Grandes Reis e Rainhas da África

Enviado por / FontePesquisa do Portal Geledés

Reis e Rainhas da África

As Rainhas

Rainha Amina
Rainha Amina
Amina de Zaria
Amina de Zaria
Public sculpture of the warrior Queen Amina in Nigeria
Escultura pública da guerreira Rainha Anima da Nígéria
Queen Makeda -TheTrue Name of the Ethiopian Queen, the Wife of King Solomon Of Judea
Rainha Makeda – O verdadeiro nome da Rainha da Etiopia, a esposa de Salomão Rei da Judéia
Makeda - Rainha de Sabá
Makeda – Rainha de Sabá
Rainha Kahina Morreu em 705 AD. Lutou contra a incursão árabe no Norte da África
Rainha Kahina Morreu em 705 AD. Lutou contra a incursão árabe no Norte da África
Portrait bust of Cleopatra VII on display in the British Museum by Ahala, via Flickr Contrary to pop culture, Cleopatra was not a beautiful women. The idea of her as a knockout is because of her ability to persuade Caesar and Antony. She had a very large nose and it was stated that she had crooked eyes.
Busto de Cleopatra VII disposta no Museu Britânico.
The Real Face of Queen Cleopatra This image of a young woman of mixed ethnicity (Greek and Egyptian) is very different from the version depicted by Elizabeth Taylor in the movie Cleopatra (1961). Supposedly she wasn't just completely European - her family had actually lived in Egypt for 300 years by the time she came to power.
A real face da Rainha Cleopatra, esta imagem de uma mulher jovem feito da mistura étnica Grego e Egipcio, é muito diferente da versão feita por Elizabeth Taylor no filme Cleopatra (1961). Supondo que ela não era completamente europeia já que sua familia tinha vivido no Egito a 300 anos atras.
Grandy Nanny was a chieftaness, a leader of Jamaica’s Windward Maroons, who successfully waged war with and held off the greatest military power on earth from 1724 to 1739 suffering only one majour defeat in 1734 at Nanny Town when the British, having managed to surprise the Maroons as they slept, fired upon them with portable swivel guns.
Nanny foi uma lider dos Marrons Windward da Jamaica (especie de quilbombolas jamaicanos ) que foi considerado uma das maiores potência militar da terra entre 1724 a 1739 sofrendo somente uma derrota na cidade de Nanny quando os britânicos que surpreendeu os marrons enquanto dormiam e disparou contra eles com armas giratórias portateis.
California
California – Você sabia que o estado da California foi nomeado por em homenagem a rainha africana CALIFIA.
Queen Yodit Gudit was a legendary, non-Christian Queen (flourished c.960) who laid waste to Axum and its countryside, destroyed churches and monuments, and attempted to exterminate the members of the ruling Axumite dynasty. Her deeds are recorded in the oral tradition and mentioned incidentally in various historical accounts.She is a descendant of the Falashas of Ethiopia.
Rainha Yodit Gudit foi uma lendária Rainha não-cristã  (c.960), devastou Axum e suas paisagens, destruiu igrejas e monumentos , e tentou exterminar os membros da dinastia Axumite. Suas ações são registradas na tradição oral e mencionados incidentalmente em vários contos. Ela é dos Falashas da Etiópia.
Rainha Amina Mohamud - Nigéria - cerca de 1450 CE: Amina foi uma rainha guerreira Hausa muçulmana de Zazzau, no que é hoje central norte da Nigéria. Ela é o tema de muitas lendas, mas é amplamente considerado pelos historiadores como tendo sido um verdadeiro governante. Mito popular diz Amina era um guerreiro feroz e amado lutando. Ela evitou o casamento e, em vez ajudou Zazzau conquistar tribos vizinhas e tornar-se o centro do comércio norte Africano
