Governo da Espanha aprova anteprojeto e lei pró-aborto

Fonte: Folha de São Paulo – Mundo –

 

Marcia Foletto / Agência O Globo

O Conselho de Ministros do governo espanhol aprovou ontem um anteprojeto de lei que legaliza o aborto no país até as 14 semanas de gestação, para mulheres a partir dos 16 anos. No caso de grave risco à mãe ou ao feto, o aborto seria permitido até a 22ª semana, se autorizado por um “comitê clínico”.

A proposta agora deve passar pela Justiça e ser convertida em projeto de lei, para então tramitar no Parlamento -onde encontrará obstáculos, já que o governo esquerdista de José Luis Rodriguez Zapatero não tem maioria. O oposicionista Partido Popular (conservador) já havia se manifestado contra o aborto, principalmente para adolescentes a partir dos 16 anos sem a necessidade de permissão dos pais, como prevê a nova lei.

Em 1985, a Espanha descriminalizara o aborto em casos de estupro, má-formação fetal grave ou risco à vida da mãe. O anteprojeto aprovado ontem -que, se legalizado, substituiria a lei de 1985- faz parte da lei de saúde sexual e reprodutiva espanhola, que também libera a venda de pílulas do dia seguinte nas farmácias espanholas sem receita médica.

Segundo a proposta, a mulher só poderá se submeter ao aborto se, três dias antes, passar por aconselhamento, para receber informações sobre o tema e conhecer a ajuda que pode obter se decidir levar a gravidez adiante.

A proposta foi criticada ontem pela Igreja Católica e por grupos antiaborto. “[O projeto] não é equilibrado, mas profundamente radical, e tampouco é de consenso. É uma imposição do lobby abortista do governo”, disse Benigno Blanco, do Fórum Espanhol da Família.

Matéria orgianal: Governo da Espanha aprova anteprojeto de lei pró-aborto

+ sobre o tema

Joseane Borges: 1ª mulher trans do Piauí com título de bacharel em Serviço Social

Joseane Gomes Santos Borges é a primeira mulher transexual...

Oxfam se pronúncia sobre casos de abuso sexual

Os casos de abuso sexual envolvendo integrantes da Oxfam...

É Tempo de Anastácia!

Quantas de nós, mulheres negras, ainda somos silenciadas nos...

Startup reúne mulheres para impulsionar empreendedorismo materno

A necessidade de estar mais perto dos filhos fez...

para lembrar

O aborto na vida de um homem

Lembro bem a cena, muitos anos depois. Em geral,...

As virtudes do sexo sem berro

Um poeta português disse que as cartas de amor...

Cármem Lúcia fala sobre o preconceito contra a mulher dentro da magistratura

A vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen...
spot_imgspot_img

Sueli Carneiro analisa as raízes do racismo estrutural em aula aberta na FEA-USP

Na tarde da última quarta-feira (18), a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) foi palco de uma...

O combate ao racismo e o papel das mulheres negras

No dia 21 de março de 1960, cerca de 20 mil pessoas negras se encontraram no bairro de Sharpeville, em Joanesburgo, África do Sul,...

Ativistas do mundo participam do Lançamento do Comitê Global da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver

As mulheres negras do Brasil estão se organizando e fortalecendo alianças internacionais para a realização da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem...
-+=