Governo Britânico e a Piraporiando realizam debate sobre a importância do ensino do inglês na redução do racismo e desigualdades

Webinário reúne especialistas e casos práticos para uma educação antirracista pautada nas oportunidades do ensino do idioma; inscrições gratuitas

O Governo Britânico e a Piraporiando promovem no dia 28/10, das 9h às 13h (quinta) o Webnário “Língua inglesa como habilidade para redução de desigualdades”. O evento, que faz parte do  UK-Brazil Skills for Prosperity Programme, iniciativa do governo britânico que trabalha pela democratização do ensino de inglês em escolas públicas do Brasil,  vai debater a importância do ensino do inglês para jovens negros brasileiros na redução das desigualdades e no combate ao racismo. As inscrições são limitadas e gratuitas em http://bit.ly/UK_Piraporiando

O encontro reúne especialistas em educação e casos práticos que apontam caminhos  para que a juventude negra tenha mais acesso ao idioma para construção de uma sociedade mais equânime.

Uma pesquisa realizada pela British Council em 2019 apontou que apenas 5% dos brasileiros falam inglês, mesmo 91% dos executivos entrevistados consideram essencial o idioma no mercado de trabalho. Vagas que exigem inglês tornam-se impeditivo para que jovens negros possam conquistar oportunidades e se desenvolver profissionalmente. 

A abertura do evento será realizada por  Peter Wilson, Embaixador Britânico no Brasil, e por Janine Rodrigues, fundadora da Piraporiando, negócio de Impacto e Tecnologia Social que atua na promoção da diversidade na Educação. 

A mediação do evento fica por conta de Lisa Weedon, Vice-Cônsul Geral São Paulo, Cintia Gonçalves, gerente de Inglês do British Council, e de Janine Rodrigues. 

Perspectivas e boas práticas no ensino do inglês

A professora Lilia Melo e Maria Goreth Sousa, Secretária de Educação do Amapá, são algumas das convidadas do painel ” O inglês na construção de perspectivas e oportunidades”, o primeiro do evento. 

Lilia é criadora do projeto “Juventude Negra Periférica – Do Extermínio ao Protagonismo”, com jovens do bairro Terra Firme, em Belém (PA) e ganhadora do prêmio nacional “Professores do Brasil”, promovido pelo MEC (2018). Já Goreth  traz as iniciativas do estado do Amapá para uma educação antirracista.

O segundo painel “O inglês na educação da juventude negra e seu papel na redução das desigualdades” traz casos de sucesso. Adriano Carvalho, professor de inglês e fundador da  Black English Diáspora compartilha vivências e práticas para uma educação antirracista no ensino do idioma. 

Já Patrícia Costa, responsável pela elaboração de materiais didáticos  de inglês para a prefeitura do Rio de Janeiro, conta os desafios na produção de conteúdos para democratizar o ensino do idioma.

A pesquisadora da Diáspora Africana e consultora em inovação e diversidade Marta Celestino traz sua experiência na construção de metodologias de ensino à frente da Ebony English.

A professora  Fabiana Côrtes traz a experiência do “Ela Mandela”, projeto que promove a formação de mulheres negras para a liderança e também do curso de inglês afrocentrado Winners também compõe o painel. 

Quando o inglês faz a diferença

O último painel  “Barreiras e soluções – quando o inglês faz toda a diferença?” traz a historiadora, pesquisadora e professora da rede pública Carolina Maíra que tem como foco de trabalho a pesquisa sobre jovens negros e a importância do inglês como oportunidade. 

Para ampliar o debate, Joana Oscar, professora, Mestra e Doutoranda e atuante na Gerência de Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, compartilha as iniciativas que apoiam jovens no aprendizado do inglês. 

Jamille Bastos, ex-bolsista da Chevening Scholar, com experiência de estudos em escolas públicas conta sua trajetória e como o domínio do inglês a ajudou a quebrar barreiras. 

O webinário acontece dia 28/10, das 9h às 13h. Inscrições gratuitas e limitadas. Programação completa e inscrições em: http://bit.ly/UK_Piraporiando

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

+ sobre o tema

Professores indígenas ocupam Secretaria de Educação da Bahia

  Um grupo de 60 professores, alunos e pais indígenas...

Antonio Candido indica 10 livros para conhecer o Brasil

  Quando nos pedem para indicar um número muito limitado...

Resultado da segunda chamada do ProUni sai nesta segunda-feira

Brasília – Os estudantes que se inscreveram no Programa...

Em São Paulo, 46% dos alunos admitem ter passado de ano sem aprender a matéria

Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil Quase metade (46%)...

para lembrar

Guerreiro Ramos, pioneiro nos estudos do racismo no Brasil

Não foram poucas as controvérsias protagonizadas, em vida, pelo...

Na Feira do Livro, Sueli Carneiro escancara racismo que ainda divide o Brasil

"Eu vivo num país racialmente apartado", afirma a filósofa Sueli...

“Mesmo com vice negra, somos oprimidas”, diz escritora colombiana

A escritora e jornalista colombiana Edna Liliana Valencia, de...

Em Moçambique, Anielle Franco assina acordo de combate ao racismo

Com agenda intensa em na África do Sul, a...
spot_imgspot_img

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...
-+=