Rainha Amina Mohamud – Nigéria – cerca de 1450 CE: Amina foi uma rainha guerreira muçulmana Hausa de Zazzau, no que é hoje central norte da Nigéria. Ela é o tema de muitas lendas, mas é amplamente considerado pelos historiadores como tendo sido um verdadeiro governante. Mito popular diz Amina era um guerreiro feroz e amado lutando. Ela evitou o casamento e, em vez ajudou Zazzau conquistar tribos vizinhas e tornar-se o centro do comércio norte Africano.
Nzinga Mbandi Rainha de Angola (cerca de 1580-1663) Também conhecida como Jinga, Singa, e Zhinga, ela liderou uma revolta fracassada contra o governo colonial Português depois de uma briga sobre o controle do comércio de escravos. Dois de seus líderes de guerra foram supostamente suas irmãs, seu conselho de assessores continha muitas mulheres, e as mulheres foram chamados para servir em seu exército. Nzinga formaram uma confederação de outras tribos e aliou-se com os holandeses, continuando a lutar contra o Português há mais de trinta anos.
Nzinga Mbandi Rainha da Angola (cerca de 1580-1663) Também conhecida como Jinga, Singa, e Zhinga, ela liderou uma revolta fracassada contra o governo colonial Português depois de uma briga sobre o controle do comércio de escravos. Dois de seus líderes de guerra foram supostamente suas irmãs, seu conselho de assessores continha muitas mulheres, e as mulheres foram chamados para servir em seu exército. Nzinga formaram uma confederação de outras tribos e aliou-se com os holandeses, continuando a lutar contra o Português por mais de trinta anos.
Ndatté Yalla foi a Rainha do Reino de Waalo, um reino localizado onde hoje é a República do Senegal, após a morte de sua irmã, Djeumbeut Mobdj. Ela exibiu todos os atributos de um líder Waalo: Pai David Boilat tirou uma foto de seu fumo, cercada por seus guerreiros femininos em roupas cerimoniais. Ela lutou contra a colonização francesa e, por exemplo, recusou-se a ceder a ilha de Saint Louis para os franceses, apesar das ameaças do governador francês.
Ndatté Yalla foi a Rainha do Reino de Waalo, um reino localizado onde hoje é a República do Senegal, após a morte de sua irmã, Djeumbeut Mobdj. Ela exibiu todos os atributos de um líder Waalo: Pai David Boilat tirou uma foto de seu fumo, cercada por seus guerreiros femininos em roupas cerimoniais. Ela lutou contra a colonização francesa e, por exemplo, recusou-se a ceder a ilha de Saint Louis para os franceses, apesar das ameaças do governador francês.
Rainha Idia era a mãe de Esigie, o Oba de Benin, que governou 1504-1550. Ela desempenhou um papel muito importante na ascensão e reinado de seu filho. Ela foi um forte guerreiro que lutou incansavelmente antes e durante o reinado de seu filho como o Oba (rei) do povo Edo.
Rainha Idia era a mãe de Esigie, o Oba de Benin, que governou de 1504 a 1550. Ela desempenhou um papel muito importante na ascensão e reinado de seu filho. Ela foi uma forte guerreira que lutou incansavelmente antes e durante o reinado de seu filho como o Oba (rei) do povo Edo.
Adelina Soulouque (bc 1795), nascida em Lévêque, foi Imperatriz Consorte do Haiti a partir de 1849 até 1859, como a esposa de Faustin I do Haiti.
Adelina Soulouque (bc 1795), nascida em Lévêque, foi Imperatriz Consorte do Haiti a partir de 1849 até 1859, como a esposa de Faustin I do Haiti.
