Grupo de mulheres pede em Brasília descriminalização do aborto

Elas se reuniram ontem com o presidente do STF, Ricardo Lewandowski

BRASÍLIA – Um grupo de mulheres está em Brasília para entregar a autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário um abaixo-assinado em defesa da descriminalização do aborto. O documento conta com cerca de 3.300 assinaturas, inclusive de representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), segundo integrantes do movimento. Ontem, elas foram recebidas pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, a quem presentearam com um livro sobre a saúde reprodutiva da mulher. Na audiência, também estava presente a vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko.

Intitulado Duas Gerações de Luta pelo Aborto Legal e Seguro, o coletivo tem audiência marcada para hoje com outros ministros do STF, com a ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci, e com os deputados Jean Wyllys (Psol-RJ) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ). As mulheres serão acompanhadas pela senadora uruguaia Constanza Moreira, uma das articuladoras da lei que, em 2012, descriminalizou o aborto em seu país.

O movimento é integrado por pessoas que passaram a debater o assunto no ano passado, depois de mortes de mulheres no Rio vítimas de abortos clandestinos. Elas defendem que mulheres grávidas tenham a autorização para abortar fetos com até 12 semanas de idade. Um parecer aprovado em 2013 pelo CFM defende a escolha das mulheres e dos médicos sobre a interrupção de gestações nessa fase.

— Nos reunimos para discutir essa questão e tentar caminhos possíveis. Viemos ter algumas conversas em Brasília para sinalizar essa preocupação. Somos um coletivo em busca de algumas soluções para um quadro que está muito grave no Brasil — resumiu a jornalista Débora Thomé, integrante do grupo.

 

ASSINATURAS EM QUATRO MESES

Segundo uma das integrantes do grupo, a professora do Instituto de Economia da UFRJ Lena Lavinas, as assinaturas foram colhidas em quatro meses.

— Muitas mulheres têm morrido desnecessariamente, porque têm procurado alternativas clandestinas. Se a gente não legalizar o aborto, a gente está não só aumentando o risco de morte dessas mulheres, mas também colocando elas nas mãos de bandidos — afirmou Lena.

No STF, não existe uma ação questionando a legalidade de aborto. Em 2012, a mais alta corte do país autorizou grávidas de fetos com anencefalia (sem cérebro) a fazerem aborto. Hoje, além dos casos de anencefalia, é legalmente permitido o aborto quando a gravidez representa risco de vida para a mãe, ou quando a gestação é fruto de estupro. No Congresso Nacional, existem em tramitação projetos de lei em defesa do aborto.

 

+ sobre o tema

Boston elege 1ª mulher prefeita após 200 anos governada por homens brancos

leita prefeita de Boston com bandeiras progressistas, Michelle Wu...

Paternidade ativa: ilustrações registram amor entre um pai e sua filha

Paternidade ativa: ilustrações registram amor entre um pai e...

Colômbia descriminaliza aborto até a 24ª semana de gestação

A Corte Constitucional da Colômbia decidiu, nesta segunda-feira (21),...

Notas sobre turismo sexual

Fonte: O Povo Online - As imagens e depoimentos...

para lembrar

Cecília além-mar

No Recife, aos dezessete anos, Cecília MacDowell Santos ainda...

Evento lança a Marcha das Mulheres Negras 2015 no estado de São Paulo

O processo de mobilização para a Marcha Nacional das...

As ideias feministas fazem toda a diferença nas eleições – Por: Fátima Oliveira

Sou e estou feminista desde adolescente. É como feminista...
spot_imgspot_img

Seminário promove debate sobre questões estruturais da população de rua em São Paulo, como moradia, trabalho e saúde

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

França se torna primeiro país do mundo a proteger aborto na Constituição

A França se tornou nesta segunda-feira (4) o primeiro país do mundo a incluir na Constituição a liberdade da mulher de abortar. A mudança na Carta Magna...
-+=