“Habemus acarajé” – Baianas usarão fogão elétrico para vender acarajé na Arena Fonte Nova

“Habemus acarajé”, brincou o secretário estadual da Copa, Ney Campello, ao finalmente anunciar, nesta sexta-feira (7), o (quase) fim do impasse entre baianas, Fifa e os órgãos organizadores da Copa das Confederações no Brasil. Ficou decidido que seis quituteiras, minuciosamente selecionadas pela Associação das Baianas de Acarajé e Mingau (Abam), poderão, enfim, vender a mais sagrada iguaria da Bahia dentro dos limites da Arena Fonte Nova no período em que serão realizados, no local, os jogos do campeonato. No entanto, para ter como potenciais consumidores os turistas previstos para o período, as profissionais terão que arcar com algumas obrigações. 

 

ney
O secretário estadual da Copa, Ney Campello, citou, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (7), as exigências feitas pela Fifa às baianas que trabalharão na Arena Fonte Nova durante a Copa das Cofederações. (Foto: Carol Prado / Bahia Notícias)

De acordo com Campello, a mais importante delas será a qualificação, realizada através de cursos oferecidos pelo Sebrae e Senac a partir da próxima semana. “Elas passarão por aulas de noções de megaeventos, empreendedorismo, controle de qualidade, hospitalidade, manipulação, idiomas estrangeiros e higiene pessoal, além de visitas aos pontos de vendas e unidades de produção”, explicou, em entrevista ao Bahia Notícias. Além disso, segundo a presidente da Abam, Rita Santos, foi vetado o uso de botijões de gás dentro do estádio, o que exigirá a utilização de fogões elétricos no preparo dos acarajés. A baiana, que também venderá seus quitutes na Fonte durante o evento esportivo, garante, porém, que a troca de utensílios não afetará o sabor da iguaria. “Primeiro pensamos em optar pelas fritadeiras elétricas, mas algumas de nós não sabem manusear o equipamento. Assim, decidimos pelo fogão elétrico, que tem um funcionamento parecido com o fogão a gás”, contou. A previsão de Rita é que sejam vendidos, pelo menos, 3 mil acarajés e abarás durante o primeiro jogo da Copa das Confederações, no dia 20 de junho. “Não queremos pensar muito alto. Estamos trabalhando com o pé no chão”, disse. 

 

 

Fonte: Bahia Noticias

+ sobre o tema

Morre DJ Mark the 45 King, pioneiro do rap e produtor de Eminem e Jay-Z

Morreu o DJ Mark the 45 King, nesta quinta-feira...

Prefeita lésbica de Cambridge, nos EUA, casará em igreja episcopal

Localizada no estado de Massachussets, um dos cinco estados...

para lembrar

ONU: ‘Só avançaremos quando confrontarmos juntos o legado racista da escravidão’

Em uma mensagem em vídeo, o secretário-geral das Nações...

Hoje na História, 21 de Fevereiro de 1933 nascia Nina Simone

Eunice Kathleen Waymon mais conhecida pelo nome artístico Nina Simone (Tryon, 21 de...

Entidades do movimento negro divulgam carta em apoio à Dilma Rousseff

No documento, movimento negro diz que Brasil não pode...

11 de Maio – Instituido o dia nacional do Reggae

Dilma sanciona lei que institui Dia Nacional do Reggae...
spot_imgspot_img

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...
-+=