Rainha Mãe Yaa Asantewaa (c. 1840-17 de outubro de 1921) Yaa Asantewaa foi a rainha-mãe da tribo Edweso do Asante (Ashanti), no que é atual Gana. Ela era um lutador excepcionalmente corajoso que em março de 1900, levantou e liderou um exército de milhares contra as forças coloniais britânicas em Gana
Rainha Mãe Yaa Asantewaa (c. 1840-17 de outubro de 1921) Yaa Asantewaa foi a rainha-mãe da tribo Edweso do Asante (Ashanti), no que é atual Gana. Ela era um lutador excepcionalmente corajoso que em março de 1900, levantou e liderou um exército de milhares contra as forças coloniais britânicas em Gana.
Yaa Asantewaa; 1840-1921; Yaa Asantewaa foi nomeado rainha-mãe de Ejisu do Império Ashanti, agora parte da moderna Gana por seu irmão Nana Akwasi Afrane Okpese, o "governante de Ejisu" Ejisuhene. Em 1900, ela liderou a rebelião Ashanti conhecido como a Guerra da Golden Stool contra o colonialismo britânico.
Yaa Asantewaa; 1840-1921; Yaa Asantewaa foi nomeado rainha-mãe de Ejisu do Império Ashanti, agora parte da moderna Gana por seu irmão Nana Akwasi Afrane Okpese, o “governante de Ejisu” Ejisuhene. Em 1900, ela liderou a rebelião Ashanti conhecido como a Guerra da Golden Stool contra o colonialismo britânico.
Mentewab (ca. 1706-1727 June 1773), foi Imperatriz da Etiópia, consorte do imperador Bakaffa, mãe de Iyasu II e avó de Iyoas I. Ela também era conhecida oficialmente por seu nome de batismo de Welete Giyorgis ("filha de São Jorge "). Mentewab foi uma importante figura política durante o reinado de seu filho, o Imperador Iyasu e neto Iyoas. Imperatriz Mentewab também era conhecido pelo título honorífico de Berhan Mogasa ou "Glorifier de Luz". Este foi para elogiar o título honorífico de seu filho Iyasu II, que era Berhan Seged ou "aquele a quem o Arcos de Luz".
Mentewab (ca. 1706-1727 June 1773), foi Imperatriz da Etiópia, consorte do imperador Bakaffa, mãe de Iyasu II e avó de Iyoas I. Ela também era conhecida oficialmente por seu nome de batismo de Welete Giyorgis (“filha de São Jorge “). Mentewab foi uma importante figura política durante o reinado de seu filho, o Imperador Iyasu e neto Iyoas. Imperatriz Mentewab também era conhecido pelo título honorífico de Berhan Mogasa ou “Glorifier de Luz”. Este foi para elogiar o título honorífico de seu filho Iyasu II, que era Berhan Seged ou “aquele a quem o Arcos de Luz”.
Yennenga, também conhecido como o Yennenga Svelte, era uma princesa Africano lendária, considerada a mãe do povo Mossi de Burkina Faso. [1] Ela era um guerreiro famoso cujo filho Ouedraogo fundou os reinos Mossi.
Yennenga, também conhecido como o Yennenga Svelte, era uma princesa africana lendária, considerada a mãe do povo Mossi de Burkina Faso. Ela era uma guerreira famosa cuja o filho Ouedraogo fundou os reinos Mossi.
Shanakdakhete era uma rainha governante Negro Africano de Kush, quando o reino foi centrado em Meroë. Ela é a primeira rainha governante conhecido de Núbia, e reinou de cerca de 177-155 aC
Shanakdakhete foi uma rainha Negra Africana de Kush, quando o reino foi centrado em Meroë. Ela é a primeira rainha governante conhecido de Núbia, e reinou de cerca de 177-155 aC
Hatshepsut (1473-1458 aC) foi a filha de Tutmés I, e levou o sangue de Ahmose, que, duas gerações antes tinha finalmente libertado do domínio dos hicsos Egito.
Hatshepsut (1473-1458 aC) foi a filha de Tutmés I, e levou o sangue de Ahmose, que, duas gerações antes tinha finalmente libertado do domínio dos hicsos Egito.

