Campanha #seráqueéracismo viraliza com denúncias de preconceito racial; leia relatos

Após algumas campanhas como #meuamigosecreto e #meuprimeiroassédio, o movimento #seráqueéracismo vem para gerar um maior debate sobre a questão do racismo no Brasil. Criada após a morte de cinco jovens negros no Rio de Janeiro, executados com mais mais de 100 tiros por policiais, a hashtag começa a viralizar nas redes sociais.

Do Bolsa de Mulher

A proposta é que os internautas compartilhem experiências e relatos envolvendo racismo usando a tag. A campanha tem como objetivo denunciar situações em que o preconceito está inserido, mas que nem sempre é notado, sobretudo por aqueles que fazem comentários racistas.

Relatos da campanha #seráqueéracismo

“Sempre que entro em lojas como MAC, Nyx ou Sephora faço questão de ficar esperando alguém vir me atender. Já me aconteceu de estar duas vezes na MAC, olhando alguns produtos e realmente esperando alguém notar a minha presença e vir se oferecer solicito para me ajudar como fazem com todas as dondocas que entram na loja, e nada acontecer. As vendedoras me olham nos olhos, e rápidas como um raio vão correndo atender a primeira mulher branca com cara de rica que acaba entrando na loja depois de mim. ‪#‎SeráQueéRacismo‬?”

‪#‎seráqueéracismo‬ Chegar em um salão de beleza em um bairro nobre de SP, e antes de conseguir perguntar se existe horário livre para fazer as unhas, ser abordada pela gerente do salão dizendo que não estão contratando manicures. Como se eu não tivesse condição de pagar pelo serviço?”

‪#‎seráqueéracismo‬ sempre me dizerem “você é morena”, “você não é negra não, menina”, “sua pele é mais clara que a de fulana”, “seu cabelo nem é duro”, “você diz que é negra, mas sua pele é clarinha”, como numa tentativa de amenizar um fato que na cabeça deles deve ser desagradável?”

“‘Mas ele é seu filho mesmo?’ ‘Você está cuidando dele?’ ‘Mas o pai é branco, né?’ ‘Ele é clarinho, né? Que lindo.’ ‪#‎seráqueéracismo‬

#‎seráqueéracismo‬ quando entro num supermercado ou loja da zona sul e o segurança insiste em me acompanhar pelos corredores (seguir)??”

#‎seráqueéracismo‬ quando você está numa festa frequentada por pessoas brancas de classe média alta e é abordada por um Homem branco que diz “que morena bonita. Difícil ter pessoas assim como você nessas festas. Podemos conversar?” te tratando como artigo exótico?”

“De posse de recém adquiridos diplomas de técnico, eu e alguns amigos fomos distribuir currículos em todas as lojas especializadas da cidade. Eu, único negro do grupo e detentor das maiores notas da turma, fui o único que não conseguiu um emprego. ‪#‎seráqueéracismo‬?”

#‎seráqueéracismo‬ quando você está ficando com um estrangeiro e automaticamente as pessoas olham para você como se você fosse uma prostituta? E chegam até a te barrar no hotel em que ele está hospedado porque “não é permitida a entrada ~dessas mulheres~” sendo que ele estava em um quarto que permitia visitas?”

‪#‎seráqueéracismo‬ quando vou pegar um táxi e faço pelo menos 4 tentativas antes de conseguir entrar em um.”

+ sobre o tema

Carta contra os “Gladiadores do Altar”

A Casa de Oxumarê, um dos mais tradicionais terreiros...

Racismo e preconceito de cor no Brasil influencia na hora da contratação!

A dificuldade para enfrentar o racismo faz perpetuar números...

Terreiro de candomblé é incendiado na região do Lago Norte

A Casa da Mãe Baiana, localizada aos fundos de...

para lembrar

Nordestinos são discriminados após vitória de Dilma no N/NE

O racismo e o preconceito contra os nordestinos tomaram...

Professora faz declaração preconceituosa sobre a síndrome de down e gera revolta

'Não me venha com documentário sobre gente com síndrome...

Precisamos falar sobre o meu, o seu, o nosso preconceito

Somos o país que mais mata transexuais no mundo. Os...

Entidades denunciam racismo religioso contra professor impedido de assumir vaga em universidade

Aprovado no concurso público para professor no Departamento de...
spot_imgspot_img

Injúria Racial é Racismo!

2003-2023! Assim se passaram vinte anos constitutivos de marcos temporais absolutamente históricos na vida política do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do...

Polícia indicia por racismo cliente de restaurante suspeito de ofender músico em Porto Alegre

A Polícia Civil concluiu na quinta-feira (26) o inquérito sobre o caso de supostas ofensas raciais proferidas contra o músico Maik Salgado em frente a um...

UEPG afasta estudantes após denúncia de troca de mensagens racistas em grupo de aplicativo; MP-PR investiga

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), nos Campos Gerais do Paraná, afastou sete estudantes de agronomia após receber uma denúncia de troca de mensagens com...
-+=