinário reúne especialistas e casos práticos para uma educação antirracista pautada nas oportunidades do ensino do idioma; inscrições gratuitas

O Governo Britânico e a Piraporiando promovem no dia 28/10, das 9h às 13h (quinta) o Webnário “Língua inglesa como habilidade para redução de desigualdades”. O evento, que faz parte do  UK-Brazil Skills for Prosperity Programme, iniciativa do governo britânico que trabalha pela democratização do ensino de inglês em escolas públicas do Brasil,  vai debater a importância do ensino do inglês para jovens negros brasileiros na redução das desigualdades e no combate ao racismo. As inscrições são limitadas e gratuitas em http://bit.ly/UK_Piraporiando

O encontro reúne especialistas em educação e casos práticos que apontam caminhos  para que a juventude negra tenha mais acesso ao idioma para construção de uma sociedade mais equânime.

Uma pesquisa realizada pela British Council em 2019 apontou que apenas 5% dos brasileiros falam inglês, mesmo 91% dos executivos entrevistados consideram essencial o idioma no mercado de trabalho. Vagas que exigem inglês tornam-se impeditivo para que jovens negros possam conquistar oportunidades e se desenvolver profissionalmente. 

A abertura do evento será realizada por  Peter Wilson, Embaixador Britânico no Brasil, e por Janine Rodrigues, fundadora da Piraporiando, negócio de Impacto e Tecnologia Social que atua na promoção da diversidade na Educação. 

A mediação do evento fica por conta de Lisa Weedon, Vice-Cônsul Geral São Paulo, Cintia Gonçalves, gerente de Inglês do British Council, e de Janine Rodrigues. 

Perspectivas e boas práticas no ensino do inglês

A professora Lilia Melo e Maria Goreth Sousa, Secretária de Educação do Amapá, são algumas das convidadas do painel ” O inglês na construção de perspectivas e oportunidades”, o primeiro do evento. 

Lilia é criadora do projeto “Juventude Negra Periférica – Do Extermínio ao Protagonismo”, com jovens do bairro Terra Firme, em Belém (PA) e ganhadora do prêmio nacional “Professores do Brasil”, promovido pelo MEC (2018). Já Goreth  traz as iniciativas do estado do Amapá para uma educação antirracista.

O segundo painel “O inglês na educação da juventude negra e seu papel na redução das desigualdades” traz casos de sucesso. Adriano Carvalho, professor de inglês e fundador da  Black English Diáspora compartilha vivências e práticas para uma educação antirracista no ensino do idioma. 

Já Patrícia Costa, responsável pela elaboração de materiais didáticos  de inglês para a prefeitura do Rio de Janeiro, conta os desafios na produção de conteúdos para democratizar o ensino do idioma.

A pesquisadora da Diáspora Africana e consultora em inovação e diversidade Marta Celestino traz sua experiência na construção de metodologias de ensino à frente da Ebony English.

A professora  Fabiana Côrtes traz a experiência do “Ela Mandela”, projeto que promove a formação de mulheres negras para a liderança e também do curso de inglês afrocentrado Winners também compõe o painel. 

Quando o inglês faz a diferença

O último painel  “Barreiras e soluções – quando o inglês faz toda a diferença?” traz a historiadora, pesquisadora e professora da rede pública Carolina Maíra que tem como foco de trabalho a pesquisa sobre jovens negros e a importância do inglês como oportunidade. 

Para ampliar o debate, Joana Oscar, professora, Mestra e Doutoranda e atuante na Gerência de Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, compartilha as iniciativas que apoiam jovens no aprendizado do inglês. 

Jamille Bastos, ex-bolsista da Chevening Scholar, com experiência de estudos em escolas públicas conta sua trajetória e como o domínio do inglês a ajudou a quebrar barreiras. 

O webinário acontece dia 28/10, das 9h às 13h. Inscrições gratuitas e limitadas. Programação completa e inscrições em: http://bit.ly/UK_Piraporiando

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
RELATED ARTICLES