Os Reis 

O único desenho conhecido do Rei Shaka de pé com sua lança assegai e seu pesado escudo datado de 1824, quatro anos antes de sua morte foi aclamado pelo povo Zulu com Rei Shaka Zulu
O único desenho conhecido do Rei Shaka de pé com sua lança assegai e seu pesado escudo datado de 1824, quatro anos antes de sua morte foi aclamado pelo povo Zulu com Rei Shaka Zulu.
His Majesty Menelik II, King of the Kings of Ethiopia, Emperor of Abyssinia 1844-1913
Sua Majestade Menelik II, O Rei dos Reis  da Ethiopia, Imperador de Abyssinia 1844-1913
Rei Joao do Kongo
Rei Joao do Kongo
Mwene Mutapa era o governante do Grande Zimbabwe, que foi uma das cortes reais do Reino do Kongo. Ele controlava uma porção de terra que se estendia por todo o caminho até o Oceano Índico. Seu território, Great Zimbabwe, foi fortemente dependente de seus recursos de ouro que forneceram os meios para o comércio com outros países ao redor do Oceano Índico.
Mwene Mutapa era o governante do Grande Zimbabwe, que foi uma das cortes reais do Reino do Kongo. Ele controlava uma porção de terra que se estendia por todo o caminho até o Oceano Índico. Seu território, Great Zimbabwe, foi fortemente dependente de seus recursos de ouro que forneceram os meios para o comércio com outros países ao redor do Oceano Índico.
O Honorável Sacerdote Geral Hannibal Barca
O Honorável Sacerdote Geral Hannibal Barca
Sundiata Keita foi o fundador do Império Mali. Ele é celebrado como o herói do povo mandingas da África Ocidental. Os sucessores de Sundiata neste estado rico estendido controle do Mali durante a maior parte do vale do Níger, perto da costa do Atlântico.
Sundiata Keita foi o fundador do Império Mali. Ele é celebrado como o herói do povo mandingas da África Ocidental. Os sucessores de Sundiata neste estado rico estendido controle do Mali durante a maior parte do vale do Níger, perto da costa do Atlântico.
1930 Gana: Um jovem rei Otumfuo Osei Agyeman Prempeh II, Rei de Asante, 1931-1970 Em 1931, ele foi instalado como Kumasihene. No mesmo ano, ele imediatamente começou a trabalhar vigorosamente para a restauração da Confederação Asante que acabou por ser realizado em 1935. Assim seu status foi elevado daquele de Kumasihene para Asantehene. Esta foi uma das suas maiores conquistas.
1930 Gana: Um jovem rei Otumfuo Osei Agyeman Prempeh II, Rei de Asante, 1931-1970. Em 1931, ele foi instalado como Kumasihene. No mesmo ano, ele imediatamente começou a trabalhar vigorosamente para a restauração da Confederação Asante que acabou por ser realizado em 1935. Assim seu status foi elevado daquele de Kumasihene para Asantehene. Esta foi uma das suas maiores conquistas.
Iron Forge (c. 1745-1797), também conhecido como Gustavus Vassa, foi uma das pessoas mais importantes do património Africano envolvidos no debate britânico para a abolição do comércio de escravos. Ele escreveu uma autobiografia que descrevia os horrores da escravidão e ajudou a influenciar os legisladores britânicos para abolir o comércio de escravos em 1807.
Iron Forge (c. 1745-1797), também conhecido como Gustavus Vassa, foi uma das pessoas mais importantes do património Africano envolvidos no debate britânico para a abolição do comércio de escravos. Ele escreveu uma autobiografia que descrevia os horrores da escravidão e ajudou a influenciar os legisladores britânicos para abolir o comércio de escravos em 1807.
ABRAM PETROVICH HANNIBAL. Adotado filho de escravos Africano que se tornou o afilhado de Pedro, o Grande, um comandante militar decorado, um engenheiro, eo bisavô de Alexander Pushkin.
ABRAM PETROVICH HANNIBAL. Adotado filho de escravos Africano que se tornou o afilhado de Pedro, o Grande, um comandante militar decorado, um engenheiro, eo bisavô de Alexander Pushkin.
Saint Maurice O soldado Africano que apoiou os cristãos suíços e tiveram seus homens dizimados.
Saint Maurice O soldado Africano que apoiou os cristãos suíços e tiveram seus homens dizimados.
O afresco rei mouro por Gaudenzio Ferrari 1544-1545
O afresco rei mouro por Gaudenzio Ferrari 1544-1545

+ sobre o tema

Lei 10.639/2003

Foto @DRE0316 LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Mensagem...

As Religiões de Matriz Africana e a Escola Apostila (1)

Nossa contribuição começa quando analisamos o mapa da diáspora...

Projeto abraço promove integração étnico-racial nas escolas

O preconceito racial foi apontado, numa pesquisa divulgada em...

para lembrar

Muere ex pantera negra que pasó 27 años en prisión por un crimen que no cometió

  03 de junio 2011.-El ex Pantera Negra y prisionero...

Funeral de preso executado nos EUA reúne centenas de pessoas

Centenas de pessoas se reuniram neste sábado na Geórgia